22/05/2026
PARÓQUIA CELEBRA MISSA PELOS 8O ANOS DO COLÉGIO VICENTINO SANTA CECÍLIA
A Paróquia celebrou nesta quinta-feira (21) a Missa em Ação de Graças pelos 80 anos do Colégio Vicentino Santa Cecília, com a participação de freiras, professores, funcionários, alunos, pais, mães e paroquianos. A igreja ficou praticamente lotada.
O celebrante foi o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, auxiliado pelo diácono Mário da Paz da Silva.
O nosso pároco e ecônomo da Arquidiocese, padre José Antônio Sauthier, estava em Brasília, participando do Seminário para Ecônomos, promovido pela CNBB.
A diretora do Colégio, irmã Edith Zinkowski, recordou a fundação como uma creche, em 1946, para cuidar dos filhos de trabalhadoras domésticas, com o apoio do então pároco, padre Luiz Felipe de Nadal.
Em 1952, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo assumiram a instituição, que já tinha Jardim de Infância e o Curso Primário. Em 1958, o recém nomeado pároco, padre Edgar Jotz, liderou a construção do novo prédio do escola para o Curso Ginasial.
Na homilia, o bispo destacou que é momento de expressar "gratidão aos pais e familiares que, ao longo desses anos, confiaram os seus filhos ao Colégio Santa Cecília".
Segundo Dom Odair, "muitos valores cristãos e educacionais foram plantados no coração daqueles que passaram por essa instituição, como o amor a Deus, a solidariedade, o respeito, a paternidade, a justiça, a responsabilidade e o espírito de serviço. São sementes que continuam produzindo frutos na sociedade, na Igreja e na família".
"Parabéns pelos 80 anos de história. Que São Vicente de Paulo, Santa Luísa de Marillac e Santa Cecília continuem intercedendo por essa instituição, para que siga lançando sementes de esperança, fé e caridade", ressaltou.
Durante o ofertório, uma procissão de professoras e funcionárias levou quadros com imagens das irmãs diretoras do Colégio ao longo dos 80 anos, que foram colocadas junto ao altar lateral de Nossa Senhora.
Ao final da missa, o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Ivânio Branco, saudou o aniversário do Colégio e entregou um buquê de flores para a atual diretora, simbolizando todo o carinho, a parceria e o reconhecimento da Paróquia.
Em seguida, a comunidade cantou parabéns: "Com imensa alegria, suplicamos aos céus, proteção de Maria e as bênçãos de Deus".
Após a celebração, o Colégio promoveu uma recepção no Ginásio de Esportes Padre Edgar Jotz, sob o tema "80 anos: formando mentes, conectando gerações".
Parabéns aos 80 anos do Colégio Santa Cecília!