23/10/2018
E assim se encerra a V Semana Tecnológica das Engenharias!
Gostaríamos de agradecer a todo o pessoal que esteve ao nosso lado durante o evento fazendo um trabalho em equipe excelente, aos nossos patrocinadores que nos ajudaram para que a realização do evento fosse feita da melhor maneira possível, aos palestrantes que compartilharam seu conhecimento e a todas as pessoas que participaram. Parabéns a todos!
Mas mais do que isso, gostaríamos de agradecer a uma pessoa em especial: nosso querido professor doutor Adenauer Yamin!
Deixamos aqui registrado, tanto em vídeo quanto em texto, a matéria na íntegra referente a homenagem feita ao professor:
Professor Adenauer Yamin recebe homenagem de alunos na Semana Tecnológica das Engenharias
Alunos do curso de Engenharia de Computação e do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas realizaram homenagem ao professor Adenauer Corrêa Yamin no dia 19 de Outubro de 2018, no encerramento da V Semana Tecnológica das Engenharias. A homenagem foi feita em nome de todos alunos pelo presidente do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Computação, Francisco Motta Carvalho Neto. Estiveram presentes no momento da homenagem o coordenador geral da V Semana Tecnológica das Engenharias, Lucas Ferreira, a representante da turma de formandos do curso de Engenharia de Computação, Rociele da Silveira Prietsch, e o representante dos alunos do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, Matheus Führmann Stigger.
Os alunos entregaram ao professor Adenauer uma placa com a mensagem: "Ao prof. Adenauer Corrêa Yamin, expressamos por meio desta nossa gratidão por partilhar seus conhecimentos, colocando em nossas mãos as ferramentas necessárias para que possamos voar e expandir nossos horizontes". Francisco Neto disse que o professor é fonte de inspiração, destacando diversas características do professor, como paciência, dedicação, paixão pela profissão, generosidade e criatividade.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas, com mestrado e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor Adenauer Yamin é docente da UCPel desde 1982. Atuou como docente diversos cursos da área tecnológica da UCPel nos últimos anos. Como pesquisador, publicou mais de 200 artigos em anais de conferências e periódicos nacionais e internacionais e orientou e coorientou mais de 70 alunos em níveis de graduação, mestrado e doutorado. Atuou também como chefe de departamento e coordenador de curso de graduação na UCPel. Participou da criação do curso de graduação em Engenharia de Computação e do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação. Atualmente, atua como docente da Engenharia de Computação e do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da UCPel e do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Recentemente, assumiu a coordenação do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação.
Após a fala do aluno, o professor Adenauer Yamin declarou que ficou muito emocionado com a homenagem e disse que "para nós que trabalhamos com ensino, esta manifestação dos alunos é absoluta importância e extremo significado e que são causa e consequência de tudo o que fazemos".
Após a cerimônia de homenagem, o prof. Adenauer proferiu a palestra "Ciência de Contexto na IoT: Caminhando entre Nevoeiros e Nuvens", encerrando a V Semana Tecnológica das Engenharias.
Para o prof. Cláudio Diniz, coordenador do curso de Engenharia de Computação, foi muito simbólico que a homenagem partiu dos alunos, justamente neste momento que o prof. Adenauer se torna professor de tempo integral da UCPel e assume a coordenação do Mestrado em Engenharia de Computação. "Os alunos reconhecem a qualidade de ensino do prof. Adenauer, a qualidade e impacto de de sua pesquisa, e seu protagonismo na comunidade da área de Computação".