16/04/2026
"...a Lei não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubmissos, para os perversos e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os assassinos,
para os que vivem na prática de imoralidades se***is e os homosse***is em geral, para os sequestradores, para os mentirosos e os que fazem juramentos falsos; e para todo aquele que se revolta contra a sã doutrina."
(1 Timóteo, 1:9,10)
De um modo bem simples, explicação dos versículos 9 e 10 da carta de Paulo ao jovem Timóteo, primeira carta...
Você está passando na rua e vem um carro da polícia? Você tem medo? Procura fugir, ou se esconder? É claro que não, né? E por que não? Porque não deve nada à lei, simples assim.
Mas agora vamos aos versículos...
Começando do versículo 8 que diz: "sabemos que a lei é boa, se for usada como se deve".
( 1 Timóteo 1:8)
Você e eu sabendo que tem na rua a segurança policial não vamos andar mais seguras? E o ladrão, também? É óbvio que o delinquente na verdade vai se sentir intimidado de atacar você e eu.
Se eu e você nos sentimos melhor com policiais fazendo a segurança pública, então a lei, nesse sentido foi feita pra exercer sobre os desobedientes a ela. E é exatamente o que este versículo traz:
" Sabemos que ela (a lei), não foi feita para o justo, mas para os transgressores da lei e rebeldes..."
(1 Timóteo1:9a).
E aqui fala da lei de Deus, a espiritual. São chamados de transgressores e rebeldes indivíduos que são...
perversos, pecadores, profanos, irreverentes, matam pai e mãe, assassinos, praticantes de imoralidades se***is, homosse***is em geral, sequestradores, mentirosos e os que fazem juramentos falsos; e para todo aquele que se revolta contra a sã doutrina.
(1 Timóteo, 1:9,10)
Isto signif**a que quem é transgressor, insubordinado, ímpio, pecador, profano, irreverente, quem mata pai e mãe, homicidas, os que praticam imoralidade sexual, homosse***is, seqüestradores, mentirosos, os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina, estes estão em grande falta com a lei, e pior ainda, com a Lei de Deus. Com relação à lei humana nessa terra até conseguem muitas vezes dá um jeitinho, comprando ela, mas com relação à Lei de Deus, não existe nenhum suborno, pois Deus não é corrupto, ele é justo e exercer justiça é uma das coisas das quais mais fala em sua palavra que é verdadeira.
Se a pessoa que vive nesses erros não se consertar (se arrepender) antes de partir desse mundo, a expectativa no dia do juízo será de condenação ao castigo sem chance alguma de salvação porque a salvação é enquanto se está na terra, arrependendo-se de viver nesses erros que agridem à santidade de Deus, e aceitando a Jesus que assumiu todas as culpas desses pecados no seu e no meu lugar. Funciona assim:
Hoje você é um homossexual, mas leu que isso está incluído na lista de quem é transgressor da Lei de Deus. Então você não quer mais isso pra você e decide largar essa prática, pede perdão a Deus, aceita a Cristo e chega a se perguntar: qual a relação da minha decisão com o que Jesus fez a dois mil anos atrás?.....a resposta é que:
A validade de Ele assumir nossos pecados começa a partir do momento em que cada pessoa se arrepende e olha pra Ele como o Advogado que tomou a frente da nossa causa de transgressão, e mesmo nós tendo um dia infringido a Lei, Ele nos faz ser inocentados (justif**ados) pelo fato de ter pago a multa que era pra nós pagar. Imagine que você deve uma multa por ter infringido algum artigo da lei brasileira, ou você paga a multa, ou f**a preso, mas chega alguém que se compadece de você e paga essa multa por você. O juiz vai te liberar ou não mesmo que a fiança tenha sido paga por outra pessoa? Vai te liberar, não é? Pois foi isso que Jesus fez por você e por mim: Ele pagou a nossa multa e o papel onde estava escrito essa multa foi rasgado!!!! O Juiz naquele grande dia do juízo é Deus. Jesus é o advogado, se você aceitou esse advogado, pode ter certeza: Ele pagou por sua transgressão e ainda rasgou a carta que era contra nós!
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos outorgou o ministério da reconciliação.
(2 Coríntios, 5:17,18)
Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.
(Romanos, 8:1)