04/08/2025
📜 CARTA ABERTA DE ENCERRAMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO ESPIRITUAL
Por Pedro Henrique – Sacerdote Espiritual
Aos irmãos e irmãs de fé, amigos, filhos espirituais e àqueles que me acompanham na caminhada,
Venho, com respeito e clareza, comunicar que no dia 27 de julho de 2025, foi encerrado oficialmente o Templo de Umbanda Ogum Megê e Nêgo Gerson Feiticeiro. Essa decisão não representa um fim, mas sim um renascimento espiritual, um ciclo que se encerra com dignidade, para que outro possa florescer com mais força, verdade e liberdade.
Hoje, meu caminho está firmemente enraizado na Quimbanda, onde me reconheci, me reencontrei e me fortaleci espiritualmente. Foi nesse ponto da jornada que compreendi que precisava ir além da estrutura que me sustentou por tanto tempo. Porém, sou alguém que honra os caminhos que pisa, e por isso, escolhi finalizar com responsabilidade tudo aquilo que iniciei dentro da Umbanda.
Dessa transição nasceu uma nova egrégora espiritual:
ENCRUZILHADA DE ARUANDA
Uma força viva de resgate da verdadeira Macumba ancestral, livre das influências cristãs, kardecistas e das limitações impostas pela Umbanda moldada por Fernandinho Zélio de Moraes. A Encruzilhada de Aruanda é uma egrégora afro-indígena de poder, sabedoria e luta. Cultuamos os Encantados, Exus, Caboclos, Pretos-Velhos e Mestres, com liberdade, sem máscaras e sem amarras.
A nova caminhada espiritual segue agora com um novo nome, novo brasão e novo propósito, ao lado de alguns adeptos da casa que continuam firmes em seus compromissos espirituais. Os trabalhos agora são internos, voltados para a formação de novos zeladores e sacerdotes espirituais que carregarão adiante esse legado de força, verdade e ancestralidade.
A todos que fizeram parte da história do templo encerrado, deixo minha gratidão.
Salve a Macumba brasileira!
Salve o legado dos ancestrais!
Salve a Encruzilhada de Aruanda!
Com firmeza e respeito,
Pedro Henrique.