23/05/2026
Pentecostes: o Dom do Espírito Santo 🔥
Neste domingo celebramos a solenidade de Pentecostes, que nos coloca diante da presença misteriosa do Espírito Santo, dom de Deus a todos os fiéis. Trata-se do Espírito que dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo. O Espírito é uma pessoa. É a terceira da Santíssima Trindade, na qual cremos: “Creio no Espírito Santo”.
Ele é dom de Deus Pai e do Cristo ressuscitado para a Igreja: “Soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo”. O mesmo Espírito que estava em Jesus de Nazaré durante sua vida e que guiava suas escolhas está agora na Igreja e guia a Igreja. Por isso, o Evangelho nos apresenta a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado.
A meta é fazer com que as nossas comunidades sejam vivas, recriadas, novas, a partir do dom do Espírito, que as vivificam, renovando-as pela chama da esperança. É o Espírito que permite que nós superamos nossos medos e as nossas limitações, dando testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências pela humanidade.
Pe. Oséias Canisio Dreyerdreyer