22/11/2024
Um dia eu fui abian, fui iyawo e sempre digo que não há um caminho fácil, pular etapas é queimar o próprio caminho! Nessa vida vi muitas mentes brilhantes que não conseguiram o devido valor por pularem etapas, minha avó sempre dizia que casa de candomblé não é oficina pois oficina conserta, ajeita e casa de axé é uma escola e sobre tudo um grande hospital!
Abian , Yawọ's vivam suas fazes, suas etapas com amor, apliquem se naquilo que você precisa pra cada fase sua!
Egbomi's e Babaloriṣás e iyálorisàs apliquem se há ensinar o que realmente interessa ao abian e ao iyawo em cada etapa!
É importante entender que uma árvore leva tempo pra crescer e dar fruto e nossa função é como a do lavrador, cuidar pra que cresçam e dem bons frutos ao seu tempo!
Vejo um enorme número de pessoas que jamais vão fazer santo por que acham que sabem e estão em condições de dizer o que é certo ou errado! O número de abians vem a mesa do m'ẹrindilogun dizendo caminho de santo é absurdo, pessoas que não passaram por nada e estão com suas mentes perturbadas, yawos pra frente queimando etapas da sua infância espiritual em nome da vaidade do dito zelador !
Eu só soube o caminho do meu santo quando já estava recolhido pra tomar 7 e vos digo que isso não fez falta alguma!
Hoje você não pode mais falar isso que eu estou a dizer, sei que muitos não vão concordar, e não estou preocupado com isso, tudo que sei aprendi no tempo correto, sem correr e assim continuarei !
Há preciso dizer também que egbomi e ekedji de sala é feio é preciso aprender mais, aburo não ensina egbomi é feio então aprendam pôs vejo muitos passando vergonha na frente de abians!
Somos todos um e precisamos estar ajustados pra que não sejamos o candomblé do fulano ou do ciclano e sim sejamos um candomblé forte independente de casa!