"A Sociedade Espírita Pioneiros da Paz teve seu inicio em meados do ano de 1939, com um grupo familiar que se reunia para estudar o Espiritismo. Aos poucos foram sendo convidadas pessoas amigas para participarem dos estudos, fazendo assim com que muitas pessoas buscassem o ambiente, não só para o esclarecimento, mas também para co***lo. Foi então adotado o nome de "Grupo Espírita Pacory", que, em
1943, passou a chamar-se "Grupo Espírita Pioneiros da Paz". Como a residência particular estava f**ando pequena, buscou-se então um outro local, onde hoje está localizada a nossa atual Casa Espírita, na Avenida Viena, nº 60. Foi então em 25 de outubro de 1969 que a Casa passou a chamar-se 'Sociedade Espírita Pioneiros da Paz', filiando-se, em 1970, à Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul (FERGS)." Hoje a Casa recebe e atende o Público as segundas e quintas- feiras, às 15h e às 20h, com Exposições, Passes e Irradiações, dispondo do Diálogo Fraterno sempre 30min. antes do início dos trabalhos.
Às quartas-feiras é dia do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), onde a Doutrina é estudada numa sequência progressiva dentro do estudo aprofundado das Obras Básicas e complementares da Doutrina Espírita. O estudo é realizado em grupos organizados pelos respectivos conteúdos a serem aprofundados – tarde: 14h/ noite: 19h30. Nas sextas-feiras, a partir das 14h, o atendimento é direcionado aos Assistidos recebidos na Casa, onde então atua a Área de Assistência e Promoção Social (AAPSE). São oferecidas Oficinas que capacitam os adultos, e as crianças são Evangelizadas. Aos sábados, a partir das 14h30, o encontro é com a Área da Infância e Juventude ( AIJ), onde são recebidos bebês, crianças e jovens dos 0 aos 24 anos; e também com a Área da Família (AFA), às 15h, onde os pais, familiares e amigos são convidados a aprofundar a visão da Doutrina Espírita sob os assuntos relacionados à família. Contamos também com o nosso "BRECHÓ", onde de março a dezembro são vendidos objetos como roupas e calçados usados, utensílios, equipamentos eletrônicos, enfim, tudo que esteja em desuso e que os irmãos se desfazem. Os objetos também são recebidos em caráter permanente na nossa Casa. O nosso "BRECHÓ" f**a na Rua Presidente Franklin Roosevelt, nº 1437, e atende ao público 3ª, 4ª e 5ª, das 12h30 às 18h.