Terço dos homens - Paróquia Nossa Senhara do Amparo - Maricá

Terço dos homens - Paróquia Nossa Senhara do Amparo - Maricá Pagina para divulgação do terço dos homens da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Maricá

*BOM DIA!**Dia 26 de Maio de 2026 - Terça-feira**SÃO FILIPE NÉRI, PRESBÍTERO*O amor de Deus foi derramado em nossos cora...
26/05/2026

*BOM DIA!*

*Dia 26 de Maio de 2026 - Terça-feira*

*SÃO FILIPE NÉRI, PRESBÍTERO*
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós (Rm 5,5; 8,11).

Filipe (Itália, 1515-1595) criou várias comunidades cristãs de jovens, promovendo animadas reuniões e o canto coral. Presbítero e fundador da Confederação do Oratório, dedicou-se ao apostolado do acolhimento a todo tipo de miséria. Atrás do seu constante bom humor, escondia a humildade. Com ele podemos aprender a seguir Jesus e responder ao chamado do Senhor à santidade pelo caminho da profunda espiritualidade aliada ao bom humor.

*Coleta:*
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade aqueles que vos servem fielmente, concedei, benigno, que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia maravilhosamente no coração de São Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Cf. Mt 11, 25)

*Evangelho — Mc 10, 28-31*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Marcos
*Glória a vós, Senhor.*

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
*Palavra da Salvação.*

*Reflexão do Evangelho:*
*A perfeição é dos generosos*

A santidade não é para os que se contentam com pouco, com aquele mínimo que se nos exige na vida moral e espiritual. Ser santo, como testemunha São Pedro no Evangelho de hoje, requer deixar tudo para trás, a fim de tornar-se inteiramente disponível aos desejos e desígnios de Deus. Peçamos à Virgem Santíssima que nos dê aquela generosidade sem a qual é impossível chegar à perfeição da caridade cristã.
Em Evangelhos passados, o Senhor pedia ao jovem rico que, deixando tudo para trás, o seguisse e imitasse no caminho da perfeição; hoje, é S. Pedro quem testemunha que, como os demais Apóstolos, também ele deixou tudo para seguir a Cristo. As palavras de Pedro, porém, nada têm de queixa ou lamento. Ao contrário, elas expressam a alegria de um coração que se sabe bem encaminhado, iluminado pelas pegadas do único que é o caminho, a verdade e a vida: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Sabemos, é claro, que S. Pedro, a esta altura do ministério público de Nosso Senhor, não é ainda santo; o príncipe dos Apóstolos tem muito o que progredir, até ao ponto de, chegado o momento oportuno, provar sua fidelidade a Jesus derramando o próprio sangue. Mas o testemunho que ele nos dá hoje, em todo o caso, é fonte de grande animação para que também nós, cada um no estado a que Deus o houver chamado, assumamos nossa vocação à santidade e deixemos tudo: a perfeição que Deus quer ver realizada em nós, em efeito, exige mais do que obediência a leis; requer, fundamentalmente, generosidade, amar sem limites, abandonar com radicalidade evangélica todo espírito mundano. Que S. Teresinha do Menino Jesus, acompanhada de seu santos pais, Luís e Zélia, intercedam do céu a nosso favor e nos alcancem a graça de nos abandonarmos sem medo nos braços de Deus, deixando para trás tudo quanto não conduza a Ele, renunciando a quanto possa ofendê-lo, abraçando amorosamente o que quer que nos leve para mais perto dele.
*Deus abençoe você!*

EVANGELHO DO DIAProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,19-23Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da se...
24/05/2026

EVANGELHO DO DIA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

20,19-23

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas, por medo dos judeus,
as portas do lugar onde os discípulos se encontravam,
Jesus entrou e pondo-se no meio deles,
disse: "A paz esteja convosco".

Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

Novamente, Jesus disse:

"A paz esteja convosco.
Como o Pai me enviou, também eu vos envio".

E depois de ter dito isto,
soprou sobre eles e disse:

"Recebei o Espírito Santo.

A quem perdoardes os pecados,
eles lhes serão perdoados;

a quem os não perdoardes,
eles lhes serão retidos".

AS PALAVRAS DOS PAPAS
Hoje, Solenidade de Pentecostes, o Evangelho leva-nos ao Cenáculo, onde os apóstolos se tinham refugiado depois da morte de Jesus (Jo 20, 19-23). O Ressuscitado, na noite de Páscoa, apresenta-se precisamente naquela situação de medo e angústia e, soprando sobre eles, diz: «Recebei o Espírito Santo» (v. 22). Assim, com o dom do Espírito, Jesus quer libertar os discípulos do medo, este medo que os mantém fechados em casa, e liberta-os para que possam sair e tornar-se testemunhas e anunciadores do Evangelho. Reflitamos um pouco sobre aquilo que o Espírito faz: liberta do medo. Os discípulos tinham fechado as portas, diz o Evangelho, «por temor» (v. 19). A morte de Jesus tinha-os perturbado, os seus sonhos tinham sido desfeitos, as suas esperanças tinham desaparecido. E fecharam-se em si mesmos. Não apenas naquela sala, mas dentro, no coração. Gostaria de sublinhar este facto: fechados dentro. Quantas vezes também nós nos fechamos em nós mesmos? Quantas vezes, por causa de uma situação difícil, de um problema pessoal ou familiar, do sofrimento que nos marca ou por causa do mal que respiramos à nossa volta, caímos lentamente na perda da esperança e na falta de coragem para continuar? (...) Contudo, o Evangelho oferece-nos o remédio do Ressuscitado: o Espírito Santo. Ele liberta das prisões do medo. (...) Pois é isto que o Espírito faz: faz-nos sentir a proximidade de Deus e, assim, o seu amor afasta o temor, ilumina o caminho, consola, sustenta na adversidade. Diante dos medos e dos fechamentos, invoquemos então o Espírito Santo para nós, para a Igreja e para o mundo inteiro: a fim de que um novo Pentecostes afaste os receios que nos assaltam e reacenda o fogo do amor de Deus. (Papa Francisco, Regina Caeli de 28 de maio de 2023)

As diferenças não precisam ser separadas pelo ódio, onde houver possibilidades haverá amor.
23/05/2026

As diferenças não precisam ser separadas pelo ódio, onde houver possibilidades haverá amor.

*BOM DIA!**Dia 23 de Maio de 2026 - Sábado**7ª SEMANA DA PÁSCOA*Os discípulos perseveraram na oração em comum junto com ...
23/05/2026

*BOM DIA!*

*Dia 23 de Maio de 2026 - Sábado*

*7ª SEMANA DA PÁSCOA*
Os discípulos perseveraram na oração em comum junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus, aleluia (At 1,14).

Nesta Eucaristia, demos graças ao Senhor por todos aqueles que fizeram a Boa-nova do Ressuscitado chegar até nós e peçamos as luzes do Espírito Santo, para anunciá-la “com toda a coragem” no hoje da nossa história.

*Coleta:*
Deus todo-poderoso, nós vos pedimos que, com vossa ajuda generosa, conservemos, em nossa vida e em nossos costumes, o que celebramos nas festas pascais que estamos para encerrar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor, como um fogo abrasador!

*Evangelho — Jo 21, 20-25*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
*Glória a vós, Senhor.*

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.
*Palavra da Salvação.*

*Reflexão do Evangelho:*
*O tal do “discípulo missionário”*

“O mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus, este é o discípulo que dá testemunho”.
No desfecho do seu evangelho, o discípulo amado, que reclinara a cabeça sobre o peito de Cristo, afirma dar testemunho de tudo o que viu e ouviu. “Aquele outro discípulo que Jesus amava”, diz ele em terceira pessoa, “o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia…, este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas”. Aqui temos como que a sístole e a diástole em que a Igreja, fechando-se em oração no Cenáculo, prepara-se para sair em missão no dia de Pentecostes, assim como São João, que primeiro esteve com Cristo, vendo e tocando por si mesmo o Verbo da vida, tornou-se em seguida, com a vinda do Espírito Santo, verdadeiro Apóstolo e doutor do mundo. Pois não há verdadeiro discípulo missionário que não seja primeiro discípulo, por ter-se encontrado com Cristo e dele aprendido a verdade evangélica, para só depois ser missionário, isto é, para fazer discípulos a outros, transmitindo-lhes a mesma verdade e trazendo-os para o mesmo encontro com Nosso Senhor.Hoje, porém, o que vemos é justamente o contrário: os que pretendem “sair em missão” muitas vezes não se encontram com Cristo nem, por isso mesmo, saem para fazer discípulos e converter o mundo, mas para aprender com o mundo e depravar-se com ele. Eis por que nada é mais importante nestes tempos do que resgatar a necessidade da oração, da contemplação e do estudo consciencioso da doutrina católica, meditada e aprendida com total convencimento, como pré-requisitos à atividade apostólica. Jamais converteremos a outros se não nos tivermos convertido nós em primeiro lugar, e jamais poderemos ensinar a fé católica se não a conhecermos de maneira suficiente e adequada: “O mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus…, este é o discípulo que dá testemunho”.

*Deus abençoe você!*

*BOM DIA!**Dia 22 de Maio de 2026 - Sexta-feira**7ª SEMANA DA PÁSCOA*Jesus nos ama, por seu sangue nos libertou dos noss...
22/05/2026

*BOM DIA!*

*Dia 22 de Maio de 2026 - Sexta-feira*

*7ª SEMANA DA PÁSCOA*
Jesus nos ama, por seu sangue nos libertou dos nossos pecados e fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, aleluia (Ap 1,5s).

A tríplice profissão de amor do apóstolo Pedro é sinal da exigente missão que lhe será confiada pelo Mestre. A seu exemplo, sustentemos até o fim nosso compromisso com o Senhor ressuscitado e demos-lhe contínuas provas do nosso amor.

*Coleta:*
Ó Deus, pela glorif**ação do vosso Cristo e pela iluminação do Espírito Santo nos abristes as portas da eternidade. Concedei, nós vos pedimos, que a participação em tão grande dom aumente o nosso fervor e faça crescer a nossa fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
O Espírito Santo, o Paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado. (Jo 14, 26)

*Evangelho — Jo 21, 15-19*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
*Glória a vós, Senhor.*

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.
19Jesus disse isso, signif**ando com que morte Pedro iria glorif**ar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
*Palavra da Salvação.*

*Reflexão do Evangelho:*
*A graça de amar*

Sem a intervenção da graça divina, nada podemos fazer que tenha valor em ordem à vida eterna, já que só Deus pode dar-nos o amor com que Ele mesmo quer ser amado.
No Evangelho de hoje, Jesus pergunta três vezes a S. Pedro, que três vezes, por medo e fraqueza, o tinha negado: “Simão, filho de João, tu me amas?” A insistência dessa pergunta, dirigida também a nós, deve levar-nos a considerar sempre a nossa indigência, a nossa incapacidade de amar, se nos fiarmos apenas de nossas próprias forças, de nossa vontade tão inconstante e pronta para abandonar até os mais firmes propósitos. De fato, sem a intervenção da graça, derramada em nossos corações pelo Espírito Santo, cuja vinda auguramos ansiosamente, não podemos amar nem a Deus nem ao próximo com aquele amor realmente digno desse nome, isto é, com verdadeira caridade cristã. Isso nos pode soar duro e talvez “exagerado”, mas se trata de uma verdade clara e transparente, se nos dispormos a enxergá-la nos movimentos mais íntimos de nossa alma. Se formos sinceros com nós mesmos, iremos constatar que tudo o que fazemos de bom, inclusive os atos mais discretos da virtude mais “insignif**ante”, encontram sua raiz naquele que opera em nós tanto o querer como o fazer (cf. Fp 2, 13). Mesmo o simples desejo de amar a Cristo depende de uma moção prévia da graça, de um sopro, leve e gratuito, do Espírito Santo. Que Deus, por sua misericordiosa liberalidade, se digne conceder-nos todas as graças de que necessitamos para amá-lo sobre todas as coisas, com um puro e sobrenatural amor, que só Ele, fonte de todo bem, pode fazer brotar dentro de nós. — Dá-nos, Senhor, o amor com que queres que te amemos!

*Deus abençoe você!*

*BOM DIA!**Dia 21de Maio de 2026 - Quinta-feira**7ª SEMANA DA PÁSCOA*Atos 22,30; 23,6-11 Aproximemo-nos, com toda a conf...
21/05/2026

*BOM DIA!*

*Dia 21de Maio de 2026 - Quinta-feira*

*7ª SEMANA DA PÁSCOA*
Atos 22,30; 23,6-11 Aproximemo-nos, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno, aleluia (Hb 4,16).

Num mundo dividido por controvérsias, o seguidor de Cristo não se omite, mas dá convicto testemunho da fé que o anima. Nesta Eucaristia, rezemos pelos cristãos, para que, não obstante as perseguições, cheguem à unidade perfeita com o Senhor.

*Coleta:*
O vosso Espírito, Senhor, infunda em nós a riqueza dos seus dons e nos dê um coração que vos agrade, tornando-nos, em sua misericórdia, sempre mais dóceis à vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste. (Jo 17, 21)
*Evangelho — Jo 17, 20-26*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
*Glória a vós, Senhor.*

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
*Palavra da Salvação.*

*Reflexão do Evangelho:*
*Nosso Senhor pede por cada um de nós*

“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.”
No Evangelho de hoje, em sua belíssima oração no Cenáculo, Jesus diz: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles”, ou seja, pelos Apóstolos que estão ao redor, “mas por aqueles que irão crer em mim” (Jo 17, 20). Não é fantástico sabermos que Jesus rezou por cada um de nós? Claro que Ele, glorioso, está no Céu como nosso eterno Intercessor. A Carta aos Hebreus nos confirma isso, dizendo que “Ele está diante de Deus” ad interpellandum pro nobis, ou seja, “para rezar por nós” (Hb 7, 25). Contudo, o que Cristo disse na última Ceia é diferente: nos dias em que Ele esteve neste mundo sofrendo e padecendo para conseguir, através do seu Amor, a nossa salvação, Ele pensou e rezou por todos nós.Na Encíclica Mystici Corporis, o Papa Pio XII nos recorda de uma Verdade de fé um pouco esquecida e deixada de lado: que Jesus era homem como nós, mas tinha uma missão e, por isso, Deus concedeu a Ele algo que a humanidade receberá apenas quando estiver no Céu, mas que Ele já tinha na terra de forma antecipada: a graça da visão beatíf**a. Ou seja, no núcleo de sua alma, Cristo via Deus face a face para que pudesse ter a capacidade de amar humanamente a cada um de nós em particular. Para entendermos melhor, peguemos como exemplo Santa Teresinha: como é possível que ela, de lá no Céu, veja a oração de uma pessoa e atenda-a individualmente, enquanto milhares de pessoas rezam para esta santa todos os dias, a todo momento? Porque ela tem a visão beatíf**a, que a permite ver Deus face a face e lhe dá a capacidade de amar a cada ser humano. Jesus, desde sua concepção no ventre de Maria, pensava em nós. Cada vez que o Evangelho disse que Cristo passava a noite em oração, saibamos: Ele estava rezando por cada um de nós em específico. Cada vez que Ele sofria, com o simples trabalho da carpintaria de Nazaré ou até mesmo com os suores de sangue do Horto das Oliveiras e a dor lancinante dos cravos em suas mãos e pés, Ele nos amava. Portanto, ao dizer que estava rogando por todos aqueles que ainda iriam crer nele, Jesus pensava em todos nós. Isso não é um faz de conta: Ele rezou por nós de tal forma que, em sua oração, Ele alcançou de Deus todas as graças que nós podemos receber. Nosso Senhor, com um coração humano, amou tanto ao Pai, que este não negaria nada ao seu Sacratíssimo Coração, e também amou tão infinitamente a nós, que não se esquece destes pecadores, pedindo, suplicando e rezando por cada um ao Pai.

*Deus abençoe você!*

*BOM DIA!**Dia 20 de Maio de 2026 - Quarta-feira**7ª SEMANA DA PÁSCOA*Povos todos do universo, batei palmas, gritai a De...
20/05/2026

*BOM DIA!*

*Dia 20 de Maio de 2026 - Quarta-feira*

*7ª SEMANA DA PÁSCOA*
Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria, aleluia (Sl 46,2).

Na chamada “oração sacerdotal”, Jesus manifesta sua unidade com o Pai e suplica que os seus sejam preservados do mal e santif**ados pelo anúncio da Palavra. Fortalecidos por essa oração, celebremos os sagrados mistérios.

*Coleta:*
Deus de misericórdia, concedei benigno à vossa Igreja, congregada no Espírito Santo, servir-vos de todo coração, unida em sincero amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
Vossa palavra é a verdade; santif**ai-nos na verdade! (Jo 17, 17ba)

*Evangelho — Jo 17, 11b-19*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
*Glória a vós, Senhor.*

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.
*Palavra da Salvação.*

*Reflexão do Evangelho:*
*Como somos santif**ados por Cristo?*

Somos santif**ados não apenas por Deus, mas também pela humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, responsável por nos entregar todas as graças e bênçãos que vem do Céu.
No Evangelho de hoje, Jesus, em sua oração sacerdotal na Última Ceia, pede para o Pai santif**ar os seus discípulos, mas dizendo também que Ele se santificou. Como Jesus, que é Deus, pode se santif**ar? Na realidade, precisamos recordar que Jesus tem duas naturezas: a humana e a divina. A humana, exatamente por ter sido assumida por uma Pessoa divina, foi santif**ada. Contudo, a santif**ação da humanidade de Cristo não é qualquer uma; ela é transbordante, por causa da união do ser humano com a natureza divina. Devemos ter em mente que nós somos santif**ados não apenas por Deus, mas também pela humanidade de Cristo, que é responsável por nos dar todas as graças e bênçãos que vêm do Céu. Para entendermos melhor, podemos fazer uma comparação com o Salmo 133: “Vede como é bom os irmãos habitarem juntos. É como óleo derramado na cabeça que vai descendo pela barba, pela barba de Aarão, até a orla das suas vestes” (Sl 133, 1).Em outras palavras, o óleo da unção que Deus derrama sobre a humanidade de Cristo é tão abundante que ele não f**a só na cabeça de Jesus, mas desce por todo seu corpo até a orla das vestes, onde estamos nós. É assim que nós somos santif**ados por meio da humanidade de Nosso Senhor. Quando recebemos o Espírito Santo, que nos dá fé em Cristo, entramos em contato com a divina humanidade que nos santif**a, pela qual participamos da graça de Cristo, como está escrito no prólogo do Evangelho de São João: “Da sua plenitude, todos nós recebemos graça sobre graça” (Jo 1, 16).Portanto, em nossa vida de oração, peçamos a graça de bem compreendermos que é através da humanidade de Cristo que temos acesso a Deus, olhando para a vida de Jesus e para o quanto Ele nos amou, sofrendo por nós.

*Deus abençoe você!*

*BOM DIA!**Dia 19 de Maio de 2026 - Terça-feira**7ª SEMANA DA PÁSCOA*Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Esti...
19/05/2026

*BOM DIA!*

*Dia 19 de Maio de 2026 - Terça-feira*

*7ª SEMANA DA PÁSCOA*
Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre, aleluia! (Ap 1,17s)

Acolhidos por Deus em sua casa, somos convidados a seguir o testemunho do apóstolo Paulo e anunciar o Evangelho da salvação. Conscientes da nossa missão, celebremos o Senhor, que roga por todos aqueles que o Pai lhe concedeu.

*Coleta:*
Deus de poder e misericórdia, nós vos pedimos que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos transforme em templo de sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro Paráclito, que há de permanecer eternamente convosco. (Jo 14, 16)

*Evangelho — Jo 17, 1-11a*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
*Glória a vós, Senhor.*

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorif**a o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorif**a-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. 6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorif**ado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
*Palavra da Salvação.*

*Reflexão do Evangelho:*
*Só o Filho leva ao Pai*

Jesus, que em diversas ocasiões proclamou ser o Filho de Deus em sentido natural, abre hoje aos Apóstolos a intimidade de seu relacionamento com o Pai, nesta que é uma de suas orações mais entranháveis: “Pai, chegou a hora”, e na qual revela com que espírito devemos rezar: “Ergueu os olhos ao céu”, e o único meio de alcançarmos o mesmo céu: “Que te conheçam a ti e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”.
Jesus, que em diversas ocasiões proclamou ser o Filho de Deus em sentido natural, abre hoje aos Apóstolos a intimidade de seu relacionamento com o Pai, nesta que é uma de suas orações mais entranháveis: “Pai, chegou a hora”, e na qual se podem notar um gesto e uma expressão muito signif**ativos. O gesto é levantar de olhos ao céu: “Jesus ergueu os olhos ao céu e disse”, com o que se nos indica a necessidade de buscarmos as coisas do alto, segundo a conhecida frase de S. Paulo: “Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus” (Cl 3, 1), e o “alto” em que o devemos buscar é, antes de tudo, o de nossas almas, na oração e contemplação dos mistérios divinos. Ora, uma vez que a oração de Cristo é modelo para a nossa, devemos sempre rezar a Deus começando pela sua glória, e não pelas nossas necessidades: “Santif**ado seja o vosso nome”, como dizemos no pai-nosso, e “Glorif**a o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti”, como reza Cristo em sua oração sacerdotal. A expressão é a que revela em que consiste a vida eterna, que é conhecer a Deus e o seu enviado: “A vida eterna é esta, que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”. Porque a vida eterna, com efeito, não é outra coisa senão ver a Deus como é em si mesmo; mas como esse conhecimento é superior à nossa pobre natureza, só poderemos alcançá-lo se conhecermos antes, pela fé, o que sobre o Pai nos revelou o Filho encarnado, pois “ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou” (Jo 1, 18). Só Jesus, em resumo, nos manifesta quem e como é o Pai: “Manifestei o teu nome aos homens”, e só por Ele chegaremos um dia à plena visão de quem, por sua graça, nos adotou como filhos no Filho unigênito: “Agora eles sabem […]. Eu te rogo por eles”.

*Deus abençoe você!*

*BOM DIA!**Dia 18 de Maio de 2026 - Segunda-feira**7ª SEMANA DA PÁSCOA*Recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá...
18/05/2026

*BOM DIA!*

*Dia 18 de Maio de 2026 - Segunda-feira*

*7ª SEMANA DA PÁSCOA*
Recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas até os confins da terra, aleluia (At 1,8Atos 19,1-8Atos 19,1-8).

Jesus, mais uma vez, exorta os seus a permanecerem firmes diante das tribulações. Nesta liturgia, disponhamo-nos a assumir com maturidade a força do batismo que habita em nós, pondo nossos dons a serviço do Reino de Deus.

*Coleta:*
Senhor, venha sobre nós a força do Espírito Santo, para que, com firmeza de coração, possamos acolher vossa vontade e testemunhá-la por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

*Aleluia, Aleluia, Aleluia.*
Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai. (Cl 3, 1)

*Evangelho — Jo 16, 29-33*
O Senhor esteja convosco.
*Ele está no meio de nós.*
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
*Glória a vós, Senhor.*

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”
*Palavra da Salvação.*

*Reflexão do Evangelho:*
*A Paz de Cristo e as tribulações*

“Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”
Hoje, finalmente chegamos à conclusão do capítulo 16 do Evangelho de São João, onde Jesus está no Cenáculo e seus Apóstolos, depois de terem feito tantas perguntas e ganhado tantas respostas de Jesus, dão a entender que compreenderam tudo o que Ele lhes ensinou. No entanto, eles ainda não haviam entendido o ensinamento mais importante: a Paixão de Nosso Senhor. É por isso que Jesus diz: “Credes agora? Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis cada um para o seu lado e me deixareis só” (Jo 16, 31-32).Depois, Cristo mostra-nos que Ele é um com o Pai: “Eu não estou só; o Pai está comigo” (Jo 16, 32). Por causa da oração de Jesus no alto da Cruz, presente no Salmo 21(22): “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes?”, podemos ter a falsa impressão de que Jesus, de fato, foi abandonado por Deus. No entanto, naquele momento, Jesus sentiu sobre si o peso dos pecados da humanidade, daqueles que abandonaram a Deus, por isso proferiu tais palavras. Jesus sabia que não estava sozinho e, embora todos fossem se dispersar e abandoná-lo, o Pai estava com Ele. Por isso, falou: “Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim” (Jo 16, 33). Essa é a primeira Palavra que Jesus vai pronunciar após ressuscitar. Após o drama da Cruz, a traição de Judas, a negação de Pedro, a fuga dos dez Apóstolos e, depois, a incompreensão de João em relação à Ressurreição, Nosso Senhor aparece no Cenáculo, na tarde do domingo de Páscoa, e faz uma saudação: “Paz a vós”. Paz por quê? Porque os discípulos poderiam ter a ilusão de não estar mais em paz com Jesus, com medo de que Ele voltaria para se vingar da infidelidade e da incredulidade deles.“No mundo, tereis tribulações; mas tende coragem: eu venci o mundo” (Jo 16, 33). De fato, no meio de todos os eventos trágicos da Paixão em que a Igreja pareceu ter fracassado aos olhos humanos, num momento quase que de grande apostasia, Cristo venceu o mundo e nos libertou da morte eterna, dando-nos a salvação. É importante lembrarmos também que, enquanto todos vacilaram na fé, inclusive os que estavam aos pés da Cruz, apenas uma pessoa permaneceu com uma fé sólida, íntegra e inabalável: a Santíssima Virgem Maria.Cristo nos dá a certeza de que Ele venceu o mundo, e por isso precisamos, como Ele mesmo disse, ter coragem. Em grego, há uma tradução ainda mais profunda para a palavra “coragem”: tharseite (θαρσεῖτε), a qual possui um sentido positivo de ter confiança e verdadeira ousadia ao enfrentar o mal. Eis as últimas palavras de Jesus dirigidas aos discípulos no Cenáculo. Depois, Nosso Senhor começa a sua oração sacerdotal e diz muitas outras coisas ao Pai Celeste. Guardemos, pois, em nossos corações a realidade de que meditamos hoje e verdadeiramente a apliquemos em nossas vidas, sabendo que Jesus, há muito tempo no Cenáculo, pensou em cada um de nós.

*Deus abençoe você!*

Endereço

Paróquia Nª Sª Do Amparo
Maricá, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Terço dos homens - Paróquia Nossa Senhara do Amparo - Maricá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Terço dos homens - Paróquia Nossa Senhara do Amparo - Maricá:

Compartilhar