Mas, para compreendermos melhor o início do Ministério voltemos ao ano de 1977, com a vinda do Pr. Dorvadil Bonifácio juntamente com sua esposa e filhos da cidade de Governador Valadares-MG. Ao chegarem em Manhuaçu-MG, por um tempo visitaram as Igrejas Evangélicas no município, e posteriormente, começou em sua casa um espaço de reunião em que pregavam a palavra de Deus e congregavam alguns irmãos.
Nesse local foram surgindo os primeiros frutos do Ministério Batista do Calvário. Assim, com o crescente trabalho evangelístico na cidade e o aumento dos irmãos os quais Deus ia acrescentando à congregação, surgiu a necessidade de um pastor para que pudesse pastoreá-los. Foi convidado para essa missão, Alexandre José de Souza. No dia 20 de maio de 1979, ainda no templo provisório à Rua Antônio Wellerson, nº 609, foi aprovado a formação da Igreja Batista do Calvário de Manhuaçu-MG. A Igreja mudou de endereço, vindo posteriormente, se estabelecer na Rua Teodoro Pio dos Santos, no Bairro Luciano Heringer, nº150. No dia 29 de março de 1979, foi inaugurado o 1º Templo da Igreja Batista do Calvário, já sob a ordem pastoral do Pr. Alexandre José de Souza. Passado algum tempo, Dorvadil e sua família mudaram-se de Manhuaçu e com isso o Pr. Alexandre José de Souza assumiu a Presidência do Ministério Batista do Calvário. O Pastor Alexandre era natural da cidade de Bom Jesus do Galho-MG, nasceu no dia 25 de outubro de 1934 e casou-se no dia 20 de janeiro de 1956 com Dirce Werner Louback. Iniciou sua caminhada como Presidente do Ministério Batista do Calvário em 1979, permanecendo nessa função até o ano de 2009, ano que “[...] completou a carreira e guardou a fé” (II Tm 4:7). Após esse momento, o Ministério Batista do Calvário elegeu como seu presidente, o Pr. Romerito Maxuel da Silva, o qual era pastor da 4ª Igreja Batista do Calvário de Manhuaçu-MG, onde pastoreava há 12 anos. Assim, imediatamente, assumiu a Presidência do Ministério em dezembro de 2009. Pastor Romerito é natural de Abre Campo-MG, nasceu no dia 20 de março de 1956 e casou-se com Cláudia da Silva Bastos, sendo pai de 3 filhas. Hoje, o Ministério Batista do Calvário que iniciara com apenas uma congregação dentro da cidade de Manhuaçu-MG, possui 8 (oito) Igrejas na cidade e 3(três) igrejas nos distritos de Manhuaçu – Realeza, Vila Nova e Santo Amaro. Além disso, possui igrejas nas seguintes cidades: Reduto, Manhumirim, Santa Margarida, Matipó, Abre Campo, Pedra Bonita, Caratinga, Ponte Nova, Santana do Manhuaçu, Simonésia, São Domingos, Congregação em Jaguarai que é distrito de Reduto. Em paralelo às igrejas, o ministério possui um amplo trabalho de Libertação e Missões. O departamento de missões, realiza ações no Mato Grosso do Sul, onde ajuda a Missão Caiuá, a qual trabalha levando o evangelho a Tribo Indígena Caiuá em Amambai e missão transcultural em 4 países, sendo eles: Cuba, Venezuela, Angola e Nepal. Em janeiro de 2022, assumiu a presidência do ministério o pastor Paulo Sérgio Breder, natural de Manhuaçu – MG, casado com Branca Breder, pai de Samuel e Myllena. Paulo Breder é pastor há 22 anos, nesse período, pastoreou quatro igrejas do ministério e atualmente, juntamente com sua família, está a pastorear a Igreja Batista do Calvário – Sede. Podemos dizer que, até aqui o Senhor tem nos ajudado. Venha fazer parte desta família.