Pai Clovis do Xangô Agandjú

Pai Clovis do Xangô Agandjú Página em memória do Babalorixá Clovis de Xangô Agandjú, iniciado na Nação Oyó Ijexá em 1959. Sua casa de santo foi herdada pelo seu filho Clovis Jr. de Aganjú.

Fundador e Chefe do Casa de Agandjú e Pena Verde até a sua morte em 2020.

Hoje mais um 29 de Novembro, este ano já são 15 anos da minha joia mais rara, feita pelas mãos de meu pai Esá Clovis cha...
29/11/2022

Hoje mais um 29 de Novembro, este ano já são 15 anos da minha joia mais rara, feita pelas mãos de meu pai Esá Clovis chamada Aganjú! Não bastando a felicidade de meu porto seguro estar de aniversário, meus Orixás de Rua também completam este ano 33 anos de feitura, feitos pelas mãos do meu avô de santo Esá Adilson. Obrigado Orixá, obrigado ancestralidade! Família Tayó em festa!

Agende seu horário!
28/11/2022

Agende seu horário!

O   de hoje é mais que especial, relembrar a acolhida na festa de Las Reinas del Sur. Energia boa, comida e chopp divino...
03/11/2022

O de hoje é mais que especial, relembrar a acolhida na festa de Las Reinas del Sur.
Energia boa, comida e chopp divinos e hospitalidade nem se fala. Obrigado pelo carinho comigo e quem me acompanhou.

Mais uma graça alcançada. Mais uma resposta.Obrigado Orixá, obrigado ancestralidade! Família Tayó
14/10/2022

Mais uma graça alcançada. Mais uma resposta.
Obrigado Orixá, obrigado ancestralidade!
Família Tayó

Bom início de semana com as bênçãos de Orixá! Família Tayó(51) 99470-5191
05/09/2022

Bom início de semana com as bênçãos de Orixá!
Família Tayó
(51) 99470-5191

Deu meia noite lá na encruzilhadaEu vi um homem trabalhandoQuem era ele? Quem era ele?Era seu 7 Encruzilhadas, girando, ...
24/08/2022

Deu meia noite lá na encruzilhada
Eu vi um homem trabalhando
Quem era ele? Quem era ele?
Era seu 7 Encruzilhadas, girando, girando
E dando gargalhada.

Mais um 24 de agosto, hoje marcam 63 anos de sua chegada e feitura nas mãos de mãe Suely de Iemanjá. Exu que ajudou no meu parto e se deu pra mim em vida. Infelizmente por um lado e felizmente por outro, já é o terceiro 24 de agosto sob minha tutela.
Quem conheceu, conheceu. Exu espirituoso, jovial, sem delírio e sem luxo. Só me resta dar parabéns e agradecer pelo que fez e faz por mim e quem me procura.

Começando a obrigação pro véio. Ikú wo.Família Tayó
26/06/2022

Começando a obrigação pro véio. Ikú wo.
Família Tayó

Mais um 25 de junho que chega, o segundo ano sem tua presença. O choro vem fácil, a sensação de vazio permanece em mim. ...
25/06/2022

Mais um 25 de junho que chega, o segundo ano sem tua presença. O choro vem fácil, a sensação de vazio permanece em mim. Às 5 e 20 da manhã tu nos deixava. Dever mais que cumprido enquanto pai, enquanto amigo, enquanto confidente, enquanto Babalorixá, enquanto gente. Já cantava Nelson Gonçalves: "Naquela mesa tá faltando ele
E a saudade dele tá doendo em mim".
O que tinha, me deu e deixou, seja vivência, conhecimento, teoria, prática, entendimento do culto, obrigação e fundamento. Devo a ti a minha joia rara chamada Aganjú e o domínio sobre o seu culto.
Sigo te cultuando diariamente, não só em datas de aniversário, morte, feitura, etc e tal, vai muito além de matar galo o culto à ancestralidade. Infelizmente virei muito cedo o teu mestre em morte, igual foste o meu mestre em vida, como tu queria e como sempre combinamos. Pelas minhas mãos teve teu axexê de ano, e em tuas datas nunca vão faltar as obrigações competentes, a exemplo de hoje.
Pelas minhas mãos tem a tua sequência, do teu axé, a matriz da nossa Família Tayó e me é um prazer inenarrável.
Quem conheceu e viu Aganjú manifesto, sabe a verdade que carregava. Nunca vou me esquecer da cena onde eu estava emburrado contigo em dia de serão e fiquei dentro de casa, não acompanhei o início do serão. Só escuto passos fortes no assoalho de cedrinho da Sofia Veloso e me chega Aganjú com as mãos cheias de sangue do carneiro pra me marcar, me olha no fundo dos olhos e diz: "O senhor é de eu!" E vai embora. Eu vou atrás e participo do serão. Isso aconteceu por volta de 2013, 14 e me lembro como se fosse ontem. Quem tem, tem. E eu tenho!
Como escrevi dia 3 de maio, o corpo se foi, mas tu estás em meu sangue, meus trejeitos, hábitos, costumes, modo de falar, pensamentos e até no meu rosto. Não tem um dia em que eu me acorde e não lembre de ti ao me olhar no espelho, para minha sorte tive um pai, um amigo, um companheiro por 20 anos. A sensação de ter uma cadeira vazia na minha mesa sei que vai ser perpétua.
A falta é grande e nada a preenche, mas a felicidade de dar continuidade aos teus passos é ainda maior, é muito melhor saber que ando sobre os ombros do gigante que és.

Obrigado Orixá por mais uma graça alcançada! Quem tem, tem! Família Tayó
27/05/2022

Obrigado Orixá por mais uma graça alcançada! Quem tem, tem!
Família Tayó

09/05/2022

Endereço

Porto Alegre, RS

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Pai Clovis do Xangô Agandjú posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar