Durante Seu ministério na Terra, o Salvador ensinou Seu evangelho e realizou muitos milagres. Ele chamou doze homens para serem Seus Apóstolos e impôs Suas mãos sobre a cabeça deles para dar-lhes a autoridade do sacerdócio. Ele organizou a Sua Igreja, cumpriu as profecias e foi rejeitado e crucificado
Antes da morte e Ressurreição do Salvador, Ele deu a Seus Apóstolos a autoridade para ensinar Seu evangelho, realizar as ordenanças de salvação e estabelecer Sua Igreja no mundo.
A GRANDE APOSTASIA
Após a morte dos Apóstolos de Cristo, o poder do sacerdócio e muitas verdades do evangelho foram tiradas da Terra, iniciando-se, assim, um longo período de trevas espirituais chamado de grande Apostasia.
O profeta Amós profetizou a esse respeito, dizendo que chegaria o tempo em que haveria “( … fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor”. Amós 8:11)
Durante os longos séculos da Apostasia, muitos homens e mulheres honestos procuraram a plenitude das verdades do evangelho, mas não a encontraram. Clérigos de muitas denominações religiosas pregavam diferentes mensagens e pediam a homens e mulheres que os seguissem. Embora muitos tivessem intenções honestas, nenhum deles possuía a plenitude da verdade nem a autoridade de Deus.
RESTAURAÇÃO DO EVANGELHO
Entretanto o Senhor, em Sua misericórdia, prometera que o evangelho e o poder do Sacerdócio seriam um dia restaurados para nunca mais serem tirados da Terra.
Quando as condições estavam propícias, o Pai Celestial estendeu novamente a Sua mão para Seus filhos, com amor. Ele chamou um rapaz chamado Joseph Smith para ser um profeta. Por meio dele, a plenitude do evangelho de Jesus Cristo foi restaurada à Terra.
Joseph Smith morava nos Estados Unidos. Foi uma época de muita agitação religiosa no Leste dos Estados Unidos. A família de Joseph era profundamente religiosa e sempre buscou a verdade. No entanto, muitos ministros diziam ter o evangelho verdadeiro. Joseph queria “saber qual de todas as seitas estava certa”.
PRIMEIRA VISÃO
Enquanto Joseph buscava a verdade em meio às diferentes religiões, ele procurou orientação na Bíblia. Ele leu: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. (Tiago 1:5). Por causa dessa passagem, Joseph decidiu perguntar a Deus o que deveria fazer. Na primavera de 1820, ele foi a um bosque próximo de sua casa e ajoelhou-se em oração. Ele descreveu o que aconteceu:
“Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. (…) Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!”
O ESTABELECIMENTO DA IGREJA E EXPANSÃO
O Senhor revelou a Joseph Smith que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deveria ser organizada no dia 6 de abril de 1830 em Fayette, Nova York.
Com o crescimento da Igreja, novos conversos uniram-se a ela em Ohio e Missouri. Enquanto os santos dos últimos dias em Kirtland, Ohio, enfrentavam perseguição, os membros no Missouri andavam errantes de cidade em cidade sob o ataque de turbas violentas. Tendo sido expulsos do Missouri em 1839, os membros da Igreja reuniram-se em Illinois e construíram uma próspera comunidade na curva pantanosa do Rio Mississippi.
Entretanto, depois de sete anos, foram forçados novamente a abandonar suas casas. Liderados por Brigham Young, esses pioneiros viajaram por 2.092 quilômetros rumo ao oeste para o Vale do Lago Salgado.
Durante o inverno inclemente o Rio Mississippi ficava congelado, o que permitiu a muitos membros da Igreja atravessá-lo a pé ou em carroções. Membros descreveram em seus diários que esse congelamento foi um milagre, apesar de um ter escrito de forma espirituosa que: “foi um milagre que quase congelou uns dois mil santos”.
CONCLUSÃO
Todos nós temos um lugar na história da Igreja. Alguns membros nasceram em famílias que, durante gerações, abraçaram o evangelho e educaram os filhos nos caminhos do Senhor. Outros estão ouvindo o evangelho pela primeira vez e entrando nas águas do batismo, fazendo, assim, os convênios sagrados que constituem sua parte na edificação do reino de Deus. Muitos membros vivem em áreas onde estão apenas começando sua era da história da Igreja e criando um legado de fé para os filhos. Seja qual for a circunstância, todos nós participamos de maneira vital na edificação de Sião e na preparação para a segunda vinda do Salvador. “( … ) Já não [somos] estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”. (Efésios 2:19)
Se somos membros novos ou antigos, herdamos um legado de fé e sacrifício daqueles que viveram antes de nós. Somos também pioneiros modernos para nossos filhos e para os milhões de filhos do Pai Celestial que ainda ouvirão e aceitarão o evangelho de Jesus Cristo.
CURIOSIDADE
O primeiro templo construído pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ficava em Kirtland, Ohio. Apesar do custo estimado de 40.000 dólares — que convertidos na economia atual somariam aproximadamente três quartos de um milhão de dólares — os membros da Igreja estavam comprometidos a construir o templo. Com frequência os homens trabalhavam na construção durante o dia e passavam a noite protegendo o templo das turbas. Próximo ao término de sua construção em 1836, os membros doaram objetos de vidro e porcelana que foram moídos e misturados à argamassa para dar ao templo uma aparência reluzente.
Sob a orientação de Joseph Smith sete missionários viajaram para Liverpool, Inglaterra e abriram a Missão Britânica em 1837. Depois de nove meses de pregação em igrejas, salões alugados ou de porta a porta, havia quase 2.000 novos conversos. Quando 800 membros da Igreja se reuniram em 1863 para viajar rumo à América a bordo do Amazon, o autor britânico Charles Dickens entrou no navio para observar. Ao notar sua ordem e organização, ele comentou que os conversos mórmons se comparavam à “fina nata da Inglaterra”.
Depois que os membros da Igreja foram expulsos de Ohio e Missouri, eles se estabeleceram em Commerce, Illinois — na curva pantanosa do Rio Mississippi. A cidade recebeu o novo nome de Nauvoo em outubro de 1839, nome derivado de uma palavra hebraica que significa algo agradável e belo, ou um lugar de descanso e beleza. Com a reunião dos santos dos últimos dias em seu novo refúgio, a população da cidade aumentou para aproximadamente 12.000 moradores. Nauvoo logo se tornou um grande centro de comércio, comparando-se com Chicago em tamanho.
À medida que Nauvoo crescia, aumentava a oposição das turbas. Os santos dos últimos dias construíram um templo em Nauvoo, mas quando ele foi dedicado, eles novamente foram expulsos de seus lares. O templo foi abandonado, profanado pelas turbas e depois destruído por um incêndio intencional em 1848. Um século e meio mais tarde, o Templo de Nauvoo foi reconstruído usando o planejamento original e dedicado pelo antigo Presidente da Igreja Gordon B. Hinckley, em junho de 2002. Entre fevereiro e setembro de 1846, a maioria dos membros da Igreja foram expulsos de seus lares em Nauvoo. Muitos deles fugiram descendo uma rua, o que atualmente é citado como a “Rua de Lágrimas”.
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A IGREJA DE JESUS CRISTO DO SANTOS DOS ULTIMOS DIAS ?
ACESSE: https://www.lds.org/?lang=por&_r=1
https://WWW.MORMON.ORG.BR/
DESEJA RECEBER UMA VISTA DOS MISSIONARIOS ?
ACESSE: https://WWW.MORMON.ORG.BR/MISSIONARIOS
E PREENCHA UM FORMULARIO