HORÁRIOS DE MISSA:
Segunda, Quarta e Sexta às 19h30 na igreja S. Francisco de Assis
Terça e Quinta às 19h30 na igreja S. Camilo de Léllis
Sábado às 19h na igreja S. Francisco de Assis
Domingo às 8h e às 19h na igreja S. Francisco de Assis
Domingo às 10h na igreja S. Camilo de Léllis
- Todas as Quintas-feiras, exposição do Santíssimo para adoração a partir das 15h e atendimento de confissões até
às 19h30, quanto inicia a missa, que finalizará com a benção do Santíssimo, na igreja São Camilo de Léllis.
- Todo primeiro sábado do mês, somente uma missa, às 19h na igreja São Camilo de Léllis
- Toda primeira Sexta-Feira do mês - Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h, finalizando com benção do Santíssimo e missa às 19h30 na igreja de S. Francisco de Assis
- Toda terceira quarta-feira do mês, devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, iniciando com a missa às 19h30 na igreja São Francisco de Assis. NOSSA HISTÓRIA______________________________
Paróquia São Francisco de Assis e São Camilo de Léllis
Jardim Tarumã – 22/2/2003
Com decreto de 22 de fevereiro de 2003 foi erigida, por dom Amaury Castanho, então bispo diocesano, a Paróquia São Francisco de Assis e São Camilo de Léllis. No dia seguinte, deu-se a solene instalação da nova paróquia com a posse do padre Flávio Augusto Bitencourt de Aguiar, da Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A nova paróquia, com sede na Igreja de São Francisco de Assis, ao ser criada foi colocada sob a proteção dos padroeiros das duas comunidades das quais se originou, ou seja, das Comunidades São Francisco de Assis, do Jardim Tarumã, e São Camilo de Léllis, do bairro São Camilo, desmembradas, respectivamente, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, do Jundiaí Mirim e da Paróquia São João Batista, da Ponte São João. Antes mesmo da criação da paróquia, os fiéis já acalentavam um sonho de construir uma nova igreja no Jardim Tarumã, uma vez que a existente, muito pequena, não podia acolher bem os que frequentavam as celebrações, além de não contar com espaço suficiente para as diversas atividades voltadas para a evangelização. No entanto, o primeiro obstáculo a ser vencido era conseguir um terreno, no bairro, onde a nova igreja pudesse ser construída. Buscando uma solução, o padre Flávio, juntamente com o conselho econômico da paróquia, entrou em negociação com a Prefeitura de Jundiaí. Chegou-se a uma permuta do prédio onde funcionava a igreja e o salão paroquial com um terreno de área considerável, localizado na rua Espírito Santo. A transação foi concretizada, e feito um acordo entre as partes para que a paróquia continuasse a utilizar suas dependências até que a construção da nova igreja fosse concluída. Apesar de todo o esforço despendido, a falta de recursos financeiros sempre foi um grande desafio para a jovem paróquia. O segundo pároco, padre José Pereira da Silva, CR, conseguiu gratuitamente de um engenheiro amigo, da cidade de Osasco, o projeto para a construção da nova igreja. Em outubro de 2010, para auxiliar o padre José Pereira, cuja saúde se tinha fragilizado, chega à paróquia o diácono Octávio Arantes, que antes exercia seu ministério na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Engordadouro. Por fim, desde março de 2012, primeiro como administrador paroquial e depois como pároco, a paróquia foi confiada aos cuidados do padre Andrzej Krzyzanowsk, CR, religioso polonês que, não obstante as dificuldades, tem levado adiante, com a ajuda da comunidade, a árdua missão de construir a nova igreja matriz. Com o auxílio do Fundo de Ajuda Interparoquial (FAIP), foi adquirida também a casa paroquial, desonerando a paróquia do aluguel. Todo esse esforço, porém, dependido em prol do patrimônio da paróquia, não impediu, de forma alguma, que simultaneamente fosse realizado um intenso trabalho de evangelização junto aos paroquianos. Ao longo desses últimos anos, a partir da chegada do padre André, como todos o chamam, a ação evangelizadora tem conseguido novo impulso. Merece especial destaque a implantação do Projeto das Santas Missões Populares, com a participação ativa dos missionários. No início de 2019 a paróquia recebeu um reforço com a vinda do diácono José Domingos de Carvalho, que exercia seu ministério na Paróquia Santo Antônio de Salvador/BA, e se dispôs a ajudar, e com a autorização do atual bispo, dom Vicente Costa, passou a servir na paróquia. Em Abril/2022, o Diácono Luiz Carlos foi ordenado e passou a colaborar na paróquia, com atendimentos aos paroquianos e formações para a liturgia. Em meados de 2024 a Diocese de Jundiaí houve por bem rescindir o contrato com a Congregação da Ressurreição, razão pela qual no dia 21 de agosto de 2024 foi anunciada a nomeação do Padre Bruno Bussolini como Administrador Paroquial. No dia 19.01.2025, em celebração com intensa afluência de fiéis, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano de Jundiaí, presidiu a celebração eucarística de início da missão do Pe. Bruno à frente da paróquia, sendo o primeiro padre diocesano a assumir a condução dos trabalhos pastorais paroquiais. Dados até antes de 2019 fornecidos pelo Diác. Octávio Arantes.