39 anos de congregacionalismo em Mossoró: fatos, vidas, serviço. Um sábado especial. Na modesta residência dos irmãos José
Cipriano da Silva (in memorian) e Valquíria Cipriano de Paiva (in memorian), no Conjunto Abolição I, realizou-se o primeiro culto da atual Primeira Igreja Evangélica Congregacional de
Mossoró. Aquela reunião foi resultado da iniciativa da UIECB de enviar a Mossoró o Pr. Jú
lio Leitão de Melo Neto, com o propósito de iniciar um trabalho Congregacional em nossa cidade, haja vista já haver aqui três membros dessa denominação, vindos da IEC de Catolé do Rocha-PB, Congregação de Almino Afonso-RN: os dois acima citados e a irmã Cleonice Cipriano de Oliveira. Aquela Igreja era pastoreada pelo Reverendo Antônio Francisco Neto, de saudosa memória, de quem procederam o desejo e a iniciativa de iniciar um trabalho congregacional nesta cidade. Além desses irmãos, também havia em Mossoró a família do irmão José Paula Neto, composta por ele, esposa e dois filhos. Essa família era congregacional, embora da AIECB. Vindos de Campina Grande-PB, também tinham imenso desejo de ver implantada, em Mossoró, uma igreja Congregacional. Essa família também participou daquele primeiro culto. Dali em diante, até o início do ano de 1986, o trabalho continuou ocorrendo semanalmente, sob a direção do irmão Neto (como era chamado), que, muitas vezes, também era o dirigente e o pregador, exceto quando trazia convidados de outras denominações. Em intervalos irregulares, recebíamos visitas de pastores da UIECB: inicialmente, o Pr. Júlio Leitão; depois, o Pr. José Batista (que nos visitou apenas uma vez) e, posteriormente, o Pr. Odias Alves Teixeira. Os cultos eram realizados aos sábados e/ou domingos à noite, uma vez que o irmão Neto residia em Governador Dix-Sept Rosado, onde era funcionário do Banco do Brasil. Nos primeiros meses, o local de cultos era a residência do irmão José Cipriano, mas logo passou a ser a casa da irmã Cleonice Cipriano, no bairro Santo Antônio, local considerado mais estratégico para o trabalho de evangelização. A primeira conversão, fruto desse trabalho, ocorreu no dia 21 de outubro de 1984. Trata-se do hoje Presbítero Marinézio Gomes de Oliveira, filho da irmã Cleonice. Embora haja se convertido apenas nesse dia, esse irmão já vinha se fazendo presente em todos os cultos até então realizados e, desse dia em diante, passou a contribuir ativamente com as atividades. O primeiro culto de oração ocorreu no dia 13 de novembro de 1984, na residência do irmão José Cipriano da Silva, o que comprova as dificuldades que tínhamos para nos reunir, dado o fato de o irmão Neto, aquele que conduzia as atividades, só estar em Mossoró durante os finais de semana. No dia 24 de agosto de 1985, recebemos a primeira visita do irmão Jairo Batista de Lima e família (esposa e três filhos), membros da IEC de Natal (AIECB), mas residentes em Mossoró. Essa família integrou-se ao grupo, passando a colaborar com o trabalho. Em 22 de março de 1986, recebemos a primeira visita da AIECB. Estiveram conosco os pastores Romildo Teixeira de Souza (IEC Natal), Pedro Bezerra da Silva (in memorian) e Gilvan Crisóstomo, além do diácono Adirson Cavalcante (in memorian). Pedro Bezerra era antigo amigo da família do irmão José Cipriano, pelo fato de sua esposa e a do Rev. Antonio Neto serem irmãs. Dessa forma, os dois pastores tiveram importante participação na Congregação de Almino Afonso, onde residiu, por algum tempo, a família dessas duas irmãs. Em reunião com esse grupo da AIECB, os irmãos de Mossoró decidiram filiar-se à AIECB, haja vista o fato de o número de irmãos pertencentes a igrejas da AIECB ser maior que o daqueles filiados à UIECB. Passamos, então, a ser congregação da IEC Natal e a contar com a assistência financeira da denominação, mais especificamente do Departamento de Orientação Missionária. Nesse mesmo dia, foi realizado o primeiro culto de Santa Ceia, na residência da irmã Cleonice Cipriano. A primeira Escola Bíblica Dominical ocorreu no dia 13 de abril de 1986, na residência do irmão José Cipriano. Tivemos apenas uma classe, formada por adultos, que teve como professor o irmão José Paula Neto. No dia 10 de maio desse mesmo ano, o trabalho passou a funcionar em um prédio alugado, situado na rua Melo Franco, 889, no bairro Santo Antônio. No entanto, a inauguração oficial desse local ocorreu somente no dia 07 de junho de 1986, em um culto dirigido pelo Pr. Romildo Teixeira e que teve como preletor o Pr. Pedro Bezerra da Silva, representando a
denominação. Nesse culto, ocorreu o primeiro batismo, o do irmão Marinézio Gomes de
Oliveira. A partir de então, a IEC Natal passou a nos dar assistência, enviando mensalmente o Pr. Romildo Teixeira, que sempre vinha acompanhado de um grupo de irmãos daquela igreja. No dia 10 de agosto de 1987, recebemos o nosso primeiro pastor: Raimundo Ferreira do Amorim, que, juntamente com sua esposa, Missionária Gineide Mendes do Amorim, vieram assumir o trabalho em tempo integral, aqui permanecendo até julho de 1988. Esse casal e seus três filhos vieram da cidade de Pombal-PB, onde o Pr. Raimundo pastoreava a Igreja Congregacional. Em janeiro de 1988, a Congregação mudou de endereço, passando a situar-se na rua Francisco Chagas Albuquerque, 889, no bairro Santo Antônio. Nesse período, experimentamos um considerável crescimento numérico, posto que o Pr. Raimundo e Gineide eram abençoados evangelistas. Infelizmente, porém, em julho desse mesmo ano, o trabalho, que estava em pleno desenvolvimento, passou por uma divisão, e o grupo que permaneceu na denominação voltou a reunir-se no antigo endereço, sob a liderança dos irmãos José Paula Neto e Jairo Batista de Lima. No dia 01 de abril de 1989, tivemos a primeira reunião de mocidade, sob a direção do irmão José Paula Neto e contando com a participação de seis jovens. Nessa ocasião, foi eleita a primeira diretoria da UMEC Mossoró, que teve à frente o presbítero Marinézio Gomes. Em 06 de abril de 1989, recebemos nosso segundo dirigente em tempo integral, o então evangelista José Lacerda de Oliveira, que passou a residir em Mossoró, juntamente com a esposa e cinco filhos, todos crianças à época. Esses abençoados irmãos estiveram à frente do trabalho até março de 1992. Durante o período em que aqui estiveram, a congregação foi muito abençoada, a ponto de transferir-se para sua sede própria, o que ocorreu em fevereiro de 1990. Como resultado de um admirável esforço da denominação, por meio do Departamento de Orientação Missionária (DOM), foi adquirido um imóvel, composto de uma casa – onde passaram a residir o Evangelista Lacerda e sua família – e uma garagem, onde passaram a ocorrer os cultos. Para a aquisição desse imóvel, contribuíram várias igrejas da ALIANÇA, pelas quais tributamos aqui nossa gratidão a Deus, bem como ao Pastor Marcone de Carvalho, que liderou essa empreitada. Desde então, passamos a nos reunir no endereço em que estamos até hoje. A inauguração oficial desse novo templo (à época, bastante modesto) ocorreu no dia 02 de abril de 1990, em um culto dirigido pelo Pr. Romildo Teixeira de Souza e que teve como preletor o Pr. Washington Machado Barbosa, então Presidente do Departamento de Orientação Missionária. Além desse marco, o ministério do Evangelista José Lacerda em nossa Igreja foi agraciado por muitas bênçãos, uma vez que ele, embora seja um pastor leigo – ordenado como tal apenas posteriormente – é um autêntico servo do Deus Altíssimo, exemplar no testemunho, na demonstração de amor para com os irmãos e no zelo para com a obra do Senhor. Foi um período de muita paz e comunhão entre os irmãos, até porque a unidade entre estes sempre foi prioridade para esse homem de Deus. Em 1992, o irmão Lacerda – como o chamávamos – resolveu sair de Mossoró e assumir o campo missionário que a ALIANÇA estava iniciando na capital cearense. No entanto, assumiu o compromisso de só sair de Mossoró quando aqui deixasse seu substituto. Dessa forma, no dia 07 de março de 1992, tivemos o culto especial de despedida do evangelista José Lacerda e de posse do Pr. Fredson Fábio Barbosa da Silva, que, juntamente com sua esposa, Urânia Almeida Barbosa, assumiram a liderança do trabalho. O culto foi dirigido pelo Pr. Romildo Teixeira e teve três preletores: a palavra de gratidão a Deus pela vida do evangelista José Lacerda foi proferida pelo Pr. Severino Luís de Oliveira (in memorian), então Presidente do DOM; a de posse do Pr. Fredson, pelo Pr. Samuel Dionísio de Veras (in memorian), então Presidente da denominação; e a preleção oficial, pelo Pr. Antônio Alberto de Sousa Matos. Em 15 de janeiro de 1994, o Pr. Fredson deixou Mossoró e passou a pastorear uma igreja congregacional em Caruaru-PE. O ministério desse jovem casal em nossa igreja, a despeito de sua brevidade, foi extremamente abençoado. Ele, muito dedicado à pregação e à área de música, desenvolveu um ministério marcante nessas áreas, envolvendo, sobretudo, os jovens; ela, muito dinâmica, realizou um brilhante trabalho com os adolescentes, bem como dinamizou bastante o ministério de louvor na Igreja. Além disso, lideraram a construção do primeiro templo, que ficava no prédio anexo ao templo atual. Em 08 de abril de 1994, recebemos o Pr. Manuel Marreiro Neto, que foi empossado oficialmente em 14 de maio daquele mesmo ano, em um culto dirigido pelo Pr. Romildo Teixeira de Souza e que teve como pregador o Pr. Pedro Bezerra da Silva. O Pr. Marreiro, sua esposa e seu filho mais velho estiveram conosco até 04 de fevereiro de 1996, quando entregaram o trabalho a uma comissão composta pelos irmãos Marinézio Gomes, Marcelino Pereira e Antônio Edilson. O ministério desse casal, que também era bastante jovem e dinâmico, foi marcado por grandes bênçãos. Ele, como exímio pregador e dedicado estudante da Bíblia, sempre se destacou nessa área, não obstante haver dado sua contribuição em outras áreas, como, por exemplo, na coordenação da construção de alguns departamentos da Igreja e no início da edificação da casa pastoral. Dentre os frutos desse trabalho, podemos citar a reconciliação da irmã Áurea Marques, bem como a conversão e o batismo da irmã Fernanda Carvalho. Essas duas irmãs, durante muitos anos, deram importante contribuição nas atividades da Igreja. Também se converteu e foi batizado nessa época o irmão Antônio Edilson de Oliveira, que, posteriormente, veio a ser o primeiro diácono da Igreja, com a qual sempre contribuiu, sobretudo disponibilizando sua residência tanto para, no início, ser o local de cultos, quanto para hospedar pastores e outros irmãos. Em 12 de janeiro de 1997, recebemos o pastor José Barbosa de Lima e sua família (esposa e dois filhos). Sua posse oficial ocorreu no dia 22 de fevereiro daquele ano, em um culto no qual o irmão Antônio Edilson de Oliveira foi consagrado ao diaconato. Esse culto foi dirigido pelo Pr. Manuel Antônio do Carmo Filho (que acabara de assumir a IEC Natal) e teve como preletor o Pr. Romildo Teixeira de Souza. O ministério do Pr. Barbosa – forma como todos o tratamos – foi o mais longo dentre o de todos os pastores que já assumiram a IEC Mossoró. Foram quase dezesseis anos, durante os quais vivenciamos significativos avanços, alguns dos quais relatamos a seguir. No que se refere ao oficialato da Igreja, tivemos, além da já mencionada consagração do diácono Antônio Edilson, a dos seguintes irmãos: no dia 20 de janeiro de 2001, Marinézio Gomes de Oliveira, nosso primeiro presbítero, e Rafael Alves Teixeira, diácono; no dia 28 de dezembro de 2003, Roberto Carlos Silveira Dutra e Francisco Cosme de Sousa, diáconos; em janeiro de 2005, Roberto Carlos Silveira Dutra (presbítero) e Robson Raphael Martins Pinto (diácono). Posteriormente, foram consagrados mais dois diáconos: João Rocha Filho, que veio, juntamente com sua família, da Igreja Presbiteriana, e Francisco Laurindo da Silva, que se converteu nesta igreja, como fruto do trabalho de evangelização do Pr. Barbosa. No período de 04 a 10 de fevereiro de 2001, ocorreu o 46º Concílio Nacional da AIECB, durante o qual fomos emancipados e nos tornamos Igreja, uma vez que, até então, éramos congregação da Primeira Igreja Congregacional de Natal. No dia 22 de agosto de 2002, foi aberta a Congregação dos Paredões, que funcionou em imóveis alugados e, durante quase dez anos, permaneceu naquele bairro, onde residiam alguns membros da Igreja. A liderança dessa congregação esteve inicialmente nas mãos do diácono Robson Raphael e do irmão José Arimateia e, posteriormente, passou para o presbítero Roberto
Carlos que, juntamente com sua esposa, estiveram à frente daquele trabalho até o início de 2012, quando a Igreja resolveu fechá-lo e continuar as reuniões nas casas dos irmãos ali residentes. Um outro marco do ministério do Pr. Barbosa foi o da área de construção. Inicialmente, concluiu a edificação da casa pastoral, da qual ele e sua família foram os primeiros moradores. Em 1999, graças ao empenho dele próprio, da Igreja e da denominação, foi adquirido um outro imóvel, o que nos permitiu a construção do templo em que ora nos reunimos. Após a construção do novo templo, o anterior deu lugar a algumas salas e à garagem. Em todas essas obras, esse pastor envidou esforços que nunca poderão deixar de ser mencionados sempre que se relatar a história da IEC Mossoró. No dia 25 de dezembro de 2012, após conduzir o culto de Natal, Pr. Barbosa entregou a direção da Igreja aos oficiais, que a conduziram até o mês de abril de 2013, uma vez que, no dia 17 desse mês, foi eleito, por unanimidade, o Pr. Joziran Vieira do Nascimento, que, seguindo a direção do Senhor, assumiu o pastorado desta Igreja, após desenvolver um curto, mas abençoado ministério na Igreja Congregacional de Apodi. O Pastor Joziran, juntamente com sua esposa e seu filho, transferiu-se para Mossoró no dia 01 de maio de 2013 e permaneceu no pastorado da igreja até fevereiro de 2017, desenvolvendo um ministério marcado por muitas bênçãos. Trata-se de um exímio e zeloso expositor da Palavra de Deus, que prima pela pureza doutrinária da Igreja e que revela admirável preocupação com a saúde e o crescimento espiritual do seu rebanho. Também desenvolveu importantes ações nas áreas de aconselhamento e administrativa. Durante o ministério do Pr. Joziran, a família do Diácono Inácio Ivanildo Leite, composta por ele, sua esposa e dois filhos desta, além dos irmãos Raimundo Pedro de Araújo e esposa, passou a fazer parte do rol de membros da Igreja, vindos da UIECB. Posteriormente, o irmão Nildo – como o tratamos – foi consagrado diácono da Igreja. Após a saída do Pr. Joziran, a Igreja ficou sob a responsabilidade do Presbítero Marinézio Gomes de Oliveira, que a conduziu juntamente com os demais oficiais, em um momento marcado por acentuada crise financeira, que culminou com a parceria, firmada em Assembleia realizada em 30 de setembro daquele mesmo ano, com a Igreja Evangélica Congregacional Central de Campina Grande, da qual passou a ser congregação. No início de abril de 2018, já na condição de congregação da Igreja de Campina Grande, recebemos o Pr. Samuel Medeiros dos Santos, juntamente com sua esposa e filha. Esse pastor desenvolveu entre nós um ministério de curta duração, embora o tenha feito com fidelidade a Deus e à Sua Palavra. Permaneceu conosco até 26 de dezembro de 2019, quando, em assembleia, comunicou que estaria deixando o pastorado da Igreja. Ainda em dezembro de 2019, recebemos a visita dos pastores Samuel Dionísio de Veras (in memorian) e Marcos Barbosa dos Santos, que, em reunião com os oficiais e, posteriormente, com toda a membresia da Igreja, comunicaram que a Igreja Central de Campina Grande estaria transmitindo a parceria com a Igreja de Mossoró para a Igreja Evangélica Congregacional do Ligeiro, localizada em Queimadas-PB, pastoreada pelo Rev. Marcos Barbosa. Naquela ocasião, o Pr. Marcos disse que teria um nome a ser avaliado pela Igreja para assumir o pastorado desta. Dessa forma, em janeiro de 2020, recebemos a visita do Presbítero Joabe de Sousa Costa, sua esposa e filha. Após aprovação da Igreja, essa família mudou-se para Mossoró em fevereiro de 2020 para um período de avaliação de um ano, segundo orientação do Pr. Marcos. Em 20 de fevereiro de 2021, em assembleia, foram oficialmente firmadas a nossa parceria com a Igreja Congregacional do Ligeiro e a liderança do então Presbítero Joabe Sousa, que foi ordenado pastor no dia 26 de agosto de 2021. Joabe, mesmo havendo assumido a Igreja em um momento totalmente atípico – pois, um mês após chegar a Mossoró, teve início o isolamento social decorrente da pandemia da covid-19 – tem desenvolvido um ministério profícuo e abençoado, marcado por profunda espiritualidade e responsabilidade com o crescimento e a comunhão da Igreja. Atualmente, além do pastor, contamos com um presbítero (Marinézio Gomes) e cinco diáconos (Antonio Edilson, João Rocha Filho, Inácio Ivanildo Leite, João Vitor Lima e Emerson da Silva). Pb. Marinézio Gomes