Ilé Àṣẹ Òpó Iyá Sèsú

Ilé Àṣẹ Òpó Iyá Sèsú Página dedicada a ações da Religião de Matriz Africana, o Candomblé.Terreiro presidido pela Ìyálòriṣà Gabriela Fabiana (Ìyá Ará Bó)

Sem ele, nem tente!
11/10/2025

Sem ele, nem tente!

👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
06/01/2023

👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

É com imensa dor  que informamos o falecimento dos filhos Rodrigo Santos e Hinara Santa Rosa. Iremos sempre lembrar dos ...
13/12/2022

É com imensa dor que informamos o falecimento dos filhos Rodrigo Santos e Hinara Santa Rosa. Iremos sempre lembrar dos momentos maravilhosos que passamos juntos. O legado deles será sempre lembrado por nós.
Obrigado por passarem por nossas vidas!
Ka sun re o

25/10/2022

Fidelidade no candomblé.

Acredito que nós de candomblé temos que ser fiéis, em primeiro lugar, ao Orixá e, subsequentemente, à nossa casa de candomblé.

Permanecer ou não em uma casa de candomblé é decisão particular (exceto os casos de expulsão), que tem de ser muito bem avaliada por quem está prestes dar esse passo.

Me preocupa muito os motivos esdrúxulos que alguns filhos e filhas de santo usam para justif**ar a sua saída de um terreiro, principalmente quando os evadidos saem alegando que o problema está no terreiro e não neles e nelas.

É impressionante que algumas pessoas que resolvem sair de uma terreiro não fazem uma autocrítica para avaliarem o quanto contribuiram para sua saída e quais foram seus erros, a maioria sai cheia de razão e convictas que tudo é culpa de todos e todas, menos dela.

Quando saem do terreiro é porque a mãe/pai de santo não presta, os irmãos e irmãs não prestam, a casa não presta, mas não param para rememorar o momento em que chegaram (normalmente em situação difícil) nesse lugar e foram acolhidas com amor, sem julgamentos sociais, aceitos como são e estão. E naquele momento de fragilidade o Orixá, o terreiro, sacerdotes, irmãos e irmãs que hoje não são suficientes para você, outrora eram tudo que você precisava.

Existem casas de candomblé ruins? Depende do que você vai buscar dentro do candomblé.
Eu penso que existe um terreiro para cada perfil de pessoa, claro que existem lugares que beiram, ou já são, verdadeiros absurdos, uma vergonha para religião, maculadores da memória ancestral de nossos antepassados e precisamos combatê-los para que o candomblé não seja mais deturpado do que já está sendo por alguns irresponsáveis e falsos religiosos.

Se sua convivência e estadia não estão agradáveis dentro de sua casa de candomblé, se algum problema te aflige, converse com seu babalorixá/yalorixá, irmãos e irmãs, busque uma solução em conjunto, não deixe um probleminha transformar-se em um problemão, para depois não tomar uma decisão precipitada e arrepender-se.

Outra coisa muito importante para agregar dignidade a sua decisão de sair de uma casa de candomblé, caso já não haja mais alternativa, é que você consulte seu Orixá sobre essa escolha. Já parou para pensar que seu Orixá pode não querer sair dali? Santo tem vontade própria e Assentamento não é bibelô para ser transportado de qualquer maneira, para lá e para cá, de acordo com nossa vontade, dentro de caixas sem preparativos ritualisticos e depois postos em um cantinho de parede ou quartinhos de despejo como se fossem meros objetos. Isso tem consequências!

Por fim, quero dizer que não estamos aprisionados em nossas casas de candomblé, nem muito menos nossos Orixás, mas antes de tomar uma atitude precipitada, converse e reavalie seus passos, oriente-se com o sagrado e aja. Se fores para outra casa de candomblé, não tem problema, só não tente ganhar espaço ou aceitação no novo ambiente desmerecendo sua antiga casa, falando mal das pessoas ou práticas feitas lá, os que fazem isso, com efeito, são nocivos ao candomblé e não merecem confiança.

Não seja leviano, tenha dignidade, aquela casa de candomblé que hoje desdenhas, te servil muito quando você mais precisou.

Ao meu Agba Pai Aristídes Mascarenhas, todo amor, respeito e admiração do mundo. Obrigado por tudo! Longevidade ao Senho...
02/06/2022

Ao meu Agba Pai Aristídes Mascarenhas, todo amor, respeito e admiração do mundo. Obrigado por tudo! Longevidade ao Senhor!

02/06/2022

Salve o povo das matas!
Te saúdo Jaguatiara, ancestral indígena.

Salve a nossa Índia, salve todos os índios!!!
19/04/2022

Salve a nossa Índia, salve todos os índios!!!

Não estrague meu sono! O Ócio criativo dos artistas levam nossos filhos de santo a desacreditarem no transe. Fechar os o...
12/01/2022

Não estrague meu sono!

O Ócio criativo dos artistas levam nossos filhos de santo a desacreditarem no transe.
Fechar os olhos, dar ilá, quebrar os ombros é parte da manifestação do sagrado, não é show!
Nós nos afastamos cotidianamente da presença do sagrado quando nos aproximamos dos quereres de explicações racionais para tudo.
Ninguém acredita mais na emoção, a gente perdeu a capacidade de se emocionar e se entregar.
A arte nos serve para essa conexão, por isso a importância das RELEITURAS e não da caricata imitação.
Há conflitos gritantes aos iniciados de hoje, conflitos que dificultam a entrega total, acredite!
Passei anos ao lado de uma pessoa que não "dava Santo" fazendo apontamentos cruéis sobre o estado do outro:
"esse está fingindo", "crianças não tem transe", "esse Santo é muito espetáculo", "não pode ser Santo não respondeu a cantiga de escárnio que cantaram, se fosse Santo teria saído da sala".
A dúvida, a repulsa, o escárnio, o desafio ao sagrado, onde f**a a fé?
Com o tempo eu passei a pensar porque que alguém que não sentia nada deveria falar sobre o outro, só fala de algo quem tem e quem vive.
Quem não tem transe pode falar por exemplo da experiência de ser Ọmọ Òrìṣà e ainda ter fé diante as adversidades da vida, como sentir Òrìṣà de maneira intensa sem dormir; ver as pessoas em transe e não tê-lo abala a fé?
Eu não sinto Òrìṣà como você sente, meu transe nunca será igual ao de ninguém, Òrìṣà é um sopro de vida que para cada entrega, para cada dia apresenta-se de uma maneira.
O transe indiscutivelmente nos convida para a experiência de deixar a vida e as convicções da sociedade cruel e sem fé para uma viagem no campo da emoção, da entrega, da confiança. É o momento em que a sua natureza emanada se une à natureza do mundo.
Não é e não pode ser teatral, não precisamos homenagear Òrìṣà imitando um transe, abra os olhos, dance alegremente, vista as cores e os elemento, conte histórias com seu corpo dançante, saúde os espaços naturais de Òrìṣà!
Não reproduza o que temos no terreiro!

Permita-se! Entregue-se! Emocione- se!
Sinta Òrìṣà!

Administrador: .gus 🕊
Foto:
Texto: Ìyá Omi Lade

Salve seu dia 7 Almas 💃🏾♥️♠️♦️♣️
29/11/2021

Salve seu dia 7 Almas 💃🏾♥️♠️♦️♣️

Endereço

Avenida De Contorno, 33, Jambeiro
Lauro De Freitas, BA
42700-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Àṣẹ Òpó Iyá Sèsú posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar