Fundada em 2003, a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, é um organismo da Igreja Católica, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que integra a Cáritas Brasileira, através do regional Nordeste II. Desenvolvendo e fomentado atividades junto a diversas coletividades da sociedade, tratando-se de: quilombolas, indígenas, crianças, adolescentes e jovens, catadores/as de materiais recicl
áveis, agricultores/as e empreendedores/as da economia popular solidária. Sempre apostando e valorizando as ações locais, comunitárias e territoriais. Prezando permanentemente por relações solidárias em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável caminhem juntas. Participando da Construção da sociedade do Bem Viver. A Cáritas busca animar a construção de espaços de democracia participativa, de inclusão e transformação social. Nas suas prioridades estratégicas impulsiona e fortalece iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável, em articulação com movimentos sociais, na perspectiva de um projeto democrático e popular de sociedade; defende e promove os direitos e controle social de políticas públicas.