Terço dos Homens Catedral São Luiz - NH

Terço dos Homens Catedral São Luiz - NH Você pode participar, divulgar ou convidar homens para que participem desta ferramenta poderosa de oração em comunidade, evangelização e transformação.

Terço dos Homens
A missão do Terço dos homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo

nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho. A oração do Terço de Nossa Senhora, praticada historicamente pelos fieis católicos em todo o mundo, é uma excelente forma de meditação sobre os passos da vida de Jesus. Eis a razão pela qual o Beato Papa João Paulo II ensinou que o Terço é uma oração contemplativa. A sua Exortação Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” (16.10.2002) despertou em toda a Igreja um renovado interesse pela antiqüíssima devoção do Rosário e seus efeitos continuam se propagando de forma encantadora por todo o orbe. É uma forma de contemplar Jesus com os olhos de Maria, tendo sido ela a criatura que mais perto esteve do Filho de Deus encarnado, durante toda a trajetória da Salvação. Nenhuma outra pessoa na terra esteve tão unida a Cristo quanto Maria. Desde a sua concepção até a morte na cruz, e ainda na ressurreição e após a ascensão, Maria está sempre presente e unida ao mistério de seu Filho, Jesus, Deus e Homem verdadeiros. No Brasil, uma experiência relativamente nova tem chamado à atenção. São os grupos de Terço dos Homens que têm crescido intensamente nos últimos anos. As iniciativas são diversas, surgindo comunidades de homens aqui e acolá, que tomam a decisão de se reunirem para rezar o Terço, quase sempre uma vez por semana comunitariamente, mas às vezes diariamente em família ou ainda solitariamente. A origem deste costume, de homens se reunirem para rezar o Terço, contudo, se perde na história. Há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. Porém, no Brasil, a iniciativa mais recente foi do Movimento Maria Três Vezes Admirável de Shoenstatt, também conhecido como Mãe Rainha, presentes, sobretudo no Norte e no Nordeste. Tive oportunidade de visitar reuniões de tal vertente em Recife e, em novembro de 2013, estive em São Luiz do Maranhão, onde constatei a imensa evolução desta prática espalhada em toda aquelas regiões. Faço aqui justa homenagem ao Padre Miguel Lencastre, falecido a 13 de janeiro passado, que foi um grande incentivador do Terço dos Homens e que teve a iniciativa de criar a sigla THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha), identificando assim as particularidades do Movimento de Shoenstatt. Com o crescimento dos grupos, seja da experiência acima mencionada, seja de muitas outras iniciativas independentes do Movimento da Mãe Rainha, pessoalmente me interessei em apoiar todos os grupos, certo que estou do grande valor evangelizador e santificador de tal devoção. A partir de 2008, surgiram as romarias do Terço dos Homens ao Santuário de Aparecida o que deu um extraordinário impulso ao movimento, nascendo daí muitas outras iniciativas pelo Brasil a fora. Quando acompanhei um grupo ao referido Santuário, há seis anos, o então Padre Darcy Niccioli, Reitor do Santuário (hoje Bispo Auxiliar de Aparecida), sugeriu aos romeiros do Terço solicitar à Presidência da CNBB, a nomeação de minha pessoa, como Bispo Referencial para o Terço dos Homens em nível nacional, o que foi prontamente acolhido pelo Presidente Dom Geraldo Lyrio Rocha, que, após ouvir os órgãos competentes, me nomeou para tal missão. Desde aquela ocasião, tenho procurado me esforçar para que a oração do Terço seja momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e à súplica a Maria, e ainda oportunidade de maior engajamento dos homens do Terço na vida litúrgica e pastoral de suas paróquias ou comunidades. Além disso, vi nascer algo maravilhoso que veio de forma espontânea, que foi o interesse de muitos grupos no sentido de voltarem suas atenções para os pobres, realizando verdadeira obra social, caritativa e promocional, o que tem aliviado o padecimento de muitos irmãos empobrecidos e sofredores, vencendo, como podem, as situações de exclusão social. O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões. Homens antes em descaminhos ou frios na fé, ao frequentar um grupo de Terço, têm mudado de vida e se libertado de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus.....Louvores sejam dados a Deus e a Nossa Senhora por esta surpresa animadora suscitada pelo Espírito Santo no Brasil e que vem se espalhando de forma tão encantadora e benéfica! Salve Maria, Salve Rainha! Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo de Juiz de Fora (MG)

O velório do Mons. Américo:1. Terá início hoje com Missa às 18:30, na Catedral. 2. ⁠A Catedral será fechada às 23h. 3. ⁠...
08/05/2026

O velório do Mons. Américo:
1. Terá início hoje com Missa às 18:30, na Catedral.
2. ⁠A Catedral será fechada às 23h.
3. ⁠Amanhã reiniciará às 6h.
4. ⁠A Missa de exéquias será às 9h.
5. ⁠Em seguida, o corpo será levado para Gramado, no cemitério católico do Bairro Floresta para sepultamento.

Com pesar, a Diocese de Novo Hamburgo comunica o falecimento do Monsenhor Américo.

Nascido em 20 de novembro de 1932, foi ordenado presbítero em 08 de dezembro de 1961. Atualmente, exercia o ofício de Vigário da Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo.

Unimo-nos em oração e gratidão por sua vida, vocação e dedicado serviço à Igreja.

As informações sobre velório e celebrações exequiais serão divulgadas posteriormente pelos canais oficiais da Diocese.

“Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e brilhe para ele a vossa luz.”
Descanse em paz. Amém.

https://www.facebook.com/share/p/1GZtWqj19U/
28/04/2026

https://www.facebook.com/share/p/1GZtWqj19U/

“A quem Deus quer fazer muito santo, o faz muito devoto da Virgem Maria”, disse são Luís Maria Grignion de Montfort, o “escravo de Maria”, que propagou a devoção à Virgem e por isso sofreu muito. São João Paulo II fez de sua frase mariana “Totus Tuus” (Todo teu) o lema de seu pontificado.

São Luís nasceu em Montfort, na França, em 31 de janeiro de 1673. Era muito tímido, preferia a solidão e tinha grande devoção pela Eucaristia e pela Virgem Maria. Para ir à Missa, caminhava longas distâncias e, quando estudava com os jesuítas, visitava o templo antes e depois da escola.

Aos 20 anos, sentiu-se chamado ao sacerdócio. No seminário de Paris, aprofundou sua devoção mariana e compreendeu que tudo neste mundo é passageiro.

Foi incompreendido por muitos, sendo humilhado e rejeitado, mas permaneceu firme, vivendo tudo como participação na cruz de Cristo.

Ordenado sacerdote aos 27 anos, escolheu como lema: “ser escravo de Maria”. Mais tarde, dedicou-se à catequese, ao serviço dos pobres e à pregação, incentivando a conversão e o retorno aos sacramentos.

Realizou missões marcadas pela recitação do rosário, procissões e cânticos à Virgem, propondo: “A Jesus por Maria”. Também fundou as congregações Filhas da Sabedoria e Missionários Montfortianos.

Escreveu o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, obra que marcou a espiritualidade católica.

São Luís partiu para a Casa do Pai em 28 de abril de 1716, aos 43 anos, deixando um profundo testemunho de amor a Jesus por meio de Maria.

São Luís Maria Grignion de Montfort, rogai por nós! 🙏

📌 Siga ACI Digital para mais conteúdo católico.

25/04/2026

NOVENA DAS FAMÍLIAS
DOMINGO NA CATEDRAL SÃO LUIZ.

31/03/2026
https://www.facebook.com/share/p/1EbuqkVz3T/
18/01/2026

https://www.facebook.com/share/p/1EbuqkVz3T/

Hoje celebramos um sim que transformou e continua transformando tantas vidas. 🙌

Parabéns, Padre Marco, pelos seus 18 anos de ordenação sacerdotal! ❤️

Obrigado por ser nosso pai espiritual, por nos conduzir com amor e firmeza e por, cheio do Espírito Santo, nos anunciar uma Palavra viva que brota direto do Coração de Deus.

Obrigado por tudo o que o senhor faz pela nossa comunidade, por se doar diariamente e por nos ensinar a amar mais a Deus e aos irmãos.

Que o nosso Amado Emanuel continue te fortalecendo e renovando o teu chamado a cada dia, e que possamos, juntos, cantar eternamente as misericórdias do Senhor e dar ao nosso Deus “as melhores e as melhoras salvas de palmas desta noiteee!” 🥳

Hoje a noite na Catedral São Luiz Gonzaga Novo Hamburgo -RS✔️ TEM TERÇO DOS HOMENS!
08/01/2026

Hoje a noite na Catedral São Luiz Gonzaga
Novo Hamburgo -RS
✔️ TEM TERÇO DOS HOMENS!

https://www.facebook.com/share/1FqtoDTg3F/
01/12/2025

https://www.facebook.com/share/1FqtoDTg3F/

Diocese de Novo Hamburgo dá início à Campanha para a Evangelização 2025

A Campanha para a Evangelização já começou em toda a Diocese de Novo Hamburgo! O ponto alto será no 3º Domingo do Advento, quando realizaremos a Coleta da Evangelização, destinada às obras missionárias da nossa diocese, dos regionais da CNBB e dos projetos nacionais coordenados pela CNBB em Brasília.

O tema deste ano — “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,1) — nos recorda o verdadeiro sentido do Natal: Jesus deseja entrar em nosso lar, caminhar conosco e renovar nossa esperança. Durante o Advento, somos convidados a viver a Novena de Natal e preparar o coração para acolher o Senhor.

Estamos vivendo o Ano Jubilar da Esperança e da Misericórdia, que se encerra em 28 de dezembro, na Festa da Sagrada Família. Celebramos os 2025 anos do nascimento de Jesus, nossa verdadeira esperança, presente em nós em cada comunhão e que nos envia a evangelizar.

Ao contribuir com a Campanha da Evangelização, você ajuda a levar a Palavra de Deus a muitos lugares, sustenta missionários, fortalece comunidades e permite que mais pessoas experimentem a alegria de acolher Jesus no Natal.

Somos chamados, pelo nosso batismo, a ser Igreja em saída, levando co***lo, esperança e luz onde há escuridão. Que o Espírito Santo nos impulsione a ser sal da terra e luz do mundo!

Preparemos juntos o coração para o Natal.
Participe. Reze. Contribua. Evangelize.

16/11/2025

Hoje, nosso querido padre Marco está de aniversário! Padre, pai, amigo fiel…

Louvamos e agradecemos a Deus pelo dom da sua vida e vocação, que tanto nos inspira e transforma. Em cada Eucaristia, em cada palavra e gesto, trazes o próprio Cristo até nós, permitindo-nos experimentar um “gostinho” do céu aqui na Terra.

Obrigado por compartilhar conosco o seu carisma, por ser um Emanuel em nossas vidas, sempre próximo e presente. Teu coração generoso, sempre aberto às nossas alegrias e dores, nos faz sentir verdadeiramente amados e acolhidos.

Teu amor apaixonado por Jesus nos leva a nos apaixonarmos também por Ele, despertando em nós o desejo de viver mais intensamente a fé e sermos luz para o mundo.

Que juntos possamos cantar eternamente as misericórdias do Senhor e dar “Ao nosso Deus as melhores, as melhores e as melhores salvas de palmas desta noite…” 🥳

Agradecemos a Deus pela sua vida, padre, e pedimos que Ele te abençoe e fortaleça sempre! Te amamos! ❤️

Endereço

Novo Hamburgo, RS

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Terço dos Homens Catedral São Luiz - NH posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Terço dos Homens Catedral São Luiz - NH:

Compartilhar