14/05/2026
Esses dias me deparei com a seguinte frase: “Casas podem ser construídas sem se tornar lares.”
Esta frase faz sentido quando construímos nossas casas centradas em nós mesmos, em nossos desejos e vontades.
Porque uma casa pode até ser levantada com esforço humano, planejamento e trabalho, mas o lar nasce quando existe presença, cuidado, graça e dependência de Deus.
Sem isso, podemos ter paredes, rotina e convivência, mas ainda faltar aquilo que sustenta verdadeiramente a vida dentro da casa. O sentimento que falta algo sempre esta por ali.
É justamente nessa direção que o Salmo 127 nos conduz quando começa dizendo:
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Será inútil levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiam com tanto esforço; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”.
O salmista usa três lugares distintos — casa, cidade e trabalho — para nos convidar a confiar no Senhor. Esses lugares também se apresentam como desafios quando pensamos na família.
A casa é onde tudo acontece. Lugar onde estamos e somos. Lugar onde a arte do diálogo é colocada à prova, junto com o ceder e o se posicionar. É um lugar que exige sabedoria, mas também o lugar onde iremos errar, falar demais e às vezes falar de menos.
O texto declara que toda realização humana é limitada sem a ação soberana de Deus. A vida só encontra estabilidade quando Deus é o centro da construção e de todas as relações.
Por isso, podemos entender que o lar ganha forma quando Deus habita nele.
E talvez uma das declarações mais belas do Salmo seja:
“...aos seus amados Ele o dá enquanto dormem.”
Mesmo quando nossas forças acabam, Deus continua trabalhando. Enquanto dormimos, Ele cuida, sustenta e faz nascer esperança novamente.
🙏 Que hoje nossa oração seja:
“Senhor, habita em nossa casa e ensina-nos a descansar no Teu trabalhar.”