Ilê Alaketù Asé Òsun Ati Obatalá

Ilê Alaketù Asé Òsun Ati Obatalá Página destinada as festividades do Ilê Alaketù Asé Òsun Ati Obatalá
Iyalorisá Iva d'Osún

17/03/2025
15/02/2025

Está chegando o grande dia.

11/02/2025
Vinha caminhando a pé, para vê se encontrava a minha cigana de fé..14°festa de Maria Cigana
29/11/2021

Vinha caminhando a pé, para vê se encontrava a minha cigana de fé..

14°festa de Maria Cigana

Toquem um lindo Ijexá hoje é o dia da nossa rainha...Feliz Aniversário...Odun kodun orodun.Minha mãe!!!Se sou o que sou,...
22/07/2021

Toquem um lindo Ijexá hoje é o dia da nossa rainha...
Feliz Aniversário...
Odun kodun orodun.
Minha mãe!!!
Se sou o que sou,
devo tudo a senhora...
minha inspiração de vida...
de ser...
quem sou...
Obrigado por tudo pois amor
com amor se perpetua!!!
E digo:
Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio.
Adivinhar sentimentos.
Encontrar a palavra certa nos momentos incertos.
Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir.
Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar...
Iyalorisá!!!
Sua existência é em si um ato de amor...
Gerar,
cuidar,
nutrir....
Amar, amar, amar...
Amar com um amor incondicional que nada espera em troca.
Afeto desmedido e incontido,
Parabéns a senhora Mãe...És um ser infinito...

POR QUE AS PESSOAS DESISTEM? Embora pouco tempo ( muito pouco tempo) de iniciada... mas mais 30 anos convivendo com a re...
18/06/2021

POR QUE AS PESSOAS DESISTEM?

Embora pouco tempo ( muito pouco tempo) de iniciada... mas mais 30 anos convivendo com a realidade do Candomblé, sempre me chamou a atenção o fato de que algumas pessoas, depois de iniciadas, ficavam muito pouco tempo em suas casas de origem ou até mesmo desistiam da religião.

Ao analisar alguns casos , cheguei à conclusão que muitos deles , talvez a maioria poderiam ser evitados se, previamente, alguns pontos fossem levados em consideração antecipadamente.

Relaciono abaixo as cinco causas mais comuns deste problema:

1- ILUSÃO

Muitas pessoas se iludem achando que ao fazer Santo tudo na sua vida vai se resolver e todos os seus problemas vão acabar, como num passe de mágica. Como isto não é uma verdade absoluta, pois, cada indivíduo possui seus merecimentos, muitos se frustram, e, por conta disto, deixam suas casas ou saem da religião.

2- EMPOLGAÇÃO

Um número expressivo de pessoas entra para o Candomblé por empolgação, seja por achar a religião bonita, por ser induzido e incentivado por um amigo ou parente, ou por querer se sentir acolhido por uma comunidade.

Estas pessoas não se dão um tempo necessário para compreender previamente as regras, a hierarquia, o comprometimento e a devoção exigidas pelo Candomblé. E quando se vêem dentro desta realidade, muitas vezes, não se adaptam e não conseguem se enquadrar no dia-a-dia da casa, se sentem peixes fora d’água e logo se desmotivam.

3- DESINFORMAÇÃO

A quase totalidade dos que se iniciam no Candomblé não sabem ou não entendem o que é o Candomblé. Faltam-lhes informações fundamentais, entram na religião sem ao menos saber quais os dogmas que ela pratica, quais serão seus direitos e deveres, como funciona a hierarquia e qual o seu papel dentro da comunidade.
O Candomblé não é uma religião fácil, exige dedicação, presença, disponibilidade, desprendimento e humildade. Infelizmente, nem todos que entram para o Candomblé estão preparados para assumir estas atitudes.

4- IMEDIATISMO

O mundo moderno foi impactado pelo imediatismo. Trata-se de um fenômeno da cultura contemporânea, normalmente difundido pela mídia e pela insdústria, onde busca-se o prazer e o saber imediato, irracional, sem que haja uma preocupação com o futuro e as suas consequências.

O Candomblé é uma religião que tem caraterísticas próprias, onde o tempo deve e precisa ser respeitado.

Há, portanto, o tempo certo para ser, o tempo certo para saber, e o tempo certo para fazer.

Muitas pessoas acabam se rebelando contra estas regras, querem se antecipar a elas e, como raramente conseguem, se frustam, saem da religião ou vão em busca de outras casas na ilusão de que lá vão encontrar maiores facilidades, o que, quase sempre, não se configura em verdade.

5- DESAJUSTE SOCIAL

Cada casa de Candomblé é um núcleo social independente, formado por pessoas de diversos níveis culturais, sócio-econômicos e de valores que foram construídos ao longo de suas vidas até chegarem ao Candomblé.

Por conta disto, o processo de adaptação à uma casa de Candomble não é tarefa fácil e muitas pessoas acabam entrando em conflito com a realidade que encontram e acabam não se adaptando e também não se sentindo parte do contexto.

Portanto, é fundamental conhecer antecipadamente o local onde se pretende construir sua história e praticar o Candomblé para se ter a certeza de que o ambiente escolhido preenche todas as suas expectativas!

Crédito Amanda D'Oyá

Um tema muito ouvido por mim de diversos tipos de pessoas, "VOU FAZER UMA VISITA NO SEU ILÊ, SE EU GOSTAR EU FICO..." ou...
28/05/2021

Um tema muito ouvido por mim de diversos tipos de pessoas, "VOU FAZER UMA VISITA NO SEU ILÊ, SE EU GOSTAR EU FICO..." ou "SE EU NAO QUISER MAIS EU SAIO"...

Se vocês senhores e senhoras acham que o poder de escolher ou entrar e sair de uma casa de santo está em vossas mãos existe algo errado aí...
Lembre-se de que uma casa de candomblé possui sua corte" diretoria, assembleia, sacerdotes, atas e afins, e é antes de mais nada uma propriedade privada! Então a escolha não vem só de um lado! A escolha está em ambos, a casa principalmente possui o direito de receber ou não alguém, de querer ou não que alguém passe por ela ou faça parte de sua família, o poder não está nas mãos de leigos ou terceiros! O sagrado e muito além disso, e digo mais que minha casa jamais sera uma opção!!!
Então antes de abrir a boca pra dizer alguma coisa coloque antes na sua mente que a balança e tênue ok!!!
Orisá é quem tudo sabe! E sua lei e maior que qualquer vontade!!!
Orisá é vivo em quem é lesse orisá
Agora quem só faz volume na religião as coisas é diferente.

É essencial que o silêncio seja mantido quando está picando o quiabo para preparação da comida de Xango.- Quando se come...
26/05/2021

É essencial que o silêncio seja mantido quando está picando o quiabo para preparação da comida de Xango.

- Quando se começa a picar o quiabo para fazer o Amalá devemos manter o silêncio.

- Não podemos bater papo com nossos irmãos.

- Devemos deixar ao lado um copo com água para que nós nos mantenhamos ali naquele local sem precisar levantar até terminar de picar todo o quiabo.

- As pessoas que foram convocadas para picar o quiabo devem encarar isso como uma Honra.

- Não devemos ter pensamentos ruins porque Xango é um Orixá que é da justiça.

- Quem pica o Quiabo para o Amalá de Xango não deve ficar calçado, a pessoa deve tirar os chinelos, sapatos e etc.

- Existem muitas variações e formas de picar o quiabo, sem entrar em mérito de cada casa, o mais comum é que comece peças pontas em cruz e picar da ponta até o cabo do quiabo, bem pequeno.

O amalá é uma comida extremamente cautelosa de ser feita, a energia que corre no terreiro é imensa e deve ser aproveitada por todos, e lembre-se CUIDADO COM O PEDIR NO AMALÁ, Xango tem um machado que corta para os dois lados!!!

25/05/2021

Que pai Òsùmàrè o orisa da transformação, transforme e modifique tudo aquilo que está fora de lugar e fora do equilíbrio asé....

Endereço

Rua Manoel Alves Ferreira, 270
Mauá, SP
09321-320

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê Alaketù Asé Òsun Ati Obatalá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar