16/03/2014
A Casa da Bênção na História do Pentecostalismo
TEXTO DE OURO: Ouvi Senhor, a tua palavra e temi;aviva Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida;na tua ira lembra-te da misericórdia.Habacuque 3:1A verdadeira igreja pentecostal é constituída de pessoas transformadas pela Palavra de Deus e avivadas pelo Espírito Santo para exercer os dons espirituais com maturidade bíblica e espiritual.
Em toda a história bíblica podemos ver o mover de Deus para avivar o seu povo.Vemos o profeta Habacuque orando por um avivamento e Deus através do profeta Joel prometendo o avivamento.Hb 3:1,2; Jl 2:28-32O vocábulo “Avivamento” vem do verbo avivar que significa:tornar mais vivo,despertar,reanimar-se e vivificar-se.Segundo John Sttot, o avivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de Sua santa presença e é surpreendida por ela.
O avivamento é uma manifestação sobrenatural de Deus no meio do povo através do Espírito Santo, com o objetivo de renovar, reavivar e despertar a sua Igreja.
É inadmissível falar em pentecostalismo no Brasil sem citar a Igreja Casa da Bênção de Deus-ITEJ.Embora seja um ramo originalmente pentecostal, portanto ,mais tarde, influenciou vários movimentos de origem neo pentecostais entre eles a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada em 1977 pelo Bispo Edir Macedo e a Igreja Internacional da Graça de Deus fundada em 1980 pelo Missionário Romildo Ribeiro Soares entre outros missionários.
A igreja Casa da Bênção foi fundada em 9 de junho de 1964, pelo Apóstolo Doriel de Oliveirana antiga Praça Vaz de Melo,Belo Horizonte-MG,Brasil.O primeiro culto foi realizado às 15 horas pelo Apóstolo Doriel de Oliveira e Missª Ruth Brunelli em cima de um caixote de cebola depois de terem se reunido por um período de cinco meses na mesma praça até que um templo provisório fosse alcançado. O crescimento foi investigado pelo DOPS, sendo que alguns pastores foram perseguidos e até presos, entre eles o Pastor Doriel de Oliveira e sua esposa Missª Ruth Brunelli.
Em 1970 por direção divina, a igreja que já se encontrava em processo de consolidação e grande crescimento transferiu sua sede Nacional e internacional para Brasília-DF.Em 1983 construiu a primeira sede e em 1985 foi inaugurada a Catedral da Bênção se tornando o maior templo evangélico do centro oeste brasileiro. Presente em todo o território nacional e em países como Portugal, EUA, Africa, Paraguai, Japão, e mais de três mil templos espalhados pelo Brasil, a Igreja Casa da Bênção, é uma denominação cristã, evangélica, apostólica e pentecostal.Adota como única regra de fé e conduta cristã a Bíblia Sagrada no Antigo e Novo testamento, prega as doutrinas da Trindade, inspiração e autoridade das Escrituras e necessidade do novo nascimento.Aceita a doutrina pentecostal acerca do batismo no Espírito Santo, dons espirituais e o batismo por imersão. Como igreja pentecostal, a Igreja Casa da Bênção preserva os traços que marcaram a mensagem pentecostal desde os seus primórdios levando aos perdidos a mensagem transformadora do evangelho genuíno do Cristo que salva, cura, liberta,prospera, batiza no Espírito Santo e Voltará. Através desta mensagem milhares de pessoas em todo o Brasil e outros países foram salvas e tiveram suas vidas transformadas pela mensagem pentecostal transmitida peloApóstolo Doriel de Oliveira, Missionários (a),Pastores(as), Presbíteros, Evangelistas, Diáconos (as),Obreiros(as) e Membros que formam a grande família da Casa da Bênção no Brasil e no Mundo.O Apóstolo Doriel de Oliveira, 75 anos, pode ser hoje considerado um ícone do pentecostalismo histórico do Brasil e do mundo por ser um dos poucos líderes dessa geração de precursores do pentecostalismo tradicional e histórico.
Precisamos preservar em nossa igreja a doutrina pentecostal tradicional e histórica que recebemos dos nossos pais na fé.Isso não significa um pentecostalismo arcaico ou ultrapassado, mas um pentecostalismo genuíno, bíblico e sem heresias. Também precisamos nos despertar para que a doutrina pentecostal que pregamos seja autenticada em nosso meio através dos sinais que confirmam esta obra bíblica,gloriosa e celestial.O verdadeiro pentecostalismo nada mais é do que fruto do avivamento nestes últimos dias para que seja edificada uma igreja santa, madura, viva, curada, tratada, liberta, poderosa e apta para o arrebatamento.(Jl2:2-28;Hb3:1,2;At 2:17-21).