Ilê Odé Tì O Pá Ebì

Ilê Odé Tì O Pá Ebì Saiba mais na page!

Fundado por Babalorisá Luiz Ty Osaguian aty Osóssì, o Asé Dankó tem a missão de propagar a cultura afro-brasileira de maneira íntegra, tradicional, ajudando ao próximo.

Esperamos a todos, para que juntos possamos celebrar esse momento.Conto com sua presença!
04/07/2024

Esperamos a todos, para que juntos possamos celebrar esse momento.

Conto com sua presença!

A bênção de todos;A vida é feita de ciclos, aprendizado, feita de cair e levantar, e é nessas experiências que nos forta...
06/10/2023

A bênção de todos;
A vida é feita de ciclos, aprendizado, feita de cair e levantar, e é nessas experiências que nos fortalecemos e nos aprimoramos para sermos seres melhor.

Venho por meio deste convidar a todos para estar ao meu lado e de meus filhos nesse novo ciclo, será um prazer reabrir as portas de nossa casa para juntos louvarmos o DONO desta casa.

Òsàgiyán nos abençoe e nos cubra, e conto com a sua presença!

Se existe santo raro no candomblé ????Existe....Aquele Santo qué é feito de acordo e sem modismo...Dentro dos padrões e ...
01/06/2022

Se existe santo raro no candomblé ????

Existe....

Aquele Santo qué é feito de acordo e sem modismo...
Dentro dos padrões e sem tanto invencionismo...
Aquele que ao se Iniciar não se exige um bailado perfeito...
Aquele que sai usando roupas simples e sem luxo...
Aquele que ao nascer traz a seu filho a alegria de saber o quanto é honroso ser um elegun...
Esse é um Santo Raro hoje em dia...

Texto Castelo de Oyá Sonan

Hoje o nosso Ilê está em festa! ❤️Comemoramos o nascimento do nosso patriarca Baba Luiz Claudino ty Osoguian! Querido ba...
03/04/2022

Hoje o nosso Ilê está em festa! ❤️
Comemoramos o nascimento do nosso patriarca Baba Luiz Claudino ty Osoguian! Querido baba, que os Deuses lhe abençoe sempre e lhe de vida e saúde! Nós lhe amamos muito! Obrigada por tudo, aproveite e comemore muito o seu dia! 💙

Bom dia a benção de todos, Com muito prazer que abrimos as portas para que juntos possamos louvar Ogun e Oxossi. Desde d...
17/03/2022

Bom dia a benção de todos,

Com muito prazer que abrimos as portas para que juntos possamos louvar Ogun e Oxossi. Desde de já conto com a presença de cada um 💙

Esù é o senhor dos caminhos, caminhos que levam e trazem e fazem as pessoas se encontrarem ou distanciarem-se. É quem fa...
14/03/2022

Esù é o senhor dos caminhos, caminhos que levam e trazem e fazem as pessoas se encontrarem ou distanciarem-se. É quem faz com que os ritos sejam cumpridos, principal responsável pela ligação do mundo espiritual ao mundo material,( orun- ayé).
Entre dois caminhos lá está ele guardando, indicando. Não se faz nada pelo candomblé antes de agradar Esù, pois é o único orixá que faz o elo de ligação entre nós e os demais orixás.

Que Esù nos acompanhe em nosso caminhar nessa segunda feira de carnaval é que nós auxilie, concedendo-nos a sabedoria necessária para desprezarmos o lado negativo das dualidades que a vida nos apresenta!

Laroyê 🖤❤️🔱

A benção de todos!!!É com enorme satisfação que o Asé Dankó  abre mais e mais fronteiras. Além de filhos na Europa( Pari...
22/01/2022

A benção de todos!!!

É com enorme satisfação que o Asé Dankó abre mais e mais fronteiras. Além de filhos na Europa( Paris, Madrid e Portugal), agora chegou a hora de estarmos em Dubai. Gostaria de agradecer ao meu filho pela oportunidade e confiança, que Orisa mesmo possa proporcionar cada vez mais sucesso e prosperidade!!!

E viva o Asé e que cresça cada vez mais!!!

Felicidade que transborda.

Só damos aquilo que temos.

Prosperidade e sucesso

PADÊ PARA QUE SERVE...?Começaremos com Esú ...- Tipos de Padê e para que serve:1 - Pupa (dendê) - acalmar e agradar Esú,...
17/01/2022

PADÊ PARA QUE SERVE...?

Começaremos com Esú ...

- Tipos de Padê e para que serve:

1 - Pupa (dendê) - acalmar e agradar Esú, misturar farinha de Mandioca com azeite de dende.

2 - Padê funfun (água) - despachar ajé e negatividades, misturar farinha de Mandioca com água.

3. Padê Otí (Cachaça) - despachar ajé e negatividades, misturar farinha de Mandioca com cachaça.

4. Padê de Mel ou açucar - adoçar Esú e serve para outras obrigações em que se queira adoçar algo ou alguém, misturar farinha de Mandioca com Mel ou açúcar.

6. Padê de Wají - despacha o ajé, tira feitiçaria, misturar farinha de Mandioca com Wají e um pouco de água.

7. Padê de Osún - Agradar Iyami, mIsturar Farinha de Mandioca e Osun.

8 Padê de Manteiga - Chamar Clientes, misturar Farinha e Manteiga.

9 - Padê de Gin e Atarè - Acordar Esú, misturar Farinha de Mesa com Gin e colocar 21 grãos de Pimenta da Costa.

10 - Padê de Grãos - Prosperidade, misturar Farinha e Mel de Milho e acrescentar 07 grãos que brotam da terra.

11 - Padê de Melado - Adoçar e Prosperidade, misturar Farinha de Mandioca e Melado.

12 - Padê de Mel e Alpiste - Chamar Clientes, misturar Farinha Mel e Alpiste e jogar na rua.

12 - Padê de carvão - utilizado nos ebós e serve para queimação, misturar farinha de Mandioca com pó de carvão e água.

13 - Padê pupá para agradar a Esú- levar ao fogo azeite de dende, cebola ralada, camarão seco, uma pitada de sal, ataré moida e dandá da costa ralada.

Fritar este tempero e misturar a farinha, no fogo brando, fazendo uma farofa.

Forra o alguidar com folhas de akoko Ofertar a Esú.

E muitos outros padês ...

Postagens de ensinamentos simples passados de geração em geração, pelos nossos ancestrais.

Receitas simples, sem quebrar hierarquias, que qualquer pessoa poderá fazer.

Eu oriento que deverão estar em abstinência sexual, antes de iniciar o ritual deverão também tomar banhos de ervas e/ sabão da costa ou sabão de coco.

PAI FOLHA
📸 Google

Grito forte que ecoa na mata e ninguém sabe de onde está vindo, Iyewá anúncia sua chegada mesmo ninguém vendo.Rasteira e...
15/01/2022

Grito forte que ecoa na mata e ninguém sabe de onde está vindo, Iyewá anúncia sua chegada mesmo ninguém vendo.
Rasteira e esperta ela vem chegando
E é na espreita que Iyewá vive observando pura, forte, bruxa, feiticeira, misteriosa é a cobra.
Se transforma em em mil e no final acaba sendo apenas uma
Encantadora,do a de uma beleza única
É guardiã dos mistérios, é mãe que não perde uma luta

O abraço é caloroso, quente, firme
O colo é carinhoso, é dengoso, tem amparo
Não permite o sofrimento de suas filhas
Mas é no seu tempo que os caminhos são abertos
Sem aviso ela faz, resolve tudo no momento certo.
Hirró 🌈🐍🏹❤️

A fúria dessa yabá assusta até a morte
E se até Ikú foi enganado, você tentaria a sorte ?

steer

Òrisá Bàbá (Orixá Pai)Òrisá beni o (Orixá, nos favoreça)Orisá Bàbá Olu a mi (Orixá nosso Pai e meu Senhor)Òrisá beni o (...
14/01/2022

Òrisá Bàbá (Orixá Pai)
Òrisá beni o (Orixá, nos favoreça)
Orisá Bàbá Olu a mi (Orixá nosso Pai e meu Senhor)
Òrisá beni o (Orixá, nos favoreça)
Òrisá Bàbá Osògián, Orisà Beni o
Pai Osògián nos favoreça.

Epí Epí Bàbá 🕊

🕊️

Queimar Igba/Ota. Como é isso?Não rara são as vezes que escutamos adeptos da religião dizer que “queimaram meu Igba” ou ...
13/01/2022

Queimar Igba/Ota. Como é isso?

Não rara são as vezes que escutamos adeptos da religião dizer que “queimaram meu Igba” ou “sai da casa e meu pai de santo fez maldade com ota do meu Igba” “Sou de Osala meu pai ferveu meu Ota no dendê” Sou de Osossi meu pai colocou meu Otá no mel” entre outros atos que vou me dar ao luxo de nomea-los como cômicos.

Quando nos iniciamos no culto, nosso zelador (a) é responsável por colocar aquela pequena partícula do nosso Orisa em nosso Ory, logo, seria controverso ele mesmo “queimar” essa força.

Vamos deixar claro que uma das principais funções de um Igba é “alimentar” o Orisa, ou seja, é onde nosso santo comunga conosco. Deve-se sempre zelar por aquilo, mas, nosso Orisa esta no Ory, e não em uma pedra (Otá) ou na louça.

Outro ponto é que, se o zelador “quizilar o orisa” do seu Igba, quem vai estar irritando ou afrontando o Orisa é ele, e não você, Orisá não é b***o nem cego! Vamos usar o exemplo de Osala, se o pai ou mãe de santo pegar o otá de seu Igba de Osala e ferver no dendê, a quizila é dele não do filho, quem colocou lá foi ele e não o filho, já ouvi alguns ridículos dizerem que dizem pro Orisa que quem mandou colocar foi o filho, ai me pergunto: Orisá é louco?

No mesmo instante me respondo: Não, louco é quem acha que Orisa é bobo.

Orisa conhece nosso interior, o que sai da nossa boca, foi antes pensado! Logo, ele saberá exatamente a intenção de cada um de nós.

Meu objetivo, é sempre tentar mudar essa imagem do “sagrado maluco” que alguns zeladores tentam passar para amedrontar os filhos, e mais uma vez eu digo, “EU NÃO CULTUARIA UM DEUS LOUCO”.

Uma frase de Babá Orlando J. Santos faz muito sentido, “Se Deus não ouve minhas preces, agarro na mão do Diabo e vou embora”, e é exatamente isso, se meu Orisa me castiga por algo que um terceiro fez, desculpem, não cultuaria esse deus.

Fiquem tranquilos quanto a isso, seu Orisá é divino, vai além de nossa interpretação.

Lembrem-se seu corpo é seu principal Igba.

Igba Ase.

📸 O encanto do arco-íris de Dan

D.Vieira
.

Quando o Obí diz sim, não tem discussão!Há quem diga que foi feito santo errado, que tudo que foi feito foi marmotagem, ...
04/01/2022

Quando o Obí diz sim, não tem discussão!
Há quem diga que foi feito santo errado, que tudo que foi feito foi marmotagem, que está tudo errado. Porém quando você se iniciou é de praxe abrir um obi comum a todos os orixas ou um orobô comum ao povo de Oyó( Xangô , Ayra). Antes de jogar o obí existem oríkis e rezas para pedir a vontade do orisá e a palavra se falta alguma coisa e se está certo ou está errado o que foi feito e se o orixá em questão está satisfeito. Então antes de falar mal do Babalorisa ou da Iyalorisa ou tirar dúvidas na mesa de jogo de outra pessoa, lembre- se que se no dia da tua iniciação ele caiu em posição de Aláfia como está na foto abaixo, o orisá disse sim para o ritual e aceitou a obrigação. Então, quando o orisá não aceita uma obrigação o obí diz não. Portanto, se alafíou, se deu áláfiá é porque disse SIM.
Não tem segredo e nem complicação.
Se Obí disse sim :
- Não existe não
- Não existe erro
- Não tem nada de errado com o ritual e a obrigação. Provavelmente o erro está em você.

Aláfia

Créditos
Ìkóòdídé

Endereço

Rua Caminho Do Sol, 212
Mauá, SP
09321-545

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 20:00
Terça-feira 09:00 - 20:00
Quarta-feira 09:00 - 20:00
Quinta-feira 09:00 - 20:00
Sexta-feira 09:00 - 20:00
Sábado 09:00 - 20:00
Domingo 09:00 - 20:00

Telefone

+5511959962768

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Odé Tì O Pá Ebì posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar