Senhora de Fátima (1946) - O primeiro da América Latina e Segundo do Mundo. Dados Históricos:
Segundo Djalma Alves de Azevedo, no livro " Um Pouco de Luz", página 151, " no local da histórica capelinha de 1780, foi erigida pela população em 1813 ou 1814 uma nova capela...". Essa capelinha foi elevada à categoria de Matriz da recém-criada Freguesia de Nossa Senhora da Luz do Aterrado, pela Lei
Provincial n° 764, em 02 de maio de 1856. Com a chegada do Padre Parreiras ao Aterrado, promoveu-se a reconstrução da Matriz, de 1910 a 1914, quando foi demolida a existente e construída uma nova no mesmo local. Criado o Bispado de Aterrado, em 08 de julho de 1918, a então “Matriz Paroquial” é elevada à dignidade de Catedral Diocesana e para isso passa por uma ampliação do seu tamanho original, quando ganha novas sacristias de dois andares e as capelas laterais, ficando pronta em 10 de abril de 1921 com o pontifical solene de posse e entronização do primeiro bispo, Dom Manoel Nunes Coelho. Em 1941, Inaugurada a Nova Catedral, a antiga igreja do Padre Parreiras sofre uma remodelação, quando perde as capelas laterais e tem reduzido o seu comprimento em quase um terço, ficando menor que o tamanho original de 1914. Em 1946 é sagrada Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, O PRIMEIRO DA AMÉRICA LATINA, sendo considerado o SEGUNDO DO MUNDO, em homenagem à Virgem dos pastorzinhos portugueses (Djalma Alves de Azevedo, no livro " Um Pouco de Luz", página 157). Em 1953, durante os dias 19 a 21 de junho, o Santuário foi palco dos maiores dias de toda a história da cidade de Luz, quando recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, juntamente com a multidão de fiéis que acorreram à sede paroquial luzense para a veneração da Virgem Portuguesa (Djalma Alves de Azevedo, no livro " Um Pouco de Luz", páginas 220 a 230). Em 2012,procurando valorizar o fato de Luz ter um Santuário Diocesano dedicado à Virgem de Fátima e buscando resgatar e intensificar a sua devoção, preparando as comemorações dos 60 anos da visita da imagem peregrina a Luz, o pároco da Paróquia N. da Luz, Pe. Antônio Carlos da Silva, realiza do dia 01 ao dia 12 de cada mês, a trezena, com a recitação do terço e visita da imagem de N. de Fátima, nas casas das famílias luzenses. E todo dia 13 de cada mês é dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Realizam-se todas as atividades paroquiais no Santuário Diocesano, como a Liturgia das Horas, missas, recitação do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões. es de
Desde já convidamos a todos para estas atividades. Como nos ensina a igreja: antes do templo bonito é preciso que haja homens e mulheres que o iluminem com sua vida de oração, o adornem pelo exemplo de vida na santidade! Participe você também!