Ilẹ Àṣẹ Obá Odẹ Mí Àyè

Ilẹ Àṣẹ Obá Odẹ Mí Àyè Sejam Bem Vindos. 🙏

20/10/2024

Provérbio Yorùbá:

"Ilé la tí ń k'ẹ́ṣọ̀ọ́ ròde”

Tradução:
"A caridade começa em casa"

Mensagem:

Bom caráter e comportamento são aprendidos dentro de casa.

Vocês conhecem quais são os sete doces da festa de Cosme e Damião?Então vamos lá:O doce de leite para mamãe Yansã, para ...
26/09/2024

Vocês conhecem quais são os sete doces da festa de Cosme e Damião?

Então vamos lá:

O doce de leite para mamãe Yansã, para que nunca falte a fé nos corações ,que é o alimento da alma, como sua chuva que cai e jorra, o leite materno jorra do cuidado de nossa mãe dos raios e ventos.

A Maria mole branca, como a espuma do mar e as ondas de Mamãe Iemanjá, e que sempre lembremos que nossa alma tem que ser maleável ao aprendizado e todos os dissabores derretem com o perdão e o amor.

A cocada branca , que advém de uma fruta com uma casca tão dura e resistente, mas com paciência se encontra no seu interior, água e polpa, que alimenta e sacia a sede.

Como Papai Ogum que é o provedor, vence as batalhas da vida, protege com seu escudo, mas é o Pai amoroso que não abandona seus filhos.

A goiabada que na sua polpa trás a fartura de suas sementes, pedrinhas duras,e que com a transformação do fogo, faz a polpa cheia de cristais, sair do estado de pouca massa, para algo de extremo sabor.

Como Xangô, trás as suas pedreiras como elemento, mas no poder do seu fogo nos molda com extremo conhecimento.

Os pirulitos que em sua forma, trás as flechas de Oxóssi, nos lembrando que para obtermos o doce da vida, temos que primeiro saber caçar, e atirar as setas para os caminhos certos.

As 7 balinhas, doces como mel, como os seixos redondos da nossa Mamãe Oxum, nos ensinando que só o amor constrói, blinda e nos faz caminhar em passos largos. Que nunca faltará o Ouro da alma e a proteção de suas pedras da cachoeira.

E por fim a bananada, feita da banana da terra do meu grande Papai Omulu, que com seu campo sagrado, trás na bananeira o símbolo da resistência, e para futuros cachos de frutas,tem que cortar o pé que já cumpriu sua finalidade e deixar um novo broto sádio crescer e dar frutos.

O bolo que é o rei da festa é consagrado a Oxalá, onde reúne todos ingredientes que aprendemos na Umbanda.

Reunião de todos os ingredientes para fazê-lo,como nós que somos reunidos para um bem maior em seu nome.

Amor na execução , pois quem cozinha sabe que um bolo se não for feito com amor e cuidado ele não cresce e pior sola.

Paciência e resiliência, em esperar a hora e depois de pronto, deixar esfriar para poder retirar da forma e mexer.

O recheio, o ingrediente que é feito para dar o gosto e torná-lo melhor. Uma prática que temos que fazer em todos os momentos, buscar o melhor de nossos dias.

Ser gratos por aquilo que temos e nos tornar merecedores daquilo que almejamos ter.

O glacê, nada mais é que a humildade, porque ele pode até enfeitar , mas sem o bolo ele não existiria, e o seu papel é só um acabamento.

Como nós que somos somente um instrumento da luz de nossos Orixás e guias de luz. E por final, a fraternidade, pois bolo que é bolo tem que ser partido, partilhado, distribuído, pois ninguém come um bolo sozinho.

Salve Cosme e Damião !

O sucesso não é definitivo.O fracasso não é fatal.É a coragem de continuar que conta.Não existe fracasso para quem é fil...
14/09/2024

O sucesso não é definitivo.
O fracasso não é fatal.
É a coragem de continuar que conta.

Não existe fracasso para quem é filho da forja porque, até quando se perde, ele sabe que ganha 🔥

Ògún yẹ, Mo yẹ






Esu é o primeiro átomo, e existe uma partícula sua em todas as coisas do Universo. Nem todos são capazes de enxergar sua...
31/08/2024

Esu é o primeiro átomo, e existe uma partícula sua em todas as coisas do Universo.

Nem todos são capazes de enxergar sua magnitude, a existência de Esu desafia a própria lógica.
🗿🥥🪔⚜️🔥

A Fé nos cerca em todos os lugares, mas é na alma que ela faz morada.Faça do teu corpo o templo da natureza.Deseje o bem...
25/08/2024

A Fé nos cerca em todos os lugares, mas é na alma que ela faz morada.
Faça do teu corpo o templo da natureza.
Deseje o bem, faça o melhor, zele por vidas, e terás eternamente a honra de ser abençoado pelo Orixá.

Candomblé realizado no dia 24/08/2024.

Ajẹun significa comer junto. É o momento sagrado que se faz no coletivo, onde juntos uma comunidade alimenta o corpo e o...
12/08/2024

Ajẹun significa comer junto. É o momento sagrado que se faz no coletivo, onde juntos uma comunidade alimenta o corpo e o espírito.

FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS OS PAIS DE SANTO...Ser Pai de Santo é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por caus...
11/08/2024

FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS OS PAIS DE SANTO...

Ser Pai de Santo é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.

Ser Pai de Santo é caminhar na dúvida cheia de certezas, é correr atrás das nuvens num dia de sol e alcançar o sol num dia de chuva.

Ser Pai de Santo é chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza, é cancelar sonhos em prol de terceiros, é acreditar quando ninguém mais acredita, é esperar quando ninguém mais espera.

Ser Pai de Santo é identificar um sorriso triste em uma lágrima falsa, é ser enganado e sempre dar mais uma chance, é cair no fundo do poço e emergir sem ajuda.

Ser Pai de Santo é se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas, é distribuir emoções que nem sempre são captadas.

Ser Pai de Santo é comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever, é construir castelos na areia, vê-los desmoronados pelas águas e ainda assim amá-las.

Ser Pai de Santo é saber dar o perdão, é tentar recuperar o irrecuperável, é entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.

Ser Pai de Santo é estender a mão a quem ainda não pediu, é doar o que ainda não foi solicitado.

Ser Pai de Santo é ter a arrogância de viver apesar dos dissabores, das desilusões, das traições e das decepções.

Ser Pai de Santo é ser pai dos filhos dos outros e muitas vezes não ser dos seus,e amar igualmente e nem sempre ser amado.

Ser Pai de Santo é ter confiança no amanhã e aceitação pelo ontem, é desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos e fincar a bandeira da conquista em meio a derrota.

Ser Pai de Santo é entender as fases da lua por ter suas própria fases. É ser “nova” quando o coração está a espera de filhos de Santo, ser “crescente” quando estes filhos batem a sua porta, ser “cheia” quando já não cabe tantos filhos no Ylê e “minguante” quando muitos desses filhos vão embora cortando seu coração ao meio com injurias e falsas palavras.

Ser Pai de Santo é hospedar dentro de si o sentimento de perdão, é voltar no tempo todos os dias e viver por poucos instantes coisas que nunca ficaram esquecidas.

Ser Pai de Santo é cicatrizar feridas de outros e inúmeras vezes deixar as suas próprias feridas sangrando e doendo.

Ser Pai de Santo é chorar calado as dores de todo mundo e em apenas um segundo já estar sorrindo.

Ser Pai de Santo é subir degraus e se os tiver que descer não precisar de ajuda, é tropeçar, cair e voltar a andar sozinho.

Ser Pai de Santo é saber ser super-homem quando o sol nasce e virar Cinderela quando a noite chega.

Ser Pai de Santo é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um grande tesouro escondido chamado fé... e ainda assim dividi-lo com o mundo, mesmo que o mundo não mereça e sem esperar nada em troca!

SER PAI DE SANTO NA REALIDADE É APRENDER QUE DESDE O COMEÇO VOCÊ SEMPRE ESTEVE SÓ, QUE PODE CONTAR APENAS COM SEUS SANTOS, PORQUE ELES SERÃO OS ÚNICOS QUE SÓ VÃO EMBORA DEPOIS QUE VOCÊ FOR EMBORA DESTE MUNDO.

🏹💙

Você já deve ter ouvido as expressões: “preciso cuidar do meu Orí”, “Vou tomar borí”, “Reze ao seu Orí”, “Faça um banho ...
09/08/2024

Você já deve ter ouvido as expressões:
“preciso cuidar do meu Orí”,
“Vou tomar borí”,
“Reze ao seu Orí”,
“Faça um banho para o seu Orí”,
“Alimente seu Orí com bons pensamentos e boas palavras”,
“Cuidado com o que você faz com seu Orí”,
“Nenhum Orixá abençoa seu filho se Orí não permitir”.

A integração de pensamento e emoção cria Orí Ire, que sua cabeça não te sabote e nem seja ruim.

07/08/2024

Magia contra ataque de inimigos... e para aquisição de bens.
Proteja-se... Faça por sua vida....
Vença os inimigos declarados, e os ocultos.

" A magia qualquer pessoa pode usar".

Èjì Ogbè, traga-me dinheiro
Ìyèròsùn traz dinheiro para mim.

"Èjìogbè wá gbere tèmi fún mi
Ìyèròsùn ló ní kí won ó fi ire ajé sùn mi bò"

(Chama no privado, e adquira já o seu)
Link na Bio.

Endereço

Nova Iguaçu, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilẹ Àṣẹ Obá Odẹ Mí Àyè posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria