VENHA NOS VISITAR! A Igreja Anglicana em Nova Lima. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) é 19ª Província da Comunhão Anglicana, única no Brasil em comunhão com o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, que é referência máxima da liderança mundial anglicana. É uma igreja hierárquica, organizada estruturalmente segundo a mais antiga e tradicional divisão em dioceses. Cada diocese tem como ref
erência o seu bispo diocesano. Nosso bispo diocesano é o Revmo Eduardo Coelho Grillo, que é o bispo da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (DARJ) e abrange também os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A sede diocesana está no Rio de Janeiro. A Paróquia São João Batista (Igreja Anglicana em Nova Lima) está ligada à Diocese Anglicana do Rio de Janeiro e é parte integrante da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB): uma igreja anglicana, cujas raízes encontram-se na primitiva Igreja Cristã surgida na Inglaterra desde os tempos dos apóstolos. A IEAB existe em Nova Lima, desde 1834, quando da fundação da St. John Del Rey Mining Company Limited, para a extração de ouro na região. A companhia, de origem inglesa, trouxe cerca de 150 famílias da Inglaterra, como também um capelão anglicano. O templo atual foi construído em sóbrio estilo normando, por volta de 1911. Foi consagrado em 22 de fevereiro de 1914. No centenário da Igreja, graças ao empenho da comunidade e inspiração da Reverenda Meriglei Borges Silva Simin - a primeira reverenda mulher a dirigir a Igreja de São João Batista - o templo foi todo restaurado. Desde o telhado que, obedecendo o projeto original da Igreja, teve todo o madeirame dos forros feito de Pinho de Riga e as telhas no modelo francês, até a mesa do altar que, após refeita, recebeu desenhos normandos. A madeira que ainda pôde ser aproveitada foi utilizada na confecção de um sacrário e pequena capela no braço esquerdo do templo. A cruz celta também foi refeita e o vitral todo restaurado (assista ao vídeo da restauração em nosso perfil!)
Em 2018, foi feita a restauração do órgão de tubos da Igreja. Doado em 1933 pela Companhia Saint John D'el Rey, trata-se do único órgão deste modelo no Brasil. Em 2020, a igreja passou a ser dirigida pelo Pároco Reverendo Robert Correa, que em sua missão, vem aos poucos dando o seu toque pessoal, mantendo e preservando tudo que encontrou e pensando sempre em melhoras constantes. Não deixe de acompanhar, aqui na Fan Page e em nosso instagram, a nossa programação de eventos, celebrações, orquestras e apresentações. Cultos todos os domingos, 09h30. Venham participar conosco!