Ilé Àṣẹ Ìyá Obá Atí Bàbá Ọdẹ

Ilé Àṣẹ Ìyá Obá Atí Bàbá Ọdẹ Religião Afro-Brasileira

20/11/2017

Aniversário de assentamento de Orixá de Mãe Elisete Barbosa

24/07/2017
Bom diaaa!!!
23/07/2015

Bom diaaa!!!

15/03/2015

Quantos Filhos tem a sua Casa?
Um dia um jornalista ao entrevistar uma Mãe de santo, perguntou: "Quantos filhos sua casa tem?"
A senhora não lhe respondeu como ele esperava, disse que ele deveria acompanhar as atividades do terreiro na próxima semana que ele teria a resposta.
E assim foi, no sábado, pouco antes de se iniciarem os trabalhos lá estava ele sentado na assistência observando tudo.
Viu que havia mais os menos 40 médiuns, quase todos estavam na corrente, prontos para a gira, e aproveitavam estes momentos que antecediam o inicio dos trabalhos para mostrarem uns aos outros suas roupas novas, ou pra colocar algum assunto em dia.
Mas notou também que um grupo de cinco médiuns estava em plena atividade arrumando as coisas para o inicio dos trabalhos.
O trabalho foi muito bonito e alegre, quando terminou viu que a grande maioria dos médiuns se apressa em se retirar, uns por que queriam chegar logo em casa, outros por terem algum compromisso. Notou mais uma vez que aqueles mesmos cinco médiuns que antes do inicio arrumavam as coisas, agora eram os que começavam a limpar e organizar o terreiro depois dos trabalhos.
Na segunda feira, haveria um momento de estudos no terreiro e ele foi convidado, ao chegar ao local, chovia muito e viu que menos da metade da corrente se fazia presente - novamente notou que aqueles cinco estavam lá.
Na quinta-feira, haveria um trabalho na linha do Oriente, e também passaria na TV um jogo da seleção, novamente bem menos da metade da corrente compareceu, mas aqueles cinco estavam entre eles.
No sábado, novamente estava sentado na assistência e novamente repetiu-se o que havia acontecido na semana anterior: os cinco médiuns fazendo os últimos preparativos para o inicio dos trabalhos, e também começaram a limpeza assim que estes se encerraram.
Foi no término dos trabalhos foi chamado pela Mãe de Santo, que lhe perguntou: "Você conseguiu descobrir quantos filhos tem em nossa casa?"
"Contei 43 minha mãe" – respondeu. Ao que ela retrucou: "Não, filhos verdadeiros tenho cinco. São aqueles que estavam presentes em todas as atividades da casa. E os outros? Os outros são como se fossem “sobrinhos” de quem gosto muito e que também gostam da casa, mas só visitam a “tia” se não houver nenhum atrapalho ou programa “melhor”, e mesmo vindo muitas vezes f**am contando os minutos para acabar os trabalhos".
O rapaz muito sério perguntou: "E por que a senhora não impõe regras para mudar isto?"
Ela olhou para ele com candura e disse: "Meu filho, a Umbanda não pode ser imposta a ninguém, tem de ser praticado com entrega, o amor à religião não pode ser uma obrigação, ele deve nascer no coração de cada um, e o mais importante a Umbanda respeita o livre-arbítrio de todos os seres".
E nós, somos “filhos” ou “sobrinhos” de Umbanda? Somos Umbandistas em todos os momentos de nossa vida, ou somos Umbandistas somente uma vez por semana durante os trabalhos no terreiro.
Agora reflita suas ações e pergunte pro seu coração: "Você é filho ou sobrinho?"

Equipe Kọ'rin fún Òrìṣà rezando para a Grande Mãe Obá!!Lindo de maisss *-*
04/12/2014

Equipe Kọ'rin fún Òrìṣà rezando para a Grande Mãe Obá!!
Lindo de maisss *-*

Xirê realizado no Ilê Àse Ìyá Obá Ati Baba Odé - Mãe Elisete de Obá

Um bom dia para todos Irmãos e Amigos de Àse!!!"Você não tem que ferir para ensinar, e nem tem que ser ferido para apren...
10/10/2014

Um bom dia para todos Irmãos e Amigos de Àse!!!

"Você não tem que ferir para ensinar,
e nem tem que ser ferido para aprender!

Um ótimo dia povo de àse!!!Que a nossa sexta-feira seja brilhante e linda como as pérolas da mãe Iemanjá, que os nossos ...
26/09/2014

Um ótimo dia povo de àse!!!
Que a nossa sexta-feira seja brilhante e linda como as pérolas da mãe Iemanjá, que os nossos caminhos estejam sempre sendo guiados pelo nosso menino Agelú e que a nossa vida seja sempre abençoada com o àse do nosso grande Pai Odé e Mãe Otim, com muita fartura em nossas mesas e alegria em nossas vidas!!!

Alupo grande Pai Bará...A Equipe Kọ'rin fún Òrìṣà está de parabéns, muito lindo o toque em homenagem ao grande Pai!!!Àse...
08/09/2014

Alupo grande Pai Bará...
A Equipe Kọ'rin fún Òrìṣà está de parabéns, muito lindo o toque em homenagem ao grande Pai!!!
Àse para todos!!!
Um grande abraço...

Descrição

Uma Pessoa revoltada que vou chamar de MARIA, resolve ter uma conversa aberta com seu orixá sobre tudo que tem passado n...
27/08/2014

Uma Pessoa revoltada que vou chamar de MARIA, resolve ter uma conversa aberta com seu orixá sobre tudo que tem passado na vida.
Maria é uma mulher feita no santo (já com seus 7 anos pagos), casada, com 3 filhos com idade média de 13 anos.
Mora em uma casa boa (sem luxo), mas com muita dignidade. Afastada do santo há mais de 8 anos e, atualmente não frequenta nenhuma casa. Não tem nenhum dos seus assentos que deixou na última casa de santo.
Sábado, 23 horas, Maria recebe uma ligação dizendo que seu filho mais velho, se acidentou e está em um hospital na emergência.
Maria corre para lá desesperada, mas os médicos depois de uma longa conversa deixa Maria mais confiante na recuperação do filho. Orientada por eles, Maria permanece ao lado do filho.
Após a cirurgia, o menino f**a em observação.
Maria vai até uma área aberta para fumar um cigarro. Ao retornar, percebe uma correria para a sala de observação. Médicos desesperados, pedido equipamentos, enfermeiros sem dar explicações. Ninguém foi autorizado a entrar na sala.
Outros parentes fora da sala preocupavam-se com o que estava acontecendo. Alguma pessoa lá dentro estava muito grave e corria risco.
Maria volta lá para fora e diz:
-“Meu filho não pode morrer”. Meu Pai me ajude, por favor.
Mas o desespero de ver um filho à beira da morte, faz você dizer coisas que não deveriam ser ditas.
E Maria diz:
-Não sei por que entrei para o santo. Em todos os momentos que precisei nunca tive ajuda de vocês. Por isso que saí e não pretendo voltar.
Nesse momento uma voz rouca, mas bem clara responde:
-“Minha filha, estou aqui. Por que a reclamação?”.
Maria congelada não sabia o que dizer. Achava que fosse coisa da cabeça dela por conta do nervosismo da situação. Mesmo assim, não acreditando, Maria diz:
-” Só faltava isso. Meu filho internado e morrendo e eu f**ar maluca”
E a voz diz:
-“ Não minha filha. Você não está f**ando maluca. Sou EU mesmo seu pai que estou respondendo a sua súplica, como sempre respondi”
Maria, mesmo não acreditando de fato, resolve dar assunto àquela voz.
E diz:
-“já que está aqui me respondendo vou dizer tudo que sinto”
E a voz diz:
-“Faça isso minha filha é por isso que estou aqui”.
E a voz continua:
-“ Sempre estive, vou ouvir suas reclamações”
Maria aproveitando a oportunidade e mesmo sem acreditar ainda diz:
-”Então tá já que está pedindo (Ainda sem acreditar)”.
-Fiz o santo sem condição, gastei o que podia e o que não podia. Muitas vezes, não tinha muito que comer. O pai de santo nada fazia para me ajudar. Quando ele resolver sentar para jogar, você (?) diz no jogo que tudo vai melhorar!?!
Isso é reposta? Para quem estava naquela situação.
E voz tenta falar:
-“Mas minha filha”
E Maria interrompe.
-“Espere aí!! Não pediu? Então vai ouvir. Eu estava aqui quieta.
E voz:
-“Esta bem minha filha, vou ouvir você”
Maria então continuando:
-Meu marido ficou desempregado, f**amos sem casa, morando de favor. Nada dava certo.
Saí daquela casa. Fiquei longe um tempo. O pai de santo me cobrava a mensalidade, mas eu não tinha. Tudo atrasado. Aluguel, cartão, escola. Tive que colocar meus filhos em escola do estado. E, sem contar que meu irmão ficou mal de saúde e eu nem tive como ajudar.
Procurei uma casa de santo. Essa mãe de santo jogou e me disse que eu tinha que fazer um ebó para tudo melhorar. Arrumei dinheiro emprestado para comprar as coisas fiz tudo que foi pedido. E nada mudou.
Então para que estou na religião? Para gastar com o santo e nada melhorar?
Não quero mais. Meu filho está aqui. Entre a vida e a morte e eu aqui ouvindo uma voz do além, quem nem sei quem é. Tô fora.
A voz pacientemente diz:
-“minha filha me ouça”.
-Quando você estava para nascer, Iemanjá me perguntou se eu queria uma filha. Na hora disse que sim e não me arrependo dessa decisão.
-Você passou dificuldades na vida por que assim estava escrito. Mas eu não deixei você e seus filhos morrerem de fome. Sempre coloquei alguma coisa na sua mesa.
-Quando você tinha 15 anos, você foi atacada por uma pessoa que tinha nela um egun encostado.
Pedi a Exú que fizesse algo rápido e ele colocou outro rapaz para te defender. Aquele rapaz de bermuda comprida e sem camisa era seu Exú que foi te salvar e logo desapareceu.
Maria, pensativa disse:
- Eu procurei depois para agradecer, mas ele não estava mais lá.
E a voz continuou:
-Quando você fez o santo, o zelador não falou para você, mas ele viu que se não fosse feito hoje você estaria seriamente doente. Mas Omulu depois da feitura resolveu te ajudar e te curar de uma vez. A casa não era boa, mas naquele instante era o que você precisava.
-Sobre o ebó ajudou bastante. Foi por isso que eu disse no seu jogo que tudo ia melhorar. E melhorou.
- Quando faltou dinheiro, não foi culpa minha. Você gastou e comprou muitas coisas sem a necessidade. E muitas vezes, esqueceu-se de mim, do seu Exú, de Omulu que curou você.
-Você foi a várias festas em dias que deveria estar no barracão. Tinha Bori de outros irmãos. Tinha feitura da sua irmã de Oyá. Você disse ao pai de santo que não estava bem. E foi para a Festa.
- O ebó que você fez que pedi no jogo para ser feito, tinha o objetivo de afastar umas coisas ruins que estavam ao seu lado atrasando sua vida. E EU estava levando a culpa por isso.
- No dia que você completava 10 anos de santo feito, você estava de preto no casamento do seu sobrinho e nem lembrou a data. Eu não pedi nada a você, mas pelo menos um branco pelo dia você deveria ter colocado.
- Quantas vezes você andou com o meu fio de conta escondido na sua bolsa? Você tem vergonha de mim? Tem vergonha da sua religião?
- O seu Exú veio me dizer que você estava correndo risco de acidente. Você Lembra?
E Maria responde:
-Lembro sim. Me machuquei muito naquele dia.
-E a voz continua:
-Sim, eu sei disso. Mas o que você não sabe é que pedi a Exú para não deixar nada de muito grave acontecer com você. E ELE fez. A pessoa ao seu lado faleceu. A pessoa que estava na frente, até hoje precisa de médico e vai continuar por um bom tempo. Mas você, logo se recuperou.
-Pedi a Ogum em seu nome que não deixasse o carro cair para o lado do muro que separa a estrada do barranco. E ELE me atendeu. Ali naquele ponto mora um Egun revoltado e antigo, por isso tem acidentes e mortes. O seu primo que dirigia o carro estava bêbado, egun usou ele para atingir vocês.
- Quer que eu fale sobre seu irmão? Você não foi ajudar, mas pediu tanto por ele, chorou tanto, que resolvi pedir a Xangô. Xangô ajudou e ele hoje está muito bem. Até ganhou o processo que se arrastava lá nos homens de toga. Não é verdade?
Maria sem entender o que se passava, com os olhos cheios de lágrimas respondeu que Sim.
E a voz diz:
- Minha filha não acuse seu pai pelos seus erros. Muito ao contrário, enquanto você está errando, Eu estou aqui tentando acertar com você. Seu Exú trabalha muito para te ajudar e nunca ouviu de você uma palavra de agradecimento. Você dá presentes para outros exus que diz que faz por você e não faz. Enquanto o seu nem uma vela teve acessa. Não diga jamais que somos culpados.
- Só falta de dizer uma coisa.
A correria lá dentro não é por seu filho. O motivo é o menino ao lado que vai falecer. O seu está bem nós cuidamos dele e o médico já está vindo te chamar para levar ele para casa.
Que Oxalá te abençoe.

27/08/2014
Um ótimo dia!!!Àse para todos!!!
27/08/2014

Um ótimo dia!!!
Àse para todos!!!

"Dona dos Cortes empunhando sua navalha, responsável pelos movimentos em nossas vidas bons e ruins ai depende de nós é c...
13/08/2014

"Dona dos Cortes empunhando sua navalha, responsável pelos movimentos em nossas vidas bons e ruins ai depende de nós é claro, simbolo da fidelidade no amor ou cônjuge, sempre ao lado de quem a aclama nas lutas.."
- Ẹ̀ṢÓ hoje é o seu dia minha mãe, lhe peço proteção e bons movimentos!
Bom dia já é Quarta-feira, estamos na metade da semana então vamos lá força e fé porque proteção nós já temos, assim seguimos em frente superando os nossos obstáculos, Àṣẹ a todos!

Obs.: a arte da Obá é obra da amiga Claudia Krindges Funpage!

Endereço

Porto Alegre, RS
91430-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Àṣẹ Ìyá Obá Atí Bàbá Ọdẹ posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria