Santuário N. Sra. do Bom Socorro

Santuário N. Sra. do Bom Socorro Um Santuário construído em homenagem à MÃE DE DEUS. Um lugar convidativo para a família se encontrar em meio à Mata Atlântica.

Há mais de um século acolhe pessoas do Brasil e do mundo, que vem à procura de paz, de Fé e de espiritualidade.

BOM DIA QUERIDA E SAGRADA FAMÍLIA DO SANTUÁRIO NOSSA SHA DO BOM SOCORRO   Domingo de Pentecostes.       Leituras Bíblica...
24/05/2026

BOM DIA QUERIDA E SAGRADA FAMÍLIA DO SANTUÁRIO NOSSA SHA DO BOM SOCORRO

Domingo de Pentecostes.

Leituras Bíblicas.

At 2,1-11

1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”

Jo 20,19-23

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

Meditação.

Jesus soprou sobre eles e disse: ‘Recebam o Espírito Santo’ (Jo 20, 22)

Sem o Espírito Santo, JESUS seria uma história do passado. Uma linda e emocionante história de um Deus que se fez homem e morreu no madeiro, por amor. Restaria apenas um passado inspirador para uma legião inconsolável de fãs.

Mas, o Espírito Santo foi enviado, veio sobre nós, como fogo da presença divina, comunicando a vida de Deus. É ele quem atualiza a presença de Jesus. Por sua atuação, Jesus manifesta-se vivo e operante na sua Igreja; sua presença é real na comunidade que se reúne em seu nome, na palavra ali proclamada e de, maneira especial e sacramental, no pão e no vinho consagrados. No seu Espírito, Jesus vive ressuscitado no meio de sua Igreja, e age por meio dela no mundo.

Sem o Espírito Santo, a IGREJA seria um grupo de gente acuada, fechada dentro de quatro paredes dos seus cenáculos, isolada, com medo do mundo e com o futuro ameaçado.

Mas, o Espírito Santo foi enviado, veio sobre nós, como vento de liberdade, nos fazendo mais confiantes e obedientes a Deus do que aos homens. Com a vinda do Espírito Santo, os discípulos trancados, com medo, abriram as portas e saíram à rua. O testemunho de Pedro, em nome da comunidade, atraiu gente de todas as nações e o número de batizados chegou a três mil pessoas. É o Espírito Santo, que assistindo a Igreja hoje, a faz abrir as portas e sair para encontrar todos e a todos levar a esperança e o amor de Deus.

Sem o Espírito Santo, VOCÊ E EU seríamos apenas grandes admiradores de Jesus de Nazaré, e, quem sabe, sinceros respeitadores do Deus Criador.

Mas, o Espírito Santo foi enviado, veio sobre nós, como água regeneradora, nos trazendo o perdão dos nossos pecados e nos fazendo filhos de Deus. Com o Espírito Santo, a redenção que Jesus alcançou na sua morte e ressurreição nos foi aplicada. Somos, agora, novas criaturas, renascidas como filhos de Deus. Pelo Espírito, falamos com o Pai como filhos que somos e estamos em comunhão com Jesus, como o ramo está unido à videira.
Santuário N. Sra. do Bom Socorro Eu Curto Nova Trento Zinha Darós Bianchini Bernardete Mayer Wilvert Vilma Regis Gonçalves Ana A. Fachini Dulce Schmoeller Bloemer Marilete De Oliveira

MISSAS NO SANTUÁRIO
Sabados e Domingos.10 hs da manhã
PARTICIPE!!

Nova Trento, s.c

Tradicional FESTA de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA  , na comunidade de AGUTI  , aqui em Nova Trento  , s.c  , neste domingo di...
24/05/2026

Tradicional FESTA de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA , na comunidade de AGUTI , aqui em Nova Trento , s.c , neste domingo dia 24 de maio.
Sinta-se todos convidados a participar
Santuário N. Sra. do Bom Socorro

VISITA AO SANTUÁRIO!!Um grupo chamado de "  TOBATAÇO " com várias tobatas  , de familiares e amigos vindos da cidade de ...
23/05/2026

VISITA AO SANTUÁRIO!!

Um grupo chamado de " TOBATAÇO " com várias tobatas , de familiares e amigos vindos da cidade de Alfredo Vaguiner - s.c esteve visitando o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro , neste sábado dia 23 de maio . um grupo muito animado e alegre .
O grupo de amigos elogiou muito o Santuário, por ser um local acolhedor, de muita Fé , devoção e espiritualidade , um local de Paz , uma linda natureza , o grupo de amigos pretendem voltar mais vezes aqui no Santuário Nossa SHa do Bom Socorro, em Nova Trento.
Esse já é o 5° ano que o grupo " TOBATAÇO "vem ao Santuário.
O Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro agradece muito a visita dos nossos irmãos.
Que nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe do Bom Socorro os ilumine e abençoe em todos os momentos de sua vida.
Sejam sempre bem vindos
Santuário N. Sra. do Bom Socorro Eu Curto Nova Trento

Bom dia Sagrada e querida família do Santuário Sábado da 7ª Semana da Páscoa         Evangelho.    Jo 21,20-25Naquele te...
23/05/2026

Bom dia Sagrada e querida família do Santuário

Sábado da 7ª Semana da Páscoa

Evangelho.

Jo 21,20-25

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

Meditação.

Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

Assim termina o evangelho de São João. O que foi escrito nos evangelhos é o suficiente para conhecermos Jesus, sua obra, suas palavras para nos tornarmos seus discípulos.

Na linguagem do evangelista João, Jesus veio nos comunicar a vida eterna, a vida de Deus, que enche de signif**ado nossa existência e nos abre os horizontes da vida definitiva no seio do Pai.

Quantas coisas maravilhosas fez Jesus! Pelo evangelho, temos notícia de algumas. Já são suficientes para o reconhecermos como o enviado do Pai e nos colocarmos no seu seguimento.

Nos outros três evangelhos, chamados sinóticos, a mensagem é a mesma, com outra linguagem. Mateus, Marcos e Lucas falam do Reino de Deus. Jesus vem anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é inaugurado com a sua presença entre nós.

Como estamos estudando o Livro do Apocalipse na Segunda Bíblica, vou acrescentar mais alguma informação. Também o Livro Apocalipse apresenta a pessoa de Jesus e seu Reino. E o faz de uma maneira bem diferente dos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e do evangelho de São João, cuja última página estamos lendo hoje. Enquanto os evangelhos falam de Jesus com histórias e pregações, o Apocalipse fala de Jesus com visões e imagens. É um gênero literário diferente. Mas, a mensagem está em continuidade com os evangelhos. Com visões, sinais e imagens, Jesus é apresentado como Cristo ressuscitado e glorioso, senhor e juiz da história da humanidade.

A boa notícia, o evangelho, é o Reino de Deus acontecendo entre nós, pela presença de Jesus. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O tempo se cumpriu, o Reino chegou, convertam-se, creiam no Evangelho, isto é, nesta boa notícia”.

A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio, essa boa nova (é o que quer dizer a palavra ‘evangelho’) é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade.

O Reino continua sendo anunciado e atuado pela pregação e pelo testemunho dos discípulos de Jesus. Por suas palavras e suas ações, Jesus continua construindo o Reinado do Pai no mundo.

Santuário N. Sra. do Bom Socorro Ana A. Fachini Dulce Schmoeller Bloemer Dalva Grieco Marilete De Oliveira Zenaide Luciani Veneri Paróquia São Virgílio - Nova Trento Zinha Darós Bianchini

Bom dia Sagrada e querida família do Santuário Nossa SHa do Bom Socorro Quarta-feira da 7ª Semana da Páscoa.      Evange...
20/05/2026

Bom dia Sagrada e querida família do Santuário Nossa SHa do Bom Socorro

Quarta-feira da 7ª Semana da Páscoa.

Evangelho.

Jo 17,11b-19

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”

Meditação.

Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno (Jo 17, 15)

Na oração que Jesus fez ao Pai, rogando por nós, ele disse que não pedia que o Pai nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do maligno. De fato, no Pai Nosso, ele nos ensinou a pedir ao Pai que nos livre do mal. Não que nos tire do mundo, mas que nos guarde do mal que está no mundo, foi o pedido dele.

Neste sentido, há uma outra expressão nessa oração de Jesus muito especial: “Eles não são do mundo, como eu também não sou do mundo”. Nós não somos do mundo, estamos no mundo. Jesus também não é do mundo. Mas, veio ao mundo com a missão de salvá-lo.

No evangelho de João, aparece muito clara a oposição entre Jesus e o mundo. O mundo seria a ruindade que está no nosso meio, essa parte perversa em nós e na sociedade que se opõe a Deus, o domínio do pecado. Poderíamos entender essa palavra ‘mundo’ como a humanidade decaída. E Jesus identif**a que o mal desse mundo tem sua inspiração e seu comando no demônio, sendo este, no seu dizer, o pai da mentira. Este está em oposição ao Espírito da Verdade, o Santo Espírito de Deus.

O mundo é, então, esse conjunto de forças que está longe de Deus e que se opôs a Jesus, levando-o à morte. E que se opõe também aos discípulos, penalizando-os com a mesma perseguição. A rejeição e a perseguição foram muito fortes nas primeiras gerações de cristãos. O mundo que rejeitou Jesus rejeitou também a pregação e o modo de vida dos seus seguidores.

Às vezes, somos tentados a pensar numa separação completa entre o que é do mundo e o que é de Deus. E pensamos, erradamente, que de Deus são as coisas religiosas e do mundo são as coisas seculares. Engano. Tudo é de Deus, ele está em tudo e em todos. Deus se manifesta e comanda também o que nos parece secular, fora da órbita do sagrado. O que Deus criou é dele. O sonho é que tudo seja reino de Deus.

Às vezes, somos tentados também a pensar que, de um lado está o bem e do outro está o mal. Também este é um engano. As coisas podem estar misturadas, como Jesus mostrou na parábola do joio e do trigo. Não dá para arrancar logo o joio, senão prejudica o trigo que está crescendo ao seu lado. E só dá pra saber mesmo certinho quem é quem quando chega a hora de dar frutos. Quer coisa mais santa do que o grupo dos apóstolos, que Jesus pessoalmente escolheu, depois de uma noite de oração?! Pois, o traidor foi um dos doze apóstolos. As coisas, realmente, estão misturadas.

Mesmo habitado pelo mal, o mundo foi amado por Deus. E Jesus veio para convidá-lo à conversão. “Deus tanto amou o mundo que enviou o seu filho unigênito”. E o próprio Jesus explicou, para escândalo dos fariseus: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

Santuário N. Sra. do Bom Socorro Eu Curto Nova Trento Virgílio NT Zinha Darós Bianchini Paróquia São Virgílio - Nova Trento Marcio Fernando Carissimi Aldorema Costa Ana A. Fachini

Hoje dia 19 de maio de 2026  comemoramos 24  anos da CANONIZAÇÃO DE SANTA PAULINA , PELO SAUDOSO  PAPA JOÃO PAULO  ll  ....
19/05/2026

Hoje dia 19 de maio de 2026 comemoramos 24 anos da CANONIZAÇÃO DE SANTA PAULINA , PELO SAUDOSO PAPA JOÃO PAULO ll . na Praça São Pedro ,
ROMA . ITÁLIA .
19 , 05 , 2002
19 -05-2026

" Aceitar a Jesus como único Salvador, é ter já o céu no coração "
Santa Paulina.
SANTA PAULINA.
ROGAI POR NÓS.
Santuário N. Sra. do Bom Socorro Eu Curto Nova Trento Virgílio NT Paróquia Santa Teresinha - Brusque SC

Bom dia queridos irmãos e irmãs Solenidade da Ascensão do Senhor.  Dia Mundial das Comunicações Sociais     Evangelho.  ...
17/05/2026

Bom dia queridos irmãos e irmãs

Solenidade da Ascensão do Senhor.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Evangelho.

Mt 28,16-20

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Meditação

Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28, 20)

Este é o domingo da ascensão de Jesus ao céu. A ascensão é o coroamento de toda sua vida e sua obra: vida, paixão, morte e ressurreição. Pela ascensão, o vemos entrando na glória de Deus, inserindo-se definitivamente em Deus. E lá se foi ele com a nossa humanidade. Sempre foi o filho, no seio da Trindade. Mas, agora, é também um de nós, filho da nossa humanidade. O primeiro de todos nós, vencedor do mal, do pecado e da morte. Foi à nossa frente e vai nos preparar um lugar para estarmos sempre com ele. Os discípulos, no monte, f**aram olhando para o alto, absortos com esse mistério tão grande. Jesus está em Deus.

Antes dessa partida, Jesus tinha instruído os discípulos. Duas coisas importantíssimas ele explicou. A primeira: Nele, estava todo o cumprimento das Escrituras Sagradas. Como eles diziam “a lei, os profetas, os salmos”, tudo apontava para ele que veio anunciar o Reino de Deus. Na sua paixão, morte e ressurreição estava o cumprimento de todas as promessas aos antigos. E a segunda: Voltando, ele enviaria o Espírito Santo, a força do alto que seria derramada sobre eles. O Espírito, que viria da parte do Pai e dele, os ajudaria a entender o seu legado e a ser fieis à grande tarefa que ele lhes deixaria.

A grande tarefa seria a continuação de sua missão. Eles seriam suas testemunhas. Falariam a todos sobre sua vida e seus ensinamentos, anunciando a conversão e o perdão dos pecados em seu nome. Começariam isso por Jerusalém. Foi ali que Jesus concluiu a sua parte. Ali, começaria a deles. Em pouco tempo, receberiam o mesmo Espírito que conduziu Jesus em sua vida missionária.

A ascensão não é a ausência de Jesus. Certo, não está mais presente fisicamente. Mas, é uma nova forma de estar presente. É ele quem anuncia o Reino, quem vai atrás da ovelha perdida, quem purif**a o leproso, quem redime os pecadores. Agora, ele age por meio de seus discípulos, de suas comunidades, de sua Igreja, o seu corpo. A sua presença é obra do Espírito Santo na vida e na missão dos que o amam e guardam a sua palavra. Depois de dar aos discípulos o mandato de realizar a missão pelo mundo todo, ele fez uma promessa: “Eis que estarei com vocês, todos os dias, até a consumação dos séculos”. A ascensão é uma nova e eficiente forma dele estar presente.
Santuário N. Sra. do Bom Socorro Eu Curto Nova Trento Paulo Cesar De Morais Morais Ana A. Fachini Zinha Darós Bianchini Virgílio NT Dulce Schmoeller Bloemer Marilete De Oliveira Aldorema Costa Ieda Sgrott

Bom dia querida e Sagrada Família do Santuário Nossa SHa do Bom Socorro  Sábado da 6ª Semana da Páscoa.     Evangelho   ...
16/05/2026

Bom dia querida e Sagrada Família do Santuário Nossa SHa do Bom Socorro

Sábado da 6ª Semana da Páscoa.

Evangelho

Jo 16,23b-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amas­tes e acre­ditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

Meditação

Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará (Jo 16, 23)

Todo dia, a gente reza no Pai Nosso: “Santif**ado seja o vosso nome”. Este é o primeiro dos sete pedidos desta bela oração. Com esta palavra “Santif**ado seja o vosso nome”, estamos pedindo e nos comprometendo com a glorif**ação de Deus. “Nome” aqui não é um nome que Deus tenha. “Nome” é o próprio Deus, a sua santíssima pessoa, uma forma de falar dele mesmo. “Santif**ado seja o vosso nome” é quase como dizer “Que todos te glorifiquem, te bendigam, Senhor Deus”. Se você entendeu isso, entendeu o evangelho de hoje.

Jesus disse aos discípulos: “Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará”. Você entende isso, claro. Mas, se você der uma chance ao Espírito Santo, você vai ter um entendimento ainda maior. É o Espírito Santo quem nos revela os mistérios de Deus.

Quando alguém nos diz “peça isso a fulano de tal em meu nome”, entendemos que vamos pedir alguma coisa invocando o prestígio ou a autoridade daquela pessoa que nos enviou. Não é assim? ‘Em meu nome’ seria, no nosso entendimento, a mandado dele ou no lugar dele. É isso? Mesmo que isso seja verdade no nosso linguajar, não é o sentido do texto bíblico, o que Jesus quis dizer. Olhando direitinho o que está escrito (e está escrito originariamente em grego), esse “em meu nome” quer dizer “em união comigo”. Lembre-se do Pai Nosso. “Santif**ado seja o vosso nome”. O “nome” é a pessoa de Deus. Jesus dizendo “em meu nome” quer dizer “em mim”, “comigo”. Está seguindo? “Em nome de Jesus” não é a mando de Jesus ou no lugar dele. É ‘com’ Jesus, nele. “Em meu nome” quer dizer “em união comigo”.

Você se lembra da parábola da videira? Ele disse: “Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês”. O raminho enxertado agarra-se à videira e se identif**a com ela. Só assim alimenta-se de sua seiva e realiza a vocação da videira, produz muito fruto. O cristão está de tal forma unido a Cristo, que identif**a-se com ele. Paulo escreveu naquela carta: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Essa identif**ação com Cristo é obra do Espírito em nós.

Quando pedimos alguma coisa “em nome de Jesus”, pedimos ‘unidos a Jesus’. Não somos mais ramos periféricos, somos um com a videira. Se estivermos unidos a Jesus, então quem pede mesmo é Jesus. Sendo assim, claro que o Pai atende. Aliás, como disse Jesus, “eu nem vou dizer que vou pedir por vocês, porque o Pai ama vocês porque vocês me amam e acreditam sinceramente que saí dele”. Jesus está de tal modo unido ao Pai, que se identif**a com ele. “Eu e o Pai somos um”. E nós estamos de tal forma unidos a Jesus que nos identif**amos com ele. “Permaneçam em mim, eu permaneço em vocês”.
Santuário N. Sra. do Bom Socorro Aldorema Costa Ieda Sgrott Paróquia Santa Teresinha - Brusque SC Dulce Schmoeller Bloemer Zinha Darós Bianchini Ana A. Fachini Dalva Grieco Virgílio NT Marilete De Oliveira

Bom dia querida e Sagrada Família do Santuário   Sexta-feira da 6a. Semana da Páscoa. Dia Missionário na AMA  Evangelho....
15/05/2026

Bom dia querida e Sagrada Família do Santuário

Sexta-feira da 6a. Semana da Páscoa.

Dia Missionário na AMA

Evangelho.

Jo 16,20-23a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós f**areis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, f**a angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

Meditação.

Depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 16, 21)

Essa palavra de Jesus é impressionante: uma comparação que ajudou os discípulos e as discípulas a entenderem o que estava acontecendo ou se prepararem para o que iria acontecer. A comunidade estava angustiada e sofrendo, porque chegara a hora de Jesus, a hora de sua paixão. Jesus comparou a situação da comunidade à mulher que está sentindo as contrações do parto.

No tempo de Jesus, não havia cesariana, nem anestesia. As mulheres davam à luz em casa, nem nenhuma assistência médica. As mães da idade de minha mãe, mesmo vinte séculos depois, também deram à luz em casa, apenas com a assistência de parteiras práticas. Essas mães podem dizer de que sentimentos eram tomadas na proximidade do parto: apreensão, angústia. E as dores que tinham que suportar no parto... É a essa angústia da chegada da hora que Jesus está se referindo.

Ele está falando de sua paixão e morte, da apreensão e do sofrimento que provocaram na comunidade dos discípulos. E olha que coisa incrível! Está falando de sua morte como de um parto, de um nascimento. “A mulher, quando deve dar à luz, f**a angustiada porque chegou a sua hora”. Essa palavrinha ‘hora’ é usada muitas vezes por Jesus, no evangelho de João, para falar de sua paixão e morte. Por exemplo: “Pai, chegou a hora, glorif**a o teu filho”. A hora é a hora de sua morte. E ele está comparando a comunidade dos discípulos com a parturiente. Quando a comunidade pressentiu que chegara a hora de Jesus, ficou triste, angustiada, sofrida.

E Jesus completou: “Mas, depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo”. A alegria de um homem ter vindo ao mundo. De que Jesus está falando? Está se referindo à sua ressurreição. A ressurreição está sendo comparada com um novo nascimento. A tristeza vai se transformar em alegria. A ressurreição é a vitória sobre a morte, a morte natural e a morte eterna. Na ressurreição, nasceu o homem novo, a nova criatura. Jesus ressuscitado é a pessoa humana que realizou plenamente a sua vocação de pessoa humana. Na ressurreição, nasceu a nova humanidade: a pessoa humana em paz com Deus, vencedora sobre o pecado e a morte. Renascemos na ressurreição de Jesus. Renascemos numa nova condição, a de filhos e irmãos reconciliados. Foi para isso que nascemos.

Santuário N. Sra. do Bom Socorro Dulce Schmoeller Bloemer Veronica Galvan Raiser Ana A. Fachini Ieda Sgrott Zinha Darós Bianchini Aldorema Costa Paróquia São Virgílio - Nova Trento

BOM DIA SAGRADA FAMÍLIA DO SANTUÁRIO NOSSA SHA DO BOM SOCORRO 13 de maio de 2026  Quarta-feira da 6ª Semana da Páscoa. D...
13/05/2026

BOM DIA SAGRADA FAMÍLIA DO SANTUÁRIO NOSSA SHA DO BOM SOCORRO

13 de maio de 2026

Quarta-feira da 6ª Semana da Páscoa.

Dia de Nossa Senhora de Fátima

Dia de Santa Maria Mazzarello

Evangelho

Jo 16,12-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorif**ará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

Meditação

Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade (Jo 16, 13)

“Tenho ainda muitas coisas a dizer a vocês, mas vocês não são capazes de compreender agora”, disse Jesus em clima de despedida, na ceia. A despedida é sempre uma hora muito difícil. Quem está se despedindo, você sabe, está preocupado com uma porção de coisas, não é verdade? Preocupa-se em garantir a continuidade dos seus trabalhos, em instruir sobre o que fazer quando aparecer esse ou aquele problema, em assegurar o amparo para aquele membro mais frágil da família... Enfim, enquanto coisas como essas não estejam resolvidas, a pessoa não pode partir em paz, seja para uma viagem curta, seja para a grande viagem. A despedida de Jesus leva vários capítulos, no evangelho de São João. É o momento de grandes revelações. E de orientações muito sérias.
Santuário N. Sra. do Bom Socorro Marilete De Oliveira Virgílio NT Zinha Darós Bianchini Aldorema Costa Ieda Sgrott Nilo Junckes Carlos Roberto Tridapalli Dalva Grieco Paróquia Santa Teresinha - Brusque SC

10/05/2026

Endereço

Santuário Nossa Senhora Do Bom Socorro
Nova Trento, SC
88270-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Santuário N. Sra. do Bom Socorro posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Santuário N. Sra. do Bom Socorro:

Compartilhar

Categoria