Nova Iguaçu perdia a posição de maior produtor nacional de laranja, atividade esta que entrava em decadência no Município. Em lugar de plantações, surgem os loteamentos, as indústrias e a Rodovia Presidente Dutra. Naquele mesmo ano, o Diácono José Antonio da Silveira e sua esposa, D. Maria Queirod da Silveira, juntamente com toda a família, membros da IEC de Paracambi, regressam para as terras de
Morro Agudo em busca de melhores oportunidades de emprego, atraídos pelos recursos que Nova Iguaçu oferecia, estabelecem em sua casa à Rua Tomaz Fonseca, nº 33 (atual 865), um ponto de pregação do Evangelho, com o propósito de cultivar a fé da família e objetivando fundar uma igreja evangélica, já que na localidade o único trabalho existente era um Ponto de Pregação Batista. Haviam Escola Dominical à tarde e também cultos nas quintas-feiras à noite, contando sempre com a cooperação dos próprios batistas e dos presbiterianos, além de missionários do antigo IBP. A princípio, a IEC de Paracambi dava assistência, mas devido à grande distância, passou para a IEC de Nilópolis a responsabilidade de manter essa Obra, que crescia e frutificava. O trabalho nascido na sala de visitas tornou-se uma próspera Congregação, e assim, foi comprado um terreno, e iniciada a construção do santuário. Nessa fase ocorre um fato lamentável: O desabamento do templo que não resistindo a um forte temporal, ruiu, causando enormes prejuízos materiais, sendo necessária sua reconstrução. Mas o sinistro não abateu o ânimo dos irmãos e no dia 20 de Julho de 1957, era solenemente instalada a IEC de Comendador Soares. A cerimônia contou com a presença dos representantes das Juntas Geral e Regional (Fluminense) e de igrejas co-irmãs, sendo empossado na ocasião seu primeiro pastor, Rev. Entre os obreiros que concorreram para que isso ocorresse, além de José Antonio da Silveira (fundador), citamos Altair Costa, Diácono José Januário Castro, João José da Silva (então Seminarista), Nelson Carlos Ladeira, Rev. Osvaldo Giollito (Pastor da Congregação), além dos primeiros membros. Foram os seguintes os pastores da nossa igreja: Rev. João José da Silva (20/07/1957 à 31/12/1967); Rev. José Augusto Patrício (31/12/1967 à 19/01/1970); Rev. Sérgio da Silva Ferreira (25/07/1970 à 25/07/1974); Francisco Antonio de Souza Filho (27/07/1975 à 16/03/1980), Rev. Orlando Soares César (26/04/1980 à 10/05/1981), Rev. Walquir da Costa Maia (03/07/1982 à 17/06/1984), Rev. Sérgio Henriques Martins (20/01/1984 à 18/08/1985), durante um período de quase 4 anos a igreja ficou sob a responsabilidade dos oficiais, tendo a frente o Presbítero Ismael Queirod, Rev. Aloísio de Oliveira Soares (07/05/1989 à 29/02/2004), Rev. Isaías Patrício da Costa (01/03/2004 à 01/12/2008), Rev. Davi Vidal de Marins (29/12/2009 à 03/01/2015). O Pastor Aloísio de Oliveira Soares retornou à nossa igreja, ficando responsável pela Congregação do Parque das Águas até sua emancipação. A igreja já manteve duas Congregações (Primavera e Engenheiro Pedreira), trabalhos que não lograram êxito. Estabelecemos a IEC de Austin e Cacuia, ambas emancipadas.
No cenário denominacional, coopera financeiramente com o Departamento de Missões, e AEPG. Participa ativamente dos órgãos deliberativos regionais, com as federações e a Junta Regional da 9ª RA; da UIECB, a que está filiada. Ao completar 58 anos, a nossa igreja conta com mais de 100 membros arrolados. Nosso Corpo Eclesiástico é composto por quinze oficiais:
Alba Valéria V. Queirod Pereira - Diaconisa
Alberto Silva Filho - Presbítero
Ana Cristina Caetano Silva - Diaconisa
Bruno César Silva - Diácono
Celio Marcos Pereira - Diácono
Henriqueta Dias Pereira de Oliveira - Diaconisa
Ismael Queirod - Presbítero
Jansen Guimarães - Diácono
José Armindo da Cruz - Diácono
Luciene Batista Neves - Diaconisa
Miriam Rodrigues - Diaconisa
Pedro Pinheiro de Souza - Diácono
Silvio Silveira Macedo - Presbítero (Presidente)
Vania Brito da Silveira Francisco - Diaconisa
Wilton de Oliveira - Presbítero