Ilê Asé Òmó Ayê Ogunjá

Ilê Asé Òmó Ayê Ogunjá Eu Babalorisa Jhow D'Ogum fui iniciado em 2003 e em 2010 recebi meu Oye e Inaugurando assim O Ilê Asé Omo Ayê Ogunjá.

Durante essa minha trajetória no Asé e obtendo conhecimentos só tenho a agradecer à todos zeladores (as) por onde passei,e assim fui aperfeiçoando Sabedoria e hoje utilizo a mesma para o crescimento e evolução do Ilê Asé.

Dizem os antigos que existiu uma filha de Ògún chamada Ojúwà, iniciada nova, menina ainda, mas de cabeça firme.Viveu par...
22/07/2025

Dizem os antigos que existiu uma filha de Ògún chamada Ojúwà, iniciada nova, menina ainda, mas de cabeça firme.
Viveu para o Orixá. Suas mãos eram rezas, seu corpo era oferenda.
Quando ela morreu, no dia do seu axexê, os pássaros se calaram. O céu se cobriu de nuvens e o tambor, ao ser tocado, chorava.

O pai de santo se recolheu no roncó. Passaram-se três noites. Ele saiu e disse:

— Ela foi levada ao Ìntùlà.

E os filhos perguntaram: O que é o Ìntùlà, pai?

E ele respondeu:

— O Ìntùlà é a casa do barro sagrado.
É onde a alma de um iniciado volta para que Nanã refaça com suas águas.
É onde o Orixá acolhe o corpo e o espírito, onde não há dor, nem fome, nem saudade, só silêncio e axé.
Quem morre no segredo, não morre. Se transforma em luz ancestral, e de lá, um dia, volta em outro corpo, em outro tempo.

E dizem que, meses depois, nasceu uma criança no terreiro, filha de uma iaô.
A criança tinha a mesma marca de nascença que Ojúwà.
E quando ela cresceu, deitou no roncó como feito, e no jogo, Ògún sorriu:

— Ojúwà voltou.

🕊 No Candomblé, ninguém morre por completo

Quando dizemos: “Fulano foi para o Ìntùlà”, não estamos falando em fim.
Estamos dizendo que retornou ao útero da Mãe Ancestral, que já está no seio de Nanã, onde as águas viram barro e o barro vira gente.
E por isso o axexê não é apenas choro. É também gratidão.
Aquele que parte se despede da matéria, mas f**a entre nós como força de terreiro, como guardião do axé, como sussurro no vento do atabaque.

🌾 O Ìntùlà não se vê com os olhos,

Se sente no arrepio,
Na lágrima que cai durante o toque,
No cheiro do dendê que sobe,
Na luz do fogo que dança no alguidar.

Quem tem axé, sabe:
O corpo se vai. Mas o iniciado… renasce.
Texto: Página
Maria Padilha

11/12/2024

🙏⚔️🛡️

19/10/2024
27/02/2024

Ọpẹ fun ọlá ti ni anfani lati gba aabo pupọ, ifẹ ati oye lati ọdọ rẹ! O ṣeun fun didari mi ni ọna ti o dara julọ, ṣiṣe mi ni ẹni ti Mo jẹ loni…

Gratidão pela honra de poder receber de ti tanta proteção, carinho e compreensão! Obrigado por me conduzir no melhor caminho, me fazendo ser quem eu sou hoje 🙏🏼🛡️⚔️

Endereço

Mauá, SP
09330-765

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Asé Òmó Ayê Ogunjá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ilê Asé Òmó Ayê Ogunjá:

Compartilhar