21/12/2017
Workshop do Ministério de Promoção Humana
Tendo início às 14h do dia 26/01/2017 (quinta-feira), o Workshop do Ministério de Promoção Humana (MPH), teve sua tenda totalmente preenchida por ministeriados que já atuam no Ministério e também por pessoas que estavam conhecendo o Ministério naquele momento.
Estavam presentes os coordenadores dos seguintes estados: Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Paraíba e Amazonas. A acolhida foi realizada com muita alegria pelos irmãos do Rio de Janeiro.
A primeira formaçãofoi feita pelo coordenador do MPH do Tocantins, Edivan Ricardo, com o tema: “Importa que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3, 22-30). Foi abordado sobre entender quem o servo é, e qual sua missão. Neste sentido, partilhou-se que é importante entender que todos são filhos amados de Deus Pai e a missão pessoal de cada um é amar e, como missão de todos, viver em comunidade. A Promoção Humana começa em mim, em tudo ter paciência... a nós o trabalho e a Jesus a glória.
A segunda formaçãofoi feita pelas coordenadoras de São Paulo, Cathia Pizzinatto, e do Rio Grande do Sul, Janaína Freitas, com o tema: O que é o Ministério de Promoção Humana? Como aplicar a apostila Acolhida e Pastoreio no Grupo de Oração? Esta apostila foi lançada no ENF 2016. Nessa partilha foi falado que cada pessoa é uma obra de arte de Deus, Ele quer nos restaurar e somente por meio do Espírito Santo isso é possível. Todos são chamados a promover ao outro a experiência de que somos filhos amados de Deus de Pai. Fazer com que a pessoa tenha consciência de que ela é uma pessoa e não uma coisa, nisto consiste o objetivo do MPH. O Ministério de Promoção Humana trabalha com 3 frentes dentro do Grupo de Oração:
I.Acolhida: Quem é bem acolhido volta. Observação: É errado colocar servo recém chegado no MPH nesta função.
II.Pastoreio: É preciso cuidar daquele irmão que chega. Pastoreio não é invenção da RCC, a Igreja nos pede isso e nos ensina: “Apascenta minhas ovelhas”. Que ministeriado pode ficar na porta? TODOS, é a resposta. Pode até ser uma pessoa fixa, aquele irmão que reza, que tem o carisma. Ele é tão importante quanto qualquer outro servo. O pastoreio começa entre os irmãos do Núcleo de Oração
– Ex.: Cuidar do Coordenador, para depois cuidar da assembleia. Sugestões para pastorear os Grupos de Oração – Ex.: distribuição dos membros da assembleia entre os servos para serem cuidados, visitados... Serenata...
III.Obras de Misericórdia (Caridade Social): O Bom Pastor (João 10). Ser um bom pastor a modelo de Jesus Cristo. É preciso ser fiel. Saber o que as ovelhinhas precisam. É preciso amar muito a Jesus para sermos esse PASTOR a exemplo do Senhor. Conhecer a pastagem que cada ovelha precisa. Conhecer as ovelhas como Jesus nos conhece. “Maria nos ajuda nessa missão”, pois ela é o modelo humano perfeito para imitar e alcançar o que o Senhor Jesus quer de nós. Nossa Senhora é esse “molde”.
A terceira formação foi conduzida pela coordenadora do MPH do Mato Grosso, Célia Miranda com o tema “Vivência Fraterna”, fazendo referência ao tripé da RCC. Quando estou no Grupo de Oração não tenho dúvidas do Mistério salvífico de Jesus.
O Grupo de Oração se constitui de:
Batismo no Espírito Santo
Manifestação dos Carismas
Vivência Fraterna
Vivência fraterna
No Ministério de Promoção Humana, não estamos no Grupo de Oração por causa das nossas habilidades, mas porque Deus nos constituiu lá como uma família. É importante morrer para nós, abster-nos de nós. É por meio da vivência fraterna que nos permite ter um olhar humano dentro do Grupo de Oração. Ele precisa ser o lugar onde repousa nosso coração. Ele é um hospital de almas. Os ministeriados são aqueles que criam as oportunidades.
A quarta formaçãofoi realizada pelos coordenadores do MPH do Tocantins, Edivan Ricarodo e Piauí, Maria Araguaci, que discorreram sobre o tema: Amar ao Próximo como a ti mesmo (Lc 10,27). Deus é um Deus de amor e misericórdia que nos espera. É importante entender que para amar o próximo eu preciso me amar primeiro. Você precisa se amar. É preciso entrar em si e descobrir: “onde eu não me amo ainda?”. Quem é ditador de si, é ditador dos outros, portanto, é necessária a misericórdia consigo próprio, reconhecendo suas fraquezas e buscando lutar contra elas sem se martirizar. A alegria de uma pessoa não está naquilo que consome. A alegria deve estar em Deus.
No contexto de amar o próximo, Santa Madre Tereza é um dos modelos de amor ao próximo. Para sairmos de nós mesmos é preciso amar a Deus, só assim nos tornamos verdadeiros Promotores Humanos. Este é o Ministério do amor e para o amor. O MPH é muito mais do que doar uma cesta básica, é amar o outro na sua totalidade. Dentro deste ensino o Senhor deu uma promessa para o MPH: “Uma nova primavera para os Grupos de Oração que abrirem suas portas a esse ministério”. “Preciso de um batalhão de Promotores Humanos”.
A quinta formação foi feita pela nutricionista Aline Martins, da cidade de Goiânia (GO), com o tema: Vós Sois Templo do Espírito Santo (I Cor 3, 16).Este templo não é feito de pedra e sim de vida. Templo é o lugar onde Deus deve ser honrado, adorado, louvado e servido. Buscou levar uma reflexão de como cada um tem cuidado do templo que é o seu corpo, em que cuidar do templo não significa cuidar apenas do Espírito e sim do corpo físico também. Abordou-se a visão de que o ser humano é dividido basicamente em 4 dimensões em sua vida: espiritual, física, emocional e social. Para que este esteja em equilíbrio, todas as áreas devem receber sua devida atenção com os cuidados específicos.
Foi falado também que para aprofundarmos no cuidado com o corpo físico precisamos compreender a natureza humana. Em Mateus, capítulo 4, versículos de 2 a 4, Jesus nos mostra que a primeira tentação sofrida foi a biológica (fome). E o mundo hoje tem pregado a comida como sinônimo de felicidade e realização. Deposita-se todas as nossas emoções na comida, pois hoje a comida está sendo uma válvula de escape considerada “normal”.
Neste aspecto, Aline alertou sobre um grande pecado que hoje não está sendo advertido: a gula. Neste pecado há uma busca incessante por prazer através da comida em que a pessoa se sente dependente daquilo, se tornando viciada e gerando grandes danos negativos para sua saúde e para sua vida, principalmente impactando no seu amor próprio. Através do pecado da gula adentramos em diversos outros pecados como: luxúria, preguiça e comodismo. A Palavra de Deus nos diz em Filipenses capítulo 3, versículos 17 a 21, que através deste pecado temos a Glutonaria, que é a idolatria do ventre, quando a pessoa não come para viver e sim vive para comer.
São Tomás de Aquino nos diz que a gula possui 5 características específicas como:
desordem no falar gerando confusão mental;
falta de cuidado com o corpo físico;
desordem no pensamento e das emoções através do descontrole da vontade;
desordem interior;
obstrução da razão;
Para que haja mudanças comportamentais é importante deixar-se ser tomado pela ação do Espírito Santo para que tudo o que se encontra em desordem se ordene, para que o lado emocional se equilibre, fazendo com que o racional seja mais recrutado durante as escolhas. Ao aprofundar na história de um povo, pode-se observar que todo descontrole alimentar tem raiz em uma ferida interior, sendo assim, é necessário deixar Jesus curar essas feridas para que assim todo o emocional seja reequilibrado e alimentação se ordene.
Ressaltou-se a importância das práticas espirituais que fortalecem o nosso Espírito e nossa carne como:
Jejum: nos ajuda a crescer na virtude da temperança, controlando os impulsos por prazer que muitas vezes quer nos dominar;
Adoração: em Apocalipse 4, 1-11, nos mostra que através da adoração nós somos libertos da nossa soberba (figura do leão), autossuficiência (figura do touro), das concupiscências da carne (figura do homem) e assim somos libertos para sermos livres no Senhor (figura da águia).
Realizou-se um momento de cura interior em que muitas curas foram profetizadas e testemunhadas.
Arte com a moção MPH
Foi discernido na última reunião o MPH de se trabalhar uma arte nacional para o ministério. Foi dada a moção e se construiu a imagem proposta para este tempo. Entre os tópicos que a compõe pode-se citar:
Somos um Ministério que pertence a um Movimento movido pelo Espírito. Por isso a pomba representando a Pessoa do Espírito Santo.
Pedimos sempre a intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, por seu manto somos envolvidos, Ela que é a esposa do Espírito Santo. Por isso a faixa azul envolvendo.
A criança simboliza que temos que “ser como crianças para entrar no reino do céu”. (Cf. Mt 18, 4 e Mc 10, 15)
O rosto escondido mostra a nossa vida que está escondida em Deus. (Cf. Cl 3, 3)
Jesus nos abraça com um sorriso nos lábios, mostrando que Deus é misericórdia.
Jesus tocando a cabeça e o corpo promovendo nossa humanidade mental e psicológica, com a mão na cabeça. E humanidade emocional e espiritual ,com a outra mão na altura do coração.
Próximas Etapas
Foi discernido em oração a construção de uma nova apostila do Ministério de Promoção Humana, que tem como tema provisório: Vós Sois Templo do Espírito Santo (I Cor 3, 16). Esta apostila abordará cuidados com o templo do Espírito Santo, que é o corpo humano, nas suas dimensões físicas, psicológicas, sociais e espiritual. Já foi definida uma comissão para iniciar os trabalhos de escrita. Na graça de Nosso Senhor e na efusão do Espírito Santo, haverá novidades em breve.
Confira a galeria de imagens completa do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.