03/07/2022
NOTA DE REPÚDIO:
O CONSELHO DE FUNDAMENTOS da Federação das Religiões Afro Brasileiras - AFROBRAS, vem por intermédio desta nota repudiar toda e qualquer publicação, pronunciamento ou manifestação que atente contra o sagrado dogma do Batuque Afro Gaúcho no que diz respeito a "OCUPAÇÃO DE ORIXÁ".
O Batuque é uma religião constituída através da oralidade, da ancestralidade e tradicionalidade familiar, passada boca a ouvido.
Possui suas liturgias, rituais e dogmas característicos.
Batuque é feito de comunidade, ou seja, seus preceitos virtuosos e honrados devem ser cumpridos e observados por todos os seus crentes no intramuros familiar, e no coletivo comunitário.
No Batuque existem preceitos que são inerentes a cada família religiosa, entretanto há questões que são universais para os batuqueiros, são paradigmas intransponíveis.
Entre estes dogmas sagrados está a "OCUPAÇÃO".
Quando um sacerdote declara publicamente seu parecer contrario a este "mistério" comunitário, não somente esta atentando contra seus antepassados e ancestrais, mas, esta blasfemando contra todos os batuqueiros.
Quando um sacerdote do Batuque declara publicamente que não acredita em "ocupação inconsciente", ainda, que é tudo "mistificação" sua liberdade de expressão se limita ao seu clã religioso, este parecer se restringe ao entendimento pessoal dele, e NÃO TEM CREDIBILIDADE COMUNITÁRIA, pois expressa a opinião de única pessoa.
Possuir uma família religiosa numerosa não dá o direito a nenhum sacerdote batuqueiro de modificar fundamentos tradicionais e nem de falar em nome de toda a religião do Batuque.
A AFROBRAS, através de seus estatutos e regimentos fundamentais, com meio século de existência, tem por missão defender a tradição, a ancestralidade e os dogmas sigilosos de nossa fé. A "OCUPAÇÃO DE SANTO" é um de nossos principais dogmas, deve ser mantido em sigilo e inquestionável, justamente porque dogma religioso não é passível de debates, ele deve ser respeitado e cumprido.
Ninguém é obrigado a ser batuqueiro, mas, em optando por esta fé, deve zelar por seus princípios como quem zela por sua própria honra. Deixar o batuque para quem quer verdadeiramente ser batuqueiro é sempre providencial.
Muito Axé !