26/09/2019
A PROVA DO GRANDE AMOR DE DEUS POR PECADORES.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3: 16.
João 3. 16 é um dos versículos mais conhecidos da Escritura. Ele fala de maneira objetiva sobre o maravilhoso amor de Deus pelo mundo. Como podemos ter a certeza de que Deus ama os crentes de todo o mundo com amor intenso e incomparável? Quais são os intensificadores desse amor? Nesse versículo conhecemos a base da nossa salvação. Como Deus pode salvar pecadores merecedores da ira dele? A resposta é porque Deus é amor. Jesus diz que Deus amou o mundo de “tal maneira”, isso significa que Deus amou o mundo de maneira intensa, grandiosa, incomparável. Nesse texto vemos quatro intensificadores do amor de Deus.
1. O Autor desse amor: Deus. O amor de Deus é grande porque Deus é grande. Deus é o autor da salvação. É Deus quem escolhe salvar o homem e não o homem que escolhe Deus. Deus decide amar o homem, não é o homem que conquista o amor de Deus. Não havia nada em nós para atrair o amor de Deus, Ele ama porque Ele é amor. Deus é auto-suficiente, isso significa que Ele é satisfeito em si mesmo. Ele não precisa da criação para ser completo.
Ele é aquele que os céus e até o céu dos céus não podem conter. Ele é o soberano que faz todas as coisas de acordo com a sua vontade. Deus é criador e sustentador de todas as coisas. Isso significa que Deus não precisa de nós para nada.
Isso nos liga ao segundo intensificador do amor de Deus. Por que o amor de Deus é grande?
2. O objeto desse amor: o mundo. “Deus amou o mundo.” Mundo não significa as plantas, nem os animais, mas Pessoas. Deus amou a raça humana de forma intensa. Mundo não significa cada indivíduo do mundo, pois, no versículo 36 diz que alguns recebem a ira e não o amor de Deus. Jesus está conversando com um judeu chamado Nicodemos. Os judeus eram orgulhosos e criam que Deus amava somente a nação de Israel, por isso eles desprezavam os gentios. Porém, Jesus está dizendo para Nicodemos que Deus amou não somente Israel, mas amou e enviou seu Filho para que fosse morto, e com o seu precioso sangue comprasse para Deus, homens de toda “tribo, e língua,povo e nação; "Apocalipse 5: 9. O amor de Deus pelo mundo é grande não porque o mundo é grande ou, porque no mundo tem muitas pessoas, mas porque o mundo é mal e Deus é bom. Deus não amou pessoas boas que mereciam o amor dele. Deus amou o mundo que é seu inimigo. Nós eramos como ovelhas desgarradas, com o coração enganoso e desesperadamente corrupto. Éramos por natureza, filhos da ira que desde o ventre materno éramos perversos e que desde o nascimento praticamos a mentira. Todos pecaram e destituídos estavam da glória de Deus e merecíamos o salário do pecado que é a morte. MAS, mesmo assim Deus amou o mundo. Ele nos amou não porque éramos amáveis, mas mesmo sendo não amáveis. O amor de Deus é incondicional, gracioso, imerecido. O amor de Deus é grande.(Romanos 5: 6-8).
Alguém disse para Charles Spurgeon: “Não consigo entender porque Deus pode odiar Esaú.” Charles Spurgeon respondeu: “Isso eu não tenho dificuldade de entender, minha maior dificuldade é entender como Deus PODE TER AMADO Jacó”.
3. Terceiro intensificador do amor de Deus: a Dádiva, seu Filho unigênito. Deus deu seu único filho, que significa único digno de ser amado. DEUS não tinha outro filho, ele tinha somente um. Esse foi o preço pago pela nossa salvação, o Filho unigênito. Deus Pai não deu algo sem valor, algo que ELE não amava, mas deu o seu melhor, o que ele tinha de mais precioso, seu único e amado Filho. Não foi nada corruptível como ouro, prata ou pedra preciosa, mas seu Filho que possui infinito valor. Desde toda a eternidade já existia a relação de amor entre o Pai e o Filho. O Filho estava no Pai, e o Pai, nele; e os dois eram um. Desde Sempre, o que o Pai amava era o Filho, o que o Filho amava era o Pai, unidos com um amor perfeito, eterno, imensurável, imutável (João 17).
Deus se refere a Jesus nos evangelhos como o Filho amado em quem ele se alegra (Mateus 3:17). Mas, Deus em uma aliança eterna com seu Filho o envia a este mundo. Deus torna-se homem na pessoa de seu Filho, humilhando-se a si mesmo até a morte na cruz. Nasceu numa manjedoura porque não tinha lugar para ele na hospedaria. Ele sofreu igual a nós, mas sendo perfeito não pecou. Foi perseguido, zombado, cuspido, traído, negado e abandonado pelos seus discípulos, julgado e condenado injustamente. Ele foi abandonado por todos e na cruz sofreu a mais terrível dor: a separação do seu Pai. O Filho amado foi desamparado pelo Pai porque estava levando o nosso pecado, e o pecado separa o homem de Deus. Cristo estava nos substituindo, sendo condenado em nosso lugar, ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa dos nossos pecados; o castigo que nos traz a salvação caiu sobre ele. Ele recebeu o nosso salário, A MORTE. Tão grande é o amor do Filho, tão grande é o amor do Pai pelo mundo que nem a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós pecadores(1João 4:10; Romanos 8.32).
Deus prova o seu amor por nós através da morte do Cristo na cruz que ao terceiro dia ressuscitou, pois, o poder da morte não podia detê-lo. Ele ressuscitou para ser o nosso Senhor e Juiz. Isso significa que sua vida pertence a ele e chegará o dia em que todos irão comparecer diante do tribunal de Cristo. Cristo é o bem mais precioso que Deus nos deu.
4. O propósito: O amor de Deus é grande por causa do seu propósito em enviar seu Filho unigênito ao mundo para morrer por pecadores “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” O propósito de Deus é nos salvar e não condenar (Jo 3.17). Porém, Merecíamos perecer, sermos condenados. O AMOR de Deus é grande porque ele não dar o que merecíamos (isso é misericórdia), e nos dar o que não merecíamos (isso é graça). Merecíamos perecer debaixo da sua ira, mas ele nos salva nos dando o seu amor.
Um duplo propósito: a) Grande livramento: “não perecer”. Nem todos serão salvos. A morte de Cristo não salva a todos. Essa estória universalista de que Deus dará um jeitinho no final salvando a todos é mentira. Existem dois destinos, céu ou inferno, para a humanidade. Os que creem receberam vida eterna nos céus, os que não creem perecerão eternamente no inferno. Cristo divide a humanidade em dois grupos, não existe campo neutro, ou você está de um lado, ou está do outro. Ou você está do lado dos que creem e tem a vida eterna, ou você está do lado dos que rejeitam Cristo e parecem. Muitos perecerão, pois, Deus enviou seu filho ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz.
b)" Vida eterna": O segundo propósito é a Vida eterna. Isso não significa apenas quantidade de vida, mas qualidade. As pessoas viverão eternamente em algum lugar, umas no inferno sofrendo a ira de Deus, outras nos céus desfrutando do amor de Deus. Deus enviou seu filho ao mundo para que tenhamos vida em abundância, vida plena, vida eterna na presença de Deus que é a fonte de toda a felicidade. O amor de Deus nos dará um lugar onde não haverá mais mortes, dor, choro, pecado, maldição. Um lugar onde iremos servir e adorar a Deus com nossos irmãos para todos todo o sempre.
Você já provou esse amor? Você já recebeu Cristo como seu salvador? Já se arrependeu dos seus pecados? Você já creu nele? A salvação não é recebida como fruto do merecimento, mas como resultado da graça mediante a fé. A salvação não é dada àqueles que se julgam santos nem àqueles que praticam boas obras com o propósito de alcançarem o favor de Deus.
A salvação é para pecadores, oferecida gratuitamente àqueles que creem em Cristo. Você não precisa buscar mais evidências do amor de Deus por você; ele já provou esse amor, em grau superlativo, de forma real e sacrificial na cruz. Cristo é a prova do amor de Deus. Ele veio salvar pecadores, ele não veio salvar os bons, mas salvar os maus. Ele é amigo de pecadores. Ele promete que aquele que vai até Ele de maneira nenhuma o lançará fora. Ele recebe, justifica, adota, santifica e glorifica pecadores. Transforma homens indignos em príncipes herdeiros de todas as bênçãos de Deus. Esse é o amor de Deus. Essa é a maior prova do amor de Deus, Cristo.
Soli Deo Gloria
Por Thiago da Silva Vieira