Égbè Jagùn

Égbè Jagùn No ano de 1996, aprendi que "Não somos melhores e nem piores do que ninguém, somos apenas diferentes".

E assim seguí, sigo e seguirei até o dia em que eu for para o Itúnlà!

Meu Pai!Babà Olúkotún, Olórí Egún de minha família. A Família Adétólà, oriunda de Abeokutá-Nigéria, que na diáspora, vie...
06/01/2025

Meu Pai!
Babà Olúkotún, Olórí Egún de minha família.
A Família Adétólà, oriunda de Abeokutá-Nigéria, que na diáspora, viera para o Brasil, nos idos do século XVI, primordialmente, da Bahia para as Minas Geraes, e na Zona da Mata (Alto do Caparaó), onde se instalaram, e deram origem a meus ancestrais.
Que neste dia mais que especial, o Senhor continue, conforme meu merecimento, cuidando de todos nós!
Egungungbémí gbé wà ó!
Te Amo Pai!

Hoje a Iyalorixá dos Filhos de Dadá está completando suas Bodas de Diamante, os seus 60 anos de iniciada, o seu Ọdún Ọgọ...
17/12/2024

Hoje a Iyalorixá dos Filhos de Dadá está completando suas Bodas de Diamante, os seus 60 anos de iniciada, o seu Ọdún Ọgọ́ta.

Nós só temos que agradecer a todo o trabalho desta mulher preta, mãe, avó, bisavó, Iyalorixá e antes de tudo isso filha. Filha da primeira Iyalorixá do Omo Dadá, Dona Izabel d'Omolu mais conhecida como Mãe Katessú.

Filha de Oxosse mas também de Oxum, seus contemporâneos a conheceram e chamam por Odé Ceci, sua djina de iniciada na antiga Gomeia. Após o falecimento do tão famoso Rei do Candomblé, Pai Joãozinho da Gomeia, caiu nas graças do grande Papa do Candomblé, Pai Waldomiro de Xango - Pai Baiano. Este que praticamente a adotou como filha legítima. Foi seu pai, amigo, padrinho de casamento, padrinho de batismo de um de seus filhos, padrinho de casamento dos filhos. Pai Baiano deu nome a este Afoxé, "os Filhos de Dadá tem que ser respeitados"

Se hoje temos esta vestimenta nas religiões de matriz Africana, devemos agradecer a esta Àgbà.

Se hoje muitos cantam "Agbe lo láró", devemos agradecer a esta senhora.

Em algumas de suas viagens para Nigeria, ela teve estes feitos. Foi declarada Princesa de Isoko em Osogbo. Osun quis vir embora com Odé Ceci para fazer morada no Ile Iya Mi Osun Muiywa.

Se hoje temos muitos outros Afoxés em São Paulo, devemos agradecer exclusivamente a Ìyá Àgbà Wanda e ao Ogã Àgbà Gilberto d' Èṣù (in memorian).

Que nossa Àgbàlagbà possa comemorar esta data por mais 60 anos. Que a filha amada de Xango continue sendo protegida, tenha saúde e toda felicidade que há neste mundo.

Viva Odé Ceci! Viva Iya Wanda d' Osun!
60 anos de história e ancestralidade!

Ao senhor, com a devida licença e respeito a sua Esposa  sua filhas  e Thais Mayli, seu filho Rene Yukiti, seus netos (a...
16/10/2023

Ao senhor, com a devida licença e respeito a sua Esposa sua filhas e Thais Mayli, seu filho Rene Yukiti, seus netos (as) todos (as), minha Eterna Gratidão, Mestre, Amigo, Professor, Irmão.
Restam apenas duas palavras à serem escritas: SAUDADES E GRATIDÃO!
ETERNAMENTE PEDRO KENHITI KOJITANI OU SIMPLESMENTE PEDRO JAPONÊS!

Minha Vida em forma de Igbin!
10/10/2023

Minha Vida em forma de Igbin!

Ele por mim, por nós.  E eu, sempre Dele!
03/08/2023

Ele por mim, por nós. E eu, sempre Dele!

Um bom soldado não foge à luta!Simbora!
01/05/2023

Um bom soldado não foge à luta!
Simbora!

21/03/2023

Hoje comemoramos o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Foi um imenso prazer termos feito parte desta Comissão sendo representados pelo nosso Babàlóríṣa Eryk D'Jagun, juntamente com outros grandes líderes de Casas de Candomblé! Também não podemos deixar de agradecer ao nobre Deputado Vicentinho por sempre apoiar a nossa luta e por ter trabalhado com empenho para nossa vitória!

19/01/2023

Que todas às quintas-feiras, sejam segundas, terças, quartas, sextas, sábados e domingos para todos nós!
Este é o ANO DO REI!
BABÀ ALÀKÉTÚ SEJA POR TODOS NÓS!
pois OŞÒSSÍÍ eternamente será. Basta merecemos!

E vamos começar o dia.27/11/2021Estou atendendo até as 14 horas.Qualquer coisa, chama no WhatsApp: 61 981808114Babàlóríş...
27/11/2021

E vamos começar o dia.
27/11/2021
Estou atendendo até as 14 horas.
Qualquer coisa, chama no WhatsApp:
61 981808114
Babàlóríşà Eryk D'Jagun.

11/04/2021

Até um dia meu Mestre, Amigo, Irmão, e acima sentido, exemplo de vida para todos nós que tivemos o prazer de conviver com você!
R.I.P JOSÉ ROBERTO MORECI
Bàlógun Moreci d'Ogún

Não é porque estou usando um fílà, que eu não possa usar um ojà sobre minha cabeça. Uso este, porque fui abusado, e esto...
10/10/2020

Não é porque estou usando um fílà, que eu não possa usar um ojà sobre minha cabeça.
Uso este, porque fui abusado, e estou usando um de meu egbón Dudu d'Oşúmàré. Mas até que fiquei bonitinho. 🙃
Mas sou do torço e do pano da costa sim, odeio modismos, e da mesma maneira com que me cubro de cor, me obrigo ao branco.
Que façam soar os tambores contrários, pois, o som da lança e do alfange que me protegem, sempre serão estrondosamente mais altos.
Prazer, Eryk Heeyzer d'Jagún!

Endereço

Luziânia, GO

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 19:00
Terça-feira 09:00 - 19:00
Quarta-feira 09:00 - 19:00
Quinta-feira 09:00 - 19:00
Sexta-feira 08:00 - 19:00
Sábado 09:00 - 19:00

Telefone

+5561981808114

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Égbè Jagùn posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar