26/05/2026
*BOM DIA!*
*Dia 26 de Maio de 2026 - Terça-feira*
*SÃO FILIPE NÉRI, PRESBÍTERO*
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós (Rm 5,5; 8,11).
Filipe (Itália, 1515-1595) criou várias comunidades cristãs de jovens, promovendo animadas reuniões e o canto coral. Presbítero e fundador da Confederação do Oratório, dedicou-se ao apostolado do acolhimento a todo tipo de miséria. Atrás do seu constante bom humor, escondia a humildade. Com ele podemos aprender a seguir Jesus e responder ao chamado do Senhor à santidade pelo caminho da profunda espiritualidade aliada ao bom humor.
*Coleta:*
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade aqueles que vos servem fielmente, concedei, benigno, que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia maravilhosamente no coração de São Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Cf. Mt 11, 25)
*Evangelho — Mc 10, 28-31*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Marcos
*Glória a vós, Senhor.*
Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
*Palavra da Salvação.*
*Reflexão do Evangelho:*
*A perfeição é dos generosos*
A santidade não é para os que se contentam com pouco, com aquele mínimo que se nos exige na vida moral e espiritual. Ser santo, como testemunha São Pedro no Evangelho de hoje, requer deixar tudo para trás, a fim de tornar-se inteiramente disponível aos desejos e desígnios de Deus. Peçamos à Virgem Santíssima que nos dê aquela generosidade sem a qual é impossível chegar à perfeição da caridade cristã.
Em Evangelhos passados, o Senhor pedia ao jovem rico que, deixando tudo para trás, o seguisse e imitasse no caminho da perfeição; hoje, é S. Pedro quem testemunha que, como os demais Apóstolos, também ele deixou tudo para seguir a Cristo. As palavras de Pedro, porém, nada têm de queixa ou lamento. Ao contrário, elas expressam a alegria de um coração que se sabe bem encaminhado, iluminado pelas pegadas do único que é o caminho, a verdade e a vida: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Sabemos, é claro, que S. Pedro, a esta altura do ministério público de Nosso Senhor, não é ainda santo; o príncipe dos Apóstolos tem muito o que progredir, até ao ponto de, chegado o momento oportuno, provar sua fidelidade a Jesus derramando o próprio sangue. Mas o testemunho que ele nos dá hoje, em todo o caso, é fonte de grande animação para que também nós, cada um no estado a que Deus o houver chamado, assumamos nossa vocação à santidade e deixemos tudo: a perfeição que Deus quer ver realizada em nós, em efeito, exige mais do que obediência a leis; requer, fundamentalmente, generosidade, amar sem limites, abandonar com radicalidade evangélica todo espírito mundano. Que S. Teresinha do Menino Jesus, acompanhada de seu santos pais, Luís e Zélia, intercedam do céu a nosso favor e nos alcancem a graça de nos abandonarmos sem medo nos braços de Deus, deixando para trás tudo quanto não conduza a Ele, renunciando a quanto possa ofendê-lo, abraçando amorosamente o que quer que nos leve para mais perto dele.
*Deus abençoe você!*