04/12/2022
Hoje, dia 04 de Dezembro se comemora o dia de Santa Barbara no catolicismo que faz sincretismo com nossa mãe Iansã! 😍
Iansã, Yansã ou Oyá é a Orixá dos fenômenos climáticos. Ela é a força dos ventos, o poder da natureza, e aquela que surge quando o céu se precipita em água e ventania. É a garra, a independência e a força feminina.
O seu nome possui significado de: A mãe do Entardecer, e foi dado à ela por Xangô, sua grande paixão. Mulher guerreira, essa Orixá se distancia das características das demais, com toda sua garra ela acompanha os mais fortes nas batalhas, não nasceu para ficar em casa cuidando do lar.
Iansã,
Senhora dos ventos e das tempestades,
Iansã senhora do alvorecer, aquela que cavalga nos ventos, mostra sua luz!
Senhora das chuvas, das tempestades, aquela que me cobre com sua coragem, sua força sua luz!
Sou sua filha, sua neta, sua aprendiz! Sou filha de Iansã, em mim os ventos, as chuvas, raios e trovões moram, cavalgo no tempo e consigo transformar as situações, pois faço valer a força e me recarrego nos trovões, deixo a chuva brava ficar mansa e o céu azul na cor de anil, honro esta energia que flui!
Assim como Iansã, aprecio a leveza que vem depois das chuvas, contemplo o silêncio doce do amanhecer, com a alegria de um novo e lindo renascimento do meu Ser!
Esparrey minha Mãe!
Eparrey minha bela Oyá
Eparrey minha Iansã! 🦋🌪️
Texto e imagem retirados da página