A PIBIS tem sua origem cravada no início dos anos 70. Os irmãos Ângelo Conceição, Recenvindo de Moura, Afonso Braz e outros, membros da Igreja Batista do Ferreira, se mobilizam na intenção de plantar uma igreja Batista em Itapecerica da Serra. Na falta de um local fixo, os amados irmãos, começam a pregar o Evangelho em uma tradicional feira livre da cidade todos os domingos. Em um desses trabalhos
evangelísticos, encontram, por providência Divina, o irmão Arthur da Silva Araújo, crente batista, ele, sua esposa e quatros filhos, que oferecem a própria casa para que se estabeleça um ponto de pregação do Evangelho. Os amados irmãos da igreja Batista do Ferreira, apoiados agora pelo irmão Arthur e família, começam a evangelizar no Jardim Marilú. Desponta então, neste período, o primeiro ponto de pregação Batista no município de Itapecerica da Serra. Devido a distância e as dificuldade de se dar apoio, a Igreja Batista do Ferreira, transfere o trabalho e seus membros, para a Igreja Batista do Embu, cidade vizinha de Itapecerica da Serra. Apoiados pela Igreja do Embu e sua liderança, nasce então a Congregação Batista do Embu em Itapecerica da Serra, já não mais na casa do irmão Arthur, mas em um pequeno imóvel alugado no mesmo bairro, liderada pelo irmão Luiz Alves da Silva. Nos anos de 1973 e 1974, a Congregação recebe novos membros. Novos convertidos e irmãos que o Senhor envia para somar aos atuais membros da Congregação. Famílias como os "Lacerdas", "Silvas", "Leites" e outros, residentes no bairro do Parque Paraíso, descobrem a Congregação e começam a apoiar o trabalho na cidade. Todos os amados deste período contribuíram para o crescimento da Congregação. Nomes como: Eduardo Lacerda, Manoel Lacerda, Odilon e Maria Eva Lacerda, Manoel Rodrigues, Paulo Moreira, João e Lamirtes Leite, João de Souza e Carolina Leão e outros (pedimos desculpas pelo fato de não citarmos todos os nomes), foram pessoas que deram de seus talentos e dedicação para que a PIBIS chegasse onde está. Ainda apoiados pela Igreja Batista do Embu, a Congregação adquire um imóvel no bairro do Parque Paraíso, e para lá transfere suas atividades. Neste local, a Congregação recebe apoio da Igreja Batista em Vila das Belezas. Já no Parque Paraíso, o irmão Luiz Alves da Silva, em obediência ao Senhor, inicia seus estudos no Seminário Batista em Bauru, cidade do interior de São Paulo. Três anos depois, o irmão Luiz é ordenado a Pastor e a Congregação Batista em Itapecerica da Serra, , passa a ser igreja independente no dia 08 de dezembro de 1979, se tornando a Primeira Igreja Batista em Itapecerica da Serra, ligada á Convensão Batista Brasileira. O então, Pastor Luiz Alves da Silva, f**a à frente dos trabalhos da PIBIS nos próximos dez anos. Depois deste, assume o Pastor Bastos e, tempos depois, o Pastor Luiz Emídio Falcão, que f**a na liderança até o ano de 1993. Em janeiro de 1994, o Pastor Falcão, se transfere para o estado do Acre. A PIBIS, nesta ocasião, f**a sem pastor e o irmão, Idelino de Oliveira Lopes, então vice-presidente da igreja, assume interinamente a liderança da igreja. Devido ao carisma, simplicidade, dedicação e amor demonstrado pelo irmão Idelino, a igreja o mantém como presidente e líder. Em pouco tempo, já o considerando como pastor, a PIBIS entra em contato com a Associação Batista a que pertence e pede a ordenação pastoral do irmão Idelino. Seguindo orientação de outros pastores, o irmão Idelino começa a estudar em seminário teológico e em pouco tempo é aprovado em concílio pela Ordem dos Pastores Batista do Estado de São Paulo. E no ano de 1995, em culto celebrado na igreja, o irmão Idelino é ordenado ao ministério pastoral e passa a ser reconhecido oficialmente por Pastor Idelino de Oliveira Lopes. O pastor Idelino continua com as mesmas características do início do seu ministério. E a PIBIS tem hoje, aproximadamente, três vezes o número de membros que tinha quando o pastor Idelino assumiu. Estamos hoje com mais de 500 membros. A igreja possui três congregações no município de Itapecerica da Serra e uma em Jardim das Palmeiras, bairro do município de Juquitiba. Sabemos que nossa histária não pára aqui. Muito temos que crescer, e grandes coisas o Senhor tem feito por nós. Ao Senhor Jesus, toda a honra, glória eternamente!