Ilê asé opô Ólògún odé

Ilê asé opô Ólògún odé atendimento com hora marcada ,jogo de buzios, baralho cigano, zap 41999636459
baba Leo de logun ede

21/11/2021
10/11/2020

UMBANDA - O DIRIGENTE QUE ESPERA GRATIDÃO!!!

Percebo a Umbanda como um grande edifício, com muitos apartamentos e centenas e milhões de tijolos. Cada proprietário de apartamento coloca as janelas e as pinta em conformidade à sua simpatia. Quem olha o edifício de frente não entende o colorido, a falta de padronização. Não existe uma norma condominial que determine a cor de cada janela ou mesmo da parede de fora de cada apartamento.
Os tijolos são cada terreiro e os seus médiuns e frequentadores são os moradores deste imenso edifício. Há tempos percebo muitos dirigentes de terreiro falando pela Umbanda como um todo: a Umbanda é assim, a Umbanda é isto, a Umbanda é aquilo...O tijolo fala pelo edifício, uma pequena parte fala pelo todo. A “sua” Umbanda, a que é praticada em seu terreiro, não é a Umbanda de todos, mas a Umbanda é de todos na sua diversidade de formas e nomes. Certos dirigentes querem ser o síndico do edifício, impondo normas a todos, só que não foram eleitos para isto. Na Umbanda não existe um “Papa”, um profeta, um poder central eclesiástico.
É comum vermos dirigentes acusando os filhos e adeptos de INGRATIDÃO. Ora, quem assim o faz espera gratidão, aguarda reconhecimento, transfere suas carências para a retribuição do outro. O genuíno sacerdócio umbandista é doação de amor, que nada espera em troca. O fruto de toda ação é de Deus, não é do agente da ação, não é do sacerdote. Quem sofre e se coloca como vítima, transfere suas carências pessoais, emocionais e psicológicas para o sacerdócio. Assim deseja receber compensação do que lhe falta no íntimo e aguarda reconhecimento. Assim, anseia “controlar” a vida espiritual dos adeptos e médiuns, o que nem os Guias fazem, pois cada ser é livre e tem um propósito de vida espiritual que cabe somente a Deus julgar. Orientar é deixar o outro crescer, permitir que seja livre em suas escolhas, aceitar que a Umbanda não é o único caminho e que cada um pode escolher “desvios”, optar por outras formas de buscar Deus, afinal Deus é um só.
Todos são livres e a felicidade e autorrealização está dentro de cada um.
Nenhum sacerdote tem o poder de fazer o adepto entrar em comunhão com Deus. Este poder é unicamente individual de cada um. Quando muito o sacerdote facilita esta busca, nada mais.
Cada tijolo do sacerdócio umbandista deve suportar com DISCERNIMENTO e EQUANIMIDADE a pressão da construção. A experiência é para que nos libertemos do jugo de nós mesmos; velhos egos, mandões, autoritários, centralizadores, imperiais e messiânicos.

Axé, Saravá, Namastê!
Norberto Peixoto.
Dirigente do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade

30/04/2020

Ìbà gbogbo!!!
Saudações e bênçãos a todos...

Passando para convidar todos os simpatizantes, adeptos e sacerdotes/sacerdotisas de religiões africanas, afro-brasileiras e umbandistas do Paraná para se juntarem à nós, na luta contra o preconceito e a intolerância religiosa, na preservação e disseminação das nossas tradições religiosas, através do movimento PDT AXÉ - PR...
Seja bem-vindo à nós nessa luta, em prol dos nossos direitos e deveres...
Curta nossa página oficial e se deseja se juntar à nós entre em contato conosco...
Em breve PDT AXÉ - PARANAGUÁ...
Se você desejar criar ou participar do PDT AXÉ em seu município, nos procure, iremos nos ajudar a montar um PDT AXÉ em sua cidade...

[https://www.facebook.com/pdtaxeparana/](https://www.facebook.com/pdtaxeparana/?__tn__=%2CdK-R-R&eid=ARCZRiC36cuNVt1BloJI95sbLmPJkEwnd6cijpCNBoJpUl3I6xhiuytImOkAMR7HJ2VbJISVSZOZb2t0&fref=mentions)

Hérick Lechinski (Membro da comissão executiva estadual do PDT AXÉ - PR)

Página de articulação política a respeito do movimento PDT AXÉ, no Estado do Paraná.

14/04/2020

MENSALIDADE NO TERREIRO

Enquanto que na maioria das religiões, como a Católica, a Evangélica, a Kardecista, entre outras, o entendimento de que todos os participantes que tenham condições financeiras devem ajudar na manutenção da Casa religiosa, ainda no "CANDOMBLÉ" há um enorme preconceito quando o assunto é o dinheiro ou pedir dinheiro, fruto da ignorância e da arrogância humana.
É certo de que o exercício da mediunidade é um dom do Altíssimo e como o recebemos de graça, de graça os filhos de santo devem transmiti-lo. Contudo, não devemos confundir as coisas. Uma orientação (gratuita), com todas as despesas de um barracão (que devem ser pagas obrigatoriamente).
É muito comum as pessoas, tanto consulentes como filhos, afastarem-se do barracão que pertencem quando o dirigente espiritual pede uma contribuição através do pagamento de mensalidade ou para alguma obra.
Sentem-se insultados, acham um absurdo que se cobre alguma coisa e já rotulam o dirigente como impostor ou alguém que deseja viver à custa do dinheiro deles. Pessoas de pouca Fé e com o coração vazio ! Todos gostam de entrar em um barracão e notar que as cadeiras, o chão e tudo mais estão limpos, que há água para beber e dar descarga no banheiro, que há papel higiênico, toalha e sabonete, que as velas e demais instrumentos já estão preparados para o culto e afins , que as luzes estão acesas, entre outras coisas. Todavia, poucas são as pessoas que param para pensar que tudo isso gera uma despesa muito grande com materiais de limpeza e higiene, pagamento de contas de água e luz, aluguel, material para satisfação aos Orixás ... Se pensassem em tudo isso, as pessoas iriam se dar contar de que, se cada um ajudar um pouco, o dirigente da Egbé não ficará sobrecarregado com o “dever” de pagar todas essas despesas sozinho ou com a ajuda de poucos. E para aqueles que se preocupam em saber se o dirigente está se apropriando indevidamente do dinheiro arrecadado no barracão para o seu uso pessoal, basta fazer uma investigação mais honesta acerca de como é a vida do dirigente, a sua moral, a sua família, como são as condições de que o barracão está.

Que possamos refletir!!!

Autor :Desconhecido

Esclarecendo mitosExu não é demônio, mas um orixá como os demais. Ele não ocupa o lugar do demônio (de origem judaico-cr...
20/03/2020

Esclarecendo mitos

Exu não é demônio, mas um orixá como os demais. Ele não ocupa o lugar do demônio (de origem judaico-cristã), pois não objetiva destruir a obra da criação, nem tampouco é o oponente de Deus. Exu personifica a materialidade humana.

Exu tem como regências: o s**o, a procriação, a comunicação, a ambiguidade, a ambição, o movimento e o caos transformado.

A divindade Exu cultuada no candomblé não é a entidade de mesmo nome cultuada na umbanda.

O candomblé não é uma religião africana. Embora tenham sua origem no continente africano, várias etnias de regiões e culturas diferentes foram trazidas para o Brasil no período da escravidão. Esses grupos realizaram uma releitura contínua e espontânea de seus diversos deuses.

Esse processo resultou na organização de um panteão exclusivamente brasileiro, cujo culto foi alicerçado em liturgias singulares, apenas existentes aqui – embora conservem os idiomas e certos modus operandi similares à matriz africana.

O candomblé não pratica o mal. Sua filosofia, teologia e ritualística tradicionais não concebem práticas maléficas. Esse conceito resulta do desconhecimento e do preconceito.

O propósito do candomblé, enquanto religião, é disciplinar o adepto a adquirir virtudes.

Como em qualquer outra religião é possível que existam adeptos que frequentem e participem, porém não sejam iniciados. O processo iniciático no candomblé depende do destino daquela pessoa. Se não pertencer ao caminho espiritual do indivíduo, a iniciação não precisa ser concretizada.

O jogo de búzios é um dos oráculos utilizados no candomblé. Eles possuem função divinatória (promovem contato com os deuses), e não advinhatória. O iorubá, filosoficamente, acredita que cada indivíduo escolhe seu próprio destino aos pés do Criador, antes do nascimento.

O babalorixá Márcio de Jagun é uma das maiores autoridades no idioma africano iorubá. Veja no portal O Tempo.

Creio na umbanda!Creio em Deus que tudo pode, que nos fez e fez o mundo Eu creio em um oxala e na Santíssima TrindadeCre...
01/03/2020

Creio na umbanda!

Creio em Deus que tudo pode, que nos fez e fez o mundo
Eu creio em um oxala e na Santíssima Trindade
Creio no espírito que se renova e na sua eternidade
Creio na fé da umbanda
Creio no ponto cantado
Creio no ponto firmado
Creio nas sete linhas da umbanda
Creio na comunhão com Deus, no grande pai, grande zambi, em oxalá e Tupã
E por isso é que aqui estamos reunidos para pedir em misericórdia
Perdão pelas nossas faltas cometidas e que nossas súplicas sejam ouvidas e nossa missão cumprida que assim seja para todos sempre amém

Endereço

Piraquara
Piraquara, PR
83305003

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê asé opô Ólògún odé posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ilê asé opô Ólògún odé:

Compartilhar

Categoria