Asé Omo-ehin rere ìjoba ti Oya alábojuto Òsòginyán ni aiyé

Asé Omo-ehin rere ìjoba ti Oya alábojuto Òsòginyán ni aiyé local voltado ao registro de posts recordaçao acontecimentos para o compartilhamento de bons moment

Oku Ojo Ibi 🎊Hoje nosso Ilê esta em festa, estamos comemorando o dom da vida da nossa Iyámoro Ekedjy Carol Ty Yewa  Nós ...
18/06/2022

Oku Ojo Ibi 🎊
Hoje nosso Ilê esta em festa, estamos comemorando o dom da vida da nossa Iyámoro Ekedjy Carol Ty Yewa
Nós do Asé Omo Oyá lhe desejamos a você chuva de bençãos e vitórias hoje e sempre, que o sagrado continuem a lhe abençoar e proteger
Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para todos nós
Feliz aniversário 🎂🎈💛🤍

14/03/2022

Energia que buscamos

Poucos entenderão o teu caminho. Não se preocupe, não é o caminho deles. É o teu.É a ti que o teu caminho deve fazer sen...
12/03/2022

Poucos entenderão o teu caminho. Não se preocupe, não é o caminho deles. É o teu.
É a ti que o teu caminho deve fazer sentido.
Apenas não se perca e nem perca a sua fé, pois é ela que te mantém vivo(a) ❤

Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser). É...
02/03/2022

Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser). É aquele que guia, acompanha e ajuda a pessoa desde antes do nascimento, durante toda vida e após a morte, referenciando sua caminhada e a assistindo no cumprimento de seu destino.

Mais uma missão concluída ajodu de Iyá Egunita Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam ...
19/12/2021

Mais uma missão concluída ajodu de Iyá Egunita
Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer a todos os membros do Asé com justiça, com o devido merecimento. Mas é tudo que posso fazer, usar palavras para agradecer pela dedicação de cada um.
A ajuda e apoio de todos foi de extrema importância.
Que Iyá Egunita e Bàbá Ogun abençoe a todos grandemente 🙏

Helder Ty Odé

Neste ano o seu aniversario tem um significado amais nao é meu bem pois desejamos a vc longividade prosperidade e tudo q...
14/10/2021

Neste ano o seu aniversario tem um significado amais nao é meu bem pois desejamos a vc longividade prosperidade e tudo que nosso pai odé possa te proporcionar e olha que baseado ao que vc nos representa garoto o mundo é todo seu hem somos gratos e felizes por termos vc junto a nos nosso Baba kekere Helder Leandro nosso menino o hombono a pessoa que tem todo mérito por fazer na integra esse asé ao começo de nossa historia mega feliz aniversario meu menino

Vi essa foto há alguns dias, na legenda dizia:Assim são casas,Assim são pessoas,Assim são vidas,Assim são famílias. Só f...
06/10/2021

Vi essa foto há alguns dias, na legenda dizia:
Assim são casas,
Assim são pessoas,
Assim são vidas,
Assim são famílias.
Só fachada, sem conteúdo nenhum!
Confesso que, a princípio, assim como você está agora, fiquei a refletir. E é verdade!
Tem pessoas que te condenam por tudo que você faz, mas não são capazes de fazer nada melhor. Te julgam por trabalhar demais e lutar por algo, falam horrores,mas por outro lado te invejam, cobiçam e querem tudo o que é seu até mesmo teu caráter.Querem te ensinar a viver, mas não vivem o que falam e ensinam.
Cuidado com os falatórios e as boas "aparências", na maioria das vezes são vazios enormes, não tem conteúdo nenhum...
🙏🙏
Fonte laura Brauner

AS DUAS DIVINDADES                        OYÁ E MATAMBAOyá e Matamba são duas divindades de duas religiões diferentes.Ag...
17/09/2021

AS DUAS DIVINDADES
OYÁ E MATAMBA

Oyá e Matamba são duas divindades de duas religiões diferentes.

Agora sobre Oyá e Matamba:
Matamba é uma Nkisi.
Oyá é um Orixa.
A diferença entre Nkisi e Orixa é grande, primeiro a cultural, segundo a forma que eles tem.
As Nkisi são manifestação da natureza, energias puras e não corpóreas que podiam assumir diversas formas.
Já os orixas em sua maioria eram divindades humanoïdes, ou seja similar aos seres humanos.
Oyá foi uma mulher, teve filhos, marido e etc.
Matamba nunca foi humana, nunca teve corpo, ela é um espírito do fogo e por isso é feita de fogo.
Matamba vem de um reino do mesmo nome, Reino da Matamba, que ficava da região da Baixa de Kassanje em Angola e era vizinha do reino Ndongo.
Oyá vem da região Yoruba, teve uma encarnação humana chamada Akambi na cidade de Irá, estado de Kwara, Nigéria.
Sabemos que Nkisi não possui gênero afirmado, elas não tem órgãos se***is, se imagina que o fator que faz os Bantu se referirem a Matamba no feminino pode ser pelo motivo do reino de Matamba ter tido Rainhas governantes como a Rainha Mwongo.
Matamba é uma divindade do fogo.
Oyá é uma divindade não só do fogo, mas do vento, dos raios, da água.
O nome Oyá em Yoruba significa "que se divide ao meio".
O nome Matamba em Kimbundo significa "a que afasta aquilo que assusta".
As duas são divindades maravilhosas e devem ser tratadas com respeito e dignidade.

Epa Heiy Oyá!
Jorge DE Lufam
Kiuá Matamba!...
Boa quarta feira aos filhos de INKISE

Awrè🙏🏽                     A CRIANÇA DE OYÁQuando criançaEu tinha medo do escuroEu me lembravaDas histórias de bichos-pa...
17/09/2021

Awrè🙏🏽

A CRIANÇA DE OYÁ

Quando criança
Eu tinha medo do escuro
Eu me lembrava
Das histórias de bichos-papões

Um gato miava na minha janela
E a madrugada fria
Se tornava ainda mais gelida
O medo era parceiro

Um dia, mamãe me levou a um lugar
Chamado Candomblé
Era uma festa do Cosme e do Damião
Fui tão feliz, que não queria ir embora

Na porta do Candomblé
Tinha uma mulher, grandona e bem forte
Mas, ela me olhava com ternura
Vira e mexe eu olhava e ela estava me olhando

Quando fomos embora, ela foi conosco
Mamãe ia conversando com uma amiga
E a mulher do meu lado, nos acompanhava e sorria

Na porta de casa, a amiga de mamãe se despediu
E entramos, e entre os vãos do portão
Eu via a mulher, parada na calçada - me olhando

Voltamos ao Candomblé e fui brincar com as crianças
As meninas diziam:
"Minha Oyá quando vir, será um arraso, o Babá vai se orgulhar"

Eu não entendia, mas gostava da conversa
Certa hora, uma das meninas disse que tinha medo de fantasmas
E me lembrei que nunca mais temi o escuro

Começaram a tocar os tambores e fomos pra lá
Tocaram bastante, até tocar para a Oyá que as meninas falaram
E a mulher que nos acompanhou chegou

Ela estava ali, no meio do salão e ficava imóvel
Enquanto outras mulheres do terreiro
Gritavam e lutavam na frente dos tambores

Eu disse:
"Olha mamãe, aquele mulher que linda"
Mamãe perguntou que mulher e apontei:
"Ali no meio do salão"

Mas, mamãe não a via
Pensei que poderia ser mais um fantasma
Mas, eu não tinha medo dela
Então não era!

Ela esticou o braço e me chamou com a mão
Eu levantei, passei no meio de todos e fui
Uma moça veio atrás, mas o Babá mandou me deixar

E ela disse:
"Você é minha filha e filha minha não tem medo"
Perguntei:
Mesmo de fantasma?
E ela respondeu:

"Filha de Oyá, não tem medo de nada"
Autor desconhecido

Hoje nosso Ilê esta em festa, estamos comemorando o dom da vida do  Yawo Jefferson ty OxaguiãNós do Asé Egunita lhe dese...
06/09/2021

Hoje nosso Ilê esta em festa, estamos comemorando o dom da vida do Yawo Jefferson ty Oxaguiã
Nós do Asé Egunita lhe desejamos a você chuva de bençãos e vitórias hoje e sempre, que o sagrado continuem a lhe abençoar e proteger
Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para todos nós
Feliz aniversário 🎂🎈🤍💙

03/09/2021
Ajogun – Àqueles Que Lutam Contra A HumanidadeNas últimas postagens, abordamos duas Divindades de suma importância, que ...
25/08/2021

Ajogun – Àqueles Que Lutam Contra A Humanidade

Nas últimas postagens, abordamos duas Divindades de suma importância, que estreitam os laços existentes entre o Orùn e o Aye (Ìyàmì e Egúngún). Hoje vamos falar um pouco sobre os “Ajogun”, que não são Òrìsàs (é importante que isso fique claro a todos), mas sim, espíritos malignos que tem como objetivo afetar a vida das pessoas no Aye.

À primeira vista, muitos se apavoram em saber da existência de espíritos malignos que podem nos prejudicar. É fato que eles atrapalham a vida das pessoas, mas na concepção Yorùbá, esses espíritos fazem com que exista o equilíbrio natural, a simetria entre mundos e poderes.

Isso é evidenciado, por exemplo, no jogo do Obì, no qual existe uma caída que reflete a harmonia perfeita, na qual duas faces internas do Obì caem voltadas para baixo e duas para cima, sendo que os sexos dos gomos do Obì caem divididos para baixo e para cima harmoniosamente. Na cultura dos Òrìsàs essa caída representa a simetria perfeita, pois o negativo e positivo estão em consonância, bem como o feminino e masculino.

Dessa forma, embora malignos e terríveis, a existência dos Ajogun motiva as energias positivas a circularem no mundo. Essas energias positivas são estimuladas por meio dos sacrifícios (Ebó) que são prescritos por Sacerdotes, que o revelam por meio do oráculo.

Os Ajogun são forças muito negativas, que tem como objetivo causar doenças, acidentes, brigas, discórdias. Por isso, quando há sacrifícios, é comum cantarmos pedindo para que a água (elemento mais puro e benéfico que existe) cubra e mate as discórdias (bomi pa ejo), cubra e mate as doenças (bomi pa arun), cubra e mate as maldições (bomi pa epe), etc. Em verdade, estamos pedindo para que a água cubra e mate os poderes malignos do mundo, os Ajogun.

Diferente das Divindades que moram nos espaços do Orùn, regressando ao aye por meio da manifestação, os Ajogun moram no Aye e não no orùn. Isso acontece, pois os Ajogun não conseguiram causar males no mundo dos Deuses. Ou seja, os Ajogun moram no aye, pois aqui, diferente do orùn, eles conseguem espalhar os males de forma indiscriminada.

Os Ajogun estão sempre à espreita, esperando um momento adequado para atuar. Por isso, é muito importante que as pessoas sempre se cuidem, por meio de oferendas, banhos e o que mais for necessário, conforme prescrição do Sacerdote.

Quando algo de ruim surge no mundo, por exemplo, uma nova doença, isso certamente foi motivado por Ajogun, entretanto, quando uma grande descoberta em benefício à sociedade surge, foi motivada pelas forças positivas que sempre prevaleceram, como os Òrìsàs.

Por diversas vezes, já discorremos sobre a importância da realização dos sacríficios prescritos, sobre a importância de não quebrar tabus (Ewó), uma das razões para termos falado bastante sobre esses temas, foi justamente para se entender que essas ações atacam os poderes dos Ajogun.

Quando, por exemplo, uma pessoa quebra um Ewó, ela está ajudando e dando forças ao Ajogun. O mesmo ocorre quando o sacerdote prescreve um sacrifício que é negligenciado, a pessoa está dando forças ao Ajogun.

Nós do Terreiro de Òsùmàrè, esperamos uma vez mais, ter contribuido para o esclarecimento dos temas relacionados a nossa crença.
Texo do Facebook da Casa do Òsùmàrè

Endereço

Poá, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Asé Omo-ehin rere ìjoba ti Oya alábojuto Òsòginyán ni aiyé posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Asé Omo-ehin rere ìjoba ti Oya alábojuto Òsòginyán ni aiyé:

Compartilhar

Categoria