17/12/2024
Hoje a Iyalorixá dos Filhos de Dadá está completando suas Bodas de Diamante, os seus 60 anos de iniciada, o seu Ọdún Ọgọ́ta.
Nós só temos que agradecer a todo o trabalho desta mulher preta, mãe, avó, bisavó, Iyalorixá e antes de tudo isso filha. Filha da primeira Iyalorixá do Omo Dadá, Dona Izabel d'Omolu mais conhecida como Mãe Katessú.
Filha de Oxosse mas também de Oxum, seus contemporâneos a conheceram e chamam por Odé Ceci, sua djina de iniciada na antiga Gomeia. Após o falecimento do tão famoso Rei do Candomblé, Pai Joãozinho da Gomeia, caiu nas graças do grande Papa do Candomblé, Pai Waldomiro de Xango - Pai Baiano. Este que praticamente a adotou como filha legítima. Foi seu pai, amigo, padrinho de casamento, padrinho de batismo de um de seus filhos, padrinho de casamento dos filhos. Pai Baiano deu nome a este Afoxé, "os Filhos de Dadá tem que ser respeitados"
Se hoje temos esta vestimenta nas religiões de matriz Africana, devemos agradecer a esta Àgbà.
Se hoje muitos cantam "Agbe lo láró", devemos agradecer a esta senhora.
Em algumas de suas viagens para Nigeria, ela teve estes feitos. Foi declarada Princesa de Isoko em Osogbo. Osun quis vir embora com Odé Ceci para fazer morada no Ile Iya Mi Osun Muiywa.
Se hoje temos muitos outros Afoxés em São Paulo, devemos agradecer exclusivamente a Ìyá Àgbà Wanda e ao Ogã Àgbà Gilberto d' Èṣù (in memorian).
Que nossa Àgbàlagbà possa comemorar esta data por mais 60 anos. Que a filha amada de Xango continue sendo protegida, tenha saúde e toda felicidade que há neste mundo.
Viva Odé Ceci! Viva Iya Wanda d' Osun!
60 anos de história e ancestralidade!