09/04/2025
O ritual do Lava-pés sem dúvida nenhuma tem a finalidade do respeito mútuo entre irmãos ou entre irmãs, familiares e maridos e mulheres.
Além, do respeito o ato em si, demonstra aceitação e reconhecimento de que o outro é igual em termos de dar e receber. Muitas vezes tem pessoas que são resistentes em receber o Lava-pés, consegue por assim dizer lavar o pé de todos, mas deixar que o seus pés sejam lavados será uma tortura, esse gesto de lavar os pés pode despertar sentimentos de inferioridade ou superioridade, então durante o gesto ritualístico cada qual deve se observar, sem julgamento a si mesmo, observando o que aparece na mente, tudo que se manifesta de sentimento e na mente, faz parte de teu inconsciente e tem relação direta com o condicionamento, o rito em si deve induzir a leveza, alegria e lembrar de seu verdadeiro propósito perante a Vida em sua caminhada.
Os pés segundo tradições são o retrato de quem você é(essência), pois neles estão impregnados os traços de seu caminhar, dizem que na mão se lê o futuro, mas nos pés se vê sua verdadeira natureza a essência.
Nas tradições também encontramos a expressão: "passe o Mar Vermelho sem molhar os pés" o vermelho representa "TAMAS" estado de matéria denso, onde quem não estiver de consciência desperta, acaba por cair na inconsciência que é governada pelos instintos e desejos mundanos, passar com os pés sem se molhá-los significa que: Me permito vagar nesse mundo denso, sem perder a dignidade(consciência).
Dentro da ritualística que criamos e fazemos, o ritual do Lava-pés é um momento de reconhecimento de Cristo Interno de cada um, reconhecer que cada um trilhou um caminho e agora é a hora da renovação, limpar os pés para que eles possam caminhar entre os anjos(estados de consciência mais elevados), por essa razão que incluímos no Lava-pés a semente de Zimbro(planta Bíblica onde Elias dormia em baixo dessa árvore e saia em astral para conversar com os anjos) junto da água(fervida), no Lava-pés entre casais se torna um momento especial porque é um momento de reconhecer a caminhada do Marido e Mulher - respeito mútuo independente quanto tenha sido espinhosa a caminhada de cada um, limpando e retirando nódulos emocionais ou mentais e dando espaço para renovar a vida, o Lava-pés na família é o reconhecimento da UNIDADE (onde podemos fazer a prática de forma circular - começando o pai lavando os pés benditos da mãe, em seguida o filho ou filha mais velho lavando os pés do pais e assim em diante por idade, até o filho mais novo recebendo o lava pés pela mãe, mas cada família faz como achar melhor) e entre irmãos a dadiva do AMOR FRATERNO.
Ao final da ritualística depois de enxugar os pés, se costuma usar um perfume de rosas, cuja magia elemental das rosas tem o poder e força de curar Danos Morais e quem não o tem(danos morais são formados por ser contrariado, mas cuidado os danos morais estão relacionado a falsa percepção que fazemos em relação ao outro)?
Apesar de poder parecer estranha ter-se um rito do Lava-pés no Xamanismos, ele possui toda simbologia dos elementais da Natureza e junto a tudo isso a manifestação espiritual do sexto princípio chamado de princípio Cristico ou princípio Bhudico(estado de iluminação)!
É um rito de poder de cura, trazendo o equilíbrio da força da água, mas também limpando as mágoas e trazendo a calma e tranquilidade no seu despertar(conseguir separar a mente de sua consciência).
Compartilho um pouco do meu entendimento do Ritual do Lava-pés e convido a todos que se interessar nesse nobre momento de comunhão entre irmãos e irmãs, venham compreender algo que já transformou as vidas, deixar para trás tudo que nos impede de caminhar livre, consciente e que possamos nos tornar pessoas melhores!
Enio Weiss 09/04/2025!
Abraços Crísticos e Feliz Sempre!