31/10/2025
FELIZ DIA DA REFORMA!
Há 508 anos, o monge Martim Lutero, professor de Bíblia da Universidade de Wittenberg, enviou ao seu superior um manifesto com 95 teses sobre a questão das indulgências. A indulgência era um documento vendido pela igreja romana, sob a ordem do Papa Leão X, que, na prática, era entendida como uma possibilidade de conquistar um lugar no céu.
Para Lutero, a comercialização de indulgências era um terrível absurdo. Para ele, a salvação vem somente pela graça de Deus, e não através de méritos humanos (Efésios 2.8-9). As teses foram impressas e tiveram grande repercussão na Alemanha e em vários outros países da Europa. O movimento que ficou conhecido como "Reforma Protestante", surgiu a partir da publicação das 95 teses.
Dentres estas, duas das mais conhecidas, são:
Tese 36: "Qualquer pessoa cristã verdadeiramente arrependida tem direito ao perdão pleno de pena e culpa, mesmo sem carta de indulgência".
Tese 62: "O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus".
É importante relembrar que Lutero nunca pretendeu fundar uma nova igreja. Ele apenas queria corrigir e melhorar aspectos que considerava contrários à Sagrada Escritura. Era um desejo de retornar aos princípios que a igreja tinha em sua origem. As propostas de Lutero não foram acolhidas, fazendo com que ele recebesse ordens para se retratar. Contudo, estava convicto que sua consciência e suas ideias estavam presas à Palavra de Deus.
Em janeiro de 1521, Lutero foi declarado herege e excomungado pelo Papa Leão X. Com sua excomunhão, o surgimento de uma Igreja Luterana acabou se tornando inevitável. Ainda assim, ele não pretendeu associar seu nome ao movimento que liderou e jamais se considerou fundador de uma nova igreja. Para Martim Lutero, a doutrina é de Jesus Cristo e a igreja é de Jesus Cristo.
Diante do imperador Carlos V, Lutero respondeu: "A não ser que seja convencido pelo testemunho da Sagrada Escritura ou por argumentos evidentes, a minha convicção vem das Escrituras a que me reporto, a minha consciência está cativa na Palavra de Deus, nada consigo nem quero retratar, porque é difícil, maléfico e perigoso agir contra a consciência".
Fonte: Quem é a IECLB?
"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: 'O justo viverá por fé.'" (Romanos 1.16-17)
Pastor Guilherme Andrade