19/08/2016
Bom dia, tudo bem com você? aqui, mais uma vez, me manifesto nesta nova meditação. Hoje, em especial, falo do valor da vida humana. Começo com uma pergunta: quanto vale uma vida? Certamente uma resposta desavisada seria: depende quem seja o personagem. Será? Permita-me registrar uma leitura que fiz recentemente de uma carta anônima que foi encontrada em um Campo de Concentração nazista após o término da Segunda Guerra Mundial, dizia o seguinte: "Prezados professores, sou sobrevivente de um Campo de Concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem devia ver: câmaras de gás construídas por engenheiros formados, crianças envenenadas por médicos diplomados, recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas, mulheres e bebês fuzilados e queimadas por graduados de colégios e universidades. Assim, tenho muitas dúvidas sobre a educação. Meu pedido é: ajudem seus alunos a se tornarem humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e saber aritmética só será importante se nossas crianças forem mais humanas." Sim, amigo, esta é a realidade de alguém que pensa ser Deus; que pensa que o homem deve ser temido, mas não amado; que os fins justificam os meios. Isso mesmo, não foram os bárbaros, cossacos ou vikings que assinaram a sangue frio mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto. Quem eram os assassinos? isso mesmo: pessoas letradas, informadas e cultas. O que estou dizendo é que nem a cultura, nem a falta dela pode dizer, por si só, o valor de uma pessoa, pois nenhum grau acadêmico ou sua falta legítima quem somos: mas exclusivamente nossa filiação com o cordeiro de Deus. A vida de cada ser humano não pode ter o valor de um palito de fósforo usado, mesmo que esta pessoa esteja em estágio terminal. Ame mesmo assim; aja mesmo assim com carinho e apresso. Não trate os seus com menos amor, nem os estranhos sem ele. A vida é um dom de Deus, apenas Ele tem o direito de encerrá-la. Então, lembre-se: você tem valor incomensurado, assim diz o Senhor a teu respeito. Não importando que teus semelhantes não reconheçam isto, Ele reconheceu - Deus te ama. Por isso, amanhã quando fores à igreja, O bendiga pelo dom da vida. Louve-O e O adore com teus dons, talentos e bens. Ajude a alguém, devolva-Lhe os dízimos e ofertas. Shabat Shalom. Pr. José Cícero