31/12/2025
Os tambores se calaram!
*Ogum* guardou sua espada;
*Iansã* acalmou seus ventos;
*Oxum* deixou de lado seu espelho e em silêncio se pôs a olhar por nós;
*Iemanjá* aquietou as ondas;
Os *Marinheiros* ancoraram em alto mar e, em silêncio, f**aram a contemplar o mar;
*Oxóssi* e seus *Caboclos* na mata decidiram f**ar! Ninguém se quer os ouvia bradar.
*Xangô*, do alto da pedreira, em silêncio, ficou a observar.
O *Boiadeiro* guardou seu laço e protegeu sua boiada e seu berrante, deixou de tocar.
O *acampamento* *Cigano*, outrora alegre, hoje, sem ciganas a bailar, sem pandeiros a tocar, sem cartas a revelar o futuro.
Os *Baianos* não se fazem escutar;
Os *Erês* estão quietinhos ao lado de *OXALÁ!*
*Seu Zé* ninguém vê dançar, e a *Malandragem* alegre não desce o morro para conversar.
Os *Exus* caminham silenciosamente pela encruzilhada a observar.
As Marias, as Rosas, nossas amadas, *Senhoras Pombagiras* formosas, não surgem a luz do luar com suas saias a rodar.
Na calunga, profundo silêncio...
Na senzala os *Vovôs e as Vovós,* com o rosário na mão, intervém junto às *Santas Almas* pela nossa salvação.
Todos em silêncio, clamando a *Obaluaiê* que não nos deixe mais padecer e que venham nos valer.
ATOTÔ
Que todos os Orixás e Guias intercedam por nós no novo ano que irá nascer 🙌
Feliz Ano Novo 🙏🙏🙏🙏