05/05/2023
Resiliência é um termo da física usado para designar a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido manifestados a uma deformação elástica.
Esse termo é usado pela minha psicologia para explicar a capacidade que um indivíduo tem para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. , a resiliência faz com que uma pessoa possa se levar, se superar mesmo depois de uma queda.
Uma pessoa resiliente é alguém que consegue encontrar soluções, estratégias, formas de seguir a vida mesmo com todos os problemas que ela está enfrentando. E sim, você é resiliente e isso é incrível!
Você já passou por tanta coisa na vida, já perdeu amigos, amores, sonhos. Já chorei de tristeza, de saudades, de medo, por perdas por dores externas e interiores. Já ficou magoado, machucado e ferido.
Você já foi traído(a) por amigos, por amores, por pessoas em que você confiava. Você viu a vida seguindo rumos completamente diferentes do que um dia havia planejado. Você já se olhou no espelho e mesmo vendo suas imagens refletidas ali, não conseguiu se reconhecer.
E eu posso te contar uma coisa? Você passou por tudo isso e superou. Quando você pensou que estava tudo perdido encontrou uma força lá no fundo da alma e reagiu. Colocou um sorriso no rosto mesmo quase chorando e andando continuamente. Você engoliu o nó na garganta incontáveis vezes, você persistiu pelos seus sonhos e objetivos como unhas e dentes, você chorou pela sua família, pelos seus amigos, por você.
Você até caiu, mas se estava usando, tirou a poeira do corpo e deu a volta por cima. Talvez ainda não tenha dado, mas vai dar sim, quer queira, quer não, você vai conseguir. Porque é isso que você sempre faz, você consegue. Mesmo cansado, mesmo com medo, mesmo ferido, mesmo magoado, você sempre consegue se levantar no final.
Se você não sabia, acabou de saber que você é um ser humano extraordinário, um ser humano resiliente. Sinto muito orgulho de você, pois já sinto muito de mim.
A verdade é que tudo depende do ângulo pelo qual estamos olhando. A vida é bela, é incrível e tem um colorido admirável, mas as vezes olhando de baixo não percebem.
Se permita todos os dias subir o elevador e olhar a vista de cima, se permita olhar com os olhos espirituais para sua vida e perceber que há beleza no cenário que está vivendo.
Quando tudo ficar preto e cinza, quando o mar não chamar mais sua atenção, quando o trânsito atrapalhar sua visão/audição, suba o elevador e veja de cima o quão bela é a paisagem.
Tudo é questão de ângulo, olhe pelo certo e perceba o quão inspirado você foi por ter uma bela paisagem para admirar.
Eu vivo em função de te agradar e sério, eu sou tão feliz por isso. Não é uma relação de escravização, manipulação ou algo do tipo, é só uma relação de dependência, eu dependo de você e isso faz de mim alguém melhor.
Tenho vivido todos esses anos da minha vida buscando desenfreadamente de te fazer feliz, te sentir que tem se alegrado de minhas ações, que de alguma forma eu tenho sido útil para você.
Eu o amo e preciso de você bem mais que o ar que eu respiro ou a luz do dia que vejo todas as manhãs, você é a força que me move, que me impulsiona a ser diferente, a ser luz em meio às trevas, sal em meio a falta de sabor. Obrigada por me amar, obrigada por cuidar de mim, por estar do meu lado mesmo quando tudo parece perdido, eu também sempre fui desses de estar por você, exceto quando estive doente.
Ultimamente tenho percebido que está todo mundo querendo ser forte, invencível, durão e corajoso. Tá todo mundo de roupa de Super Homem e Mulher Maravilha, mas deixa só eu te contar um segredo: Você é humano e só isso já te faz frágil!
Eu sou uma pessoa fechada, diria até retraída. Eu não sou muito dado aos relacionamentos, eu não sei fazer amizade na fila da lotérica como minha mãe e muito menos com o porteiro do posto de saúde como meu pai. Eu trato todos com educação, mas amizade para mim é diferente.
Eu preciso conhecer a fundo a pessoa, preciso analisar quem de fato ela é, o que faz, como faz e se há algum interesse nessa aproximação. Eu juro que já tentei ser diferente, tentei ser mais receptivo, mas aberto, confiar mais nas pessoas e me permitir relacionar como elas sem o medo de sofrer algo com isso, porém estou sempre com o pé atrás no que diz respeito aos relacionamentos.
Espero profundamente que alguém, algum dia, seja capaz de me fazer esquecer as dores e só perceber as cicatrizes nos lugares onde antes eram feridas abertas.
Espero que algum dia você possa se amar, pelo que faz, pelo que vê, pelo que tem e principalmente, por ser você mesmo.
De alguém que hoje se ama um pouquinho mais a cada dia e te ama também.
Que esse ar que respiro agora conecte todos nós numa só energia, a do AMOR ao PRÓXIMO.