06/04/2026
O Ilé Àṣẹ Aláyé esteve presente no ato em Defesa das Cotas Raciais e da Reparação ao Povo Negro, realizado no dia 31 de março de 2026 em São Paulo capital, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas, no sambódromo do Anhembi, tendo entre as presenças políticas, nosso presidente da República, e figuras importantíssimas ao povo preto e indígena do nosso país. A nossa presença reafirma o compromisso histórico com a luta por justiça social e equidade racial no Brasil. Representaram a nossa ẹgbẹ́, o Ogan Tolújì, as ìyàwós Ọládénú e Láánú, e os abians Rafael e Gabriela, estes também enquanto integrantes de coletivos políticos internos do nosso Ilé, o Negrayé e o Mulheril de Àṣẹ.
A presença do Ilê Àṣẹ Aláyé nesse ato não é apenas simbólica, mas profundamente política e ancestral. As cotas raciais são instrumentos fundamentais de reparação histórica diante de séculos de escravização, exclusão e marginalização da população negra. Elas representam um passo concreto na construção de uma sociedade mais justa, onde o acesso à educação, ao trabalho e aos espaços de poder não sejam determinados pela cor da pele ou pela origem social.
Enquanto povo de terreiro, reconhecemos que nossos espaços são guardiões de saberes, que foram historicamente perseguidos e silenciados. Participar ativamente das lutas sociais é dar continuidade ao legado de nossos ancestrais, que resistiram para que hoje pudéssemos existir com dignidade. Estar nas ruas, defendendo políticas de inclusão e reparação, é também uma forma de culto, de manutenção do Axé e de compromisso com a coletividade.
Seguiremos firmes na luta, fortalecendo nossos coletivos internos e somando forças com outros movimentos, pois entendemos que o caminho para a equidade racial passa pela organização comunitária, pela consciência política e pela valorização das nossas raízes.
Agradecemos imensamente a organização das lideranças do Centro de Direitos Humanos .pr e demais organizadores por toda atenção e cuidado com os(as) filhos(as) Àlàyé.
Ilé Àṣẹ Àlàyé
Negrayé
Mulheril de Àṣẹ