19/05/2026
ENCONTRO DE DISCÍPULOS COM DEUS -
Depois, disse a Moisés: Sobe ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de longe. E só Moisés se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele. Vindo, pois, Moisés e contando ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos, então, o povo respondeu a uma voz. E disseram: Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos. E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; e enviou certos jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrif**aram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos. Então, tomou Moisés aquele sangue, e o espargiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue do concerto que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras. E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de safira e como o parecer do céu na sua claridade. Porém ele não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; mas viram a Deus, e comeram, e beberam. Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e f**a lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinares. E levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e subiu Moisés o monte de Deus.
O dedo de Deus. “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” A história de Moisés e Arão no Egito nos mostra como o poder de Deus se manifestava em sinais e maravilhas. Deus escreveu os Dez Mandamentos nas tábuas de pedra com seu 'dedo' (Deuteronômio 9.10, Êxodo 31:18), mostrando que a Palavra de Deus é inspirada e sobrenatural. A declaração do salmista (Salmo 8:3-4) também nos mostra a mão de Deus na criação do universo. Jesus, ao escrever na terra com o dedo, demonstrava que a verdadeira justiça e a salvação vêm de Deus, não do julgamento humano (João 8:6-8). Ele também afirma que a cura e a expulsão de demônios acontecem pelo 'dedo de Deus', mostrando que tudo que Ele faz é da parte do Pai (Lucas 11:20, Mateus 12:28). Jesus, ao curar um surdo, usa seus dedos para abrir os ouvidos e libertar a língua do homem (Marcos 7:32-35), simbolizando o poder de Deus para abrir nossos corações e mentes à sua Palavra. Deus deseja que ouçamos sua voz e sejamos libertos da escuridão. O 'dedo de Deus' é uma imagem poderosa que representa a manifestação do poder e da graça de Deus na história e na vida de cada pessoa. Ele opera de maneiras sobrenaturais, ensinando, liberando, julgando e restaurando. Os milagres são frequentemente associados ao “Dedo de Deus”, pois representam intervenções sobrenaturais que desafiam as leis naturais. Na tradição cristã, muitos acreditam que os milagres são uma demonstração do poder de Deus e uma confirmação de Sua presença. Quando um milagre ocorre, é visto como um ato do “Dedo de Deus”, que revela Sua compaixão e amor pela humanidade. A oração é uma prática fundamental na vida cristã, e muitos crentes acreditam que, através da oração, podem invocar o “Dedo de Deus” em suas vidas. Através da oração, os fiéis buscam a intervenção divina, pedindo orientação, cura e proteção. Essa prática é vista como uma forma de alinhar a vontade pessoal com a vontade de Deus, permitindo que o “Dedo de Deus” atue de maneira poderosa nas circunstâncias da vida. A oração, portanto, é um meio pelo qual os cristãos experimentam a ação do “Dedo de Deus”.
No cume do monte encontrar-se com o Senhor, e mesmo assim continuar a buscá-lo, é o paradoxo da alma que perscruta a Deus. "E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel." Para alcançar o topo de uma montanha, é necessário ter paciência, calma e persistência. A verdade é que crescemos imaginando um futuro em que estamos lá, alcançando todo o sucesso que passamos a vida sonhando. Sabemos que ela existe e a nossa meta é subi-la, mas não temos a mínima ideia de como será a escalada. Quando começamos realmente a tomar consciência da nossa vida, das nossas atitudes e de toda a história que estamos escrevendo sobre o nosso eu é que enfim nos deparamos com o primeiro degrau. E então entendemos que a escalada não seria em um morro, mas em uma escada com incontáveis degraus. Porque estes momentos, mais do que os de felicidade extrema, serão os responsáveis por fortalecer seus músculos e sua mente para que você aguente a caminhada. Porque nós, seres humanos, temos aversão à perda e à queda. Sempre que algo do tipo acontece conosco, desistimos e, muitas vezes, desistimos antes mesmo de que algo ruim aconteça. Só para evitar que realmente venha a acontecer. O medo do que pode ou não acontecer, impede muita gente de dar o primeiro passo. Se você, porventura, esteja travado no início da sua escada e não sabe como dar o primeiro passo, aqui vai uma dica valiosíssima para você: nunca, em hipótese alguma, se preocupe com os degraus que vem depois do que está agora na sua frente. Você já sabe onde quer chegar então se concentre apenas no primeiro degrau que vai te levar até lá. Amanhã, quando você tiver conseguido dar o primeiro passo, você vai se concentrar no segundo degrau. E vai seguindo assim, por etapas, sem se preocupar com o montante ou com a quantidade de coisas que é preciso fazer para alcançar o que você deseja. Acredite que é possível e visualize que você alcançou o que deseja, mas nunca pense que é impossível pela quantidade de coisas que precisam ser feitas. Quando pensamos no montante, realmente parece ser impossível. Mas quando pensamos em cada etapa e organizamos o que precisa ser feito como pequenas metas, as coisas começam a acontecer e tomar forma sem que ao menos percebamos. Dito isso, eu espero que você possa subir o seu primeiro degrau e quando isso acontecer que você não pare nele, que persista. Mas que, acima de tudo, curta e se divirta durante o processo. A visão lá de cima é uma experiência melhor, respiramos um ar diferente, vemos Deus por uma magnitude