Egbé Asé Ketú Araká Deji

Egbé Asé Ketú Araká Deji organização religiosa voltada ao culto ao orixá

Vamos todos juntos ocupar as ruas da nossa cidade de Itanhaem em mais 1 marcha dos orixás...Prefeitura de Itanhaém Ação ...
27/02/2024

Vamos todos juntos ocupar as ruas da nossa cidade de Itanhaem em mais 1 marcha dos orixás...
Prefeitura de Itanhaém
Ação entre Povos de Asé
Ayahuasca Itanhaém
TV Tribuna

O excesso de folhas atrai a atenção do lenhador: Odu Oxe diz que mesmo que haja a poda ou até mesmo a quebra do tronco e...
30/10/2023

O excesso de folhas atrai a atenção do lenhador: Odu Oxe diz que mesmo que haja a poda ou até mesmo a quebra do tronco e dos galhos da arvore ,ainda assim a raiz se manterá forte para que renasça mais frondosa e exuberante que outrora. Lembre-se se refaça quantas vezes necessário for, mais jamais se esmuressa diante aos julgamentos, embates e pedadras que a vida lhe der. Após todo vendaval o sol voltará a brilhar dando assim uma nova oportunidade de recomeço
Tenhamos todos uma ótima semana
Babalorixa modupe.

ELE CAMINHA COMIGO..... Nessa segunda-feira,saúdo Exu.Ele transitou comigo por todas as encruzilhadas pelas quais passei...
12/04/2021

ELE CAMINHA COMIGO.....

Nessa segunda-feira,saúdo Exu.
Ele transitou comigo por todas as encruzilhadas pelas quais passei.
Ao meu lado, foi amigo e conselheiro.
À minha frente, escudo.
Às minhas costas, guarda.
Ouviu o que meus ouvidos não conseguiram ouvir
Respondeu o que minha boca não poderia responder.
Com força hercúlea, quando eu mereci,
livrou-me dos olhos que abrigam os pássaros da noite
Livrou-me do veneno das línguas
Do julgamento de quem carrega tantos erros quanto eu.
Acordou-me de pesadelos
Guiou-me pelo caminho do trabalho e da conquista.
Não me pediu marafo
Não me pediu vela
Não exigiu fumo
Para também ser amigo de meus amigos.
Transformou o erro em acerto.
O acerto em erro
Abateu com uma pedra
O desatino de um destino que não me pertencia.
Foi minha companhia nos momentos de solidão [eu nunca chorei sozinho!
Rápido e certeiro,
Chamou por Oxóssi quando me faltou o alimento
Mostrou a Xangô quando fui injustamente julgado
Chamou por Oyá quando meu viu beirando o abismo
Avisou a Oxum que meu coração transformava-se em pedra
Pediu a Yemanjá que lavasse minha alma
E equilibrasse meu Ori.
E a Ogum o auxílio para todas as guerras enfrentadas.
Rogou a Ossãe ervas que me curassem...
Pegou-me pela mão e me conduziu até Orumilá e a palavra de Orumilá nunca vai ao chão!
Quando batem na minha cara, quem dá a outra face é Exu!
Saúdo a Energia Ígnea que transita em todos os espaços!
Água na rua
Para esfriar os caminhos a serem percorridos.
Passos firmes
Cabeça erguida,
Segui, Sigo e Seguirei!

Quando tropeço, uma gargalhada ecoa no ar:
É Exu que vem chegando
Fazendo questão de mostrar
Que o mundo dá muitas voltas
Para Tempo governar.

Laroyê! Mojubá, Exu!

17/03/2021

Essa cantiga tem falo muito comigo a alguns dias então por que não dividir com vcs . Kobara laroyeeeee Exu.

Muitos me chamam de bruxa, outros feiticeira, eles nem sabem a diferença de uma para outra.Esquecem que sou Pombo Gira q...
20/02/2021

Muitos me chamam de bruxa, outros feiticeira, eles nem sabem a diferença de uma para outra.

Esquecem que sou Pombo Gira que solta no fogo toda a dor e sofrimento. Com a minha vassoura eu varro tudo o que não presta na sua vida.

Do lixo ao luxo, do luxo ao lixo, você só dá valor quando perde aquilo que conquistou. É assim que muitos aprendem, só passando dor...

Uso apenas o mesmo vestido não porque não tenho condições de ter novos, mas para você saber que o que vale não é o que tenho, mas sim o que eu sou.

Sabe quem sou eu?

Se sim, obrigada por lembrar de mim, caso não saiba, prazer, sou Maria Mulambo, mas não é porque sou Mulambo que sou da boca do lixo, eu mostro pra você tudo aquilo que f**a escondido dentro dé você e transformo a sua pessoa em um novo ser...

Não me tire do sério, meu bem, sou calma quando não irritada, e uma facada no seu coração quando contrariada.

Se eu te falo pra fazer o que é certo, dou conselhos, é porque quero o seu bem. Se você segue os meus conselhos, AXÉ, se não segue, AXÉ também, mas depois não venha querer se lamentar quando quebrar a cara por não ter seguido tudo o que disse pra você para não se machucar, não se arrepender.

Quando me encontrar e querer desabafar pode ter certeza que você vai chorar, pois vou dizer pra você tudo o que merece saber daí saberá os motivos que fazem você sofrer...

Maria Mulambo aqui, meu amor, não é bagunça, não tente me fazer de besta, quem sairá levando chicotada nas costas será você até aprender a entender que, ou você para de sofrer por amor, ou vai parar de sofrer na dor.

Será que dá pra se valorizar mais, ou terá que sofrer todo dia até não suportar viver mais?

Pense nisso, meu bem, hoje você pode chorar, mas amanhã estará sorrindo.
Laroyê!

Aqueles que trazem seus catiços: Não desviem a origem e nem a natureza deles. Sabemos que entidades como Exu, Pomba-Gi...
19/02/2021

Aqueles que trazem seus catiços: Não desviem a origem e nem a natureza deles.

Sabemos que entidades como Exu, Pomba-Gira, Caboclo, Preto Velho, etc, não são naturais ou oriundas do Candomblé, se hoje estão nos barracões foi porque os adaptamos.

É preciso ter cuidado para não tirarmos a essência destes; Ver um exu Tranca-Rua vestido de branco porque o filho é iniciado (no Candomblé) para Oxalá é bastante singular, ainda mais no berço dessas entidades que seria a Umbanda e suas variantes.

Sempre digo que é execrável abandonarmos as entidades que nos acompanham só porque mudamos de religião (Sim, Candomblé e Umbanda são religiões diferentes), mas também é execrável mudarmos o eixo dessa entidade para enquadrá-las em nossos quereres.

Onde foi parar a pemba e o ponto riscado ?

O Por que deixaram de ser “PombA-gira” para ser “PombO-gira” ou “Lebára”?

O Por que do salto em entidades que precisam do contato entre chão e corpo físico?

O Por que dos cigarros/charutos importados (como exigência) se o que importa é a fumaça?

O por que da bebida fina se o que importa é a essência condutora (álcool)?

O por que, etc etc etc ...

Se não deturparmos conseguimos manter o âmago de cada rito. Orisa sendo Orisa, e entidades sendo entidade. E é lindo !

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️
✍️Danilo Vieira
📸 Pinterest

A Quaresma é oriunda da religião Católica, que estendeu-se pelas demais religiões com exceção das Igrejas evangélicas. S...
17/02/2021

A Quaresma é oriunda da religião Católica, que estendeu-se pelas demais religiões com exceção das Igrejas evangélicas. Sendo que para igreja Católica, a Quaresma representa o renascimento e a volta de Jesus, já para o Candomblé a Quaresma tem um signif**ado completamente diferente, onde o povo Ioruba criou Orôs para respeitar a quaresma, já que a religião foi cultuada principalmente por negros escravos que eram obrigados a serem Católicos.




Antigamente, quando chegava a Quaresma, o povo Iorubá paravam suas funções e faziam a festa chamada Olorogún, pois para o Candomblé o período da Quaresma é o período que em que os Orixás entram em guerra contra o mal para trazer o pão de cada dia para seus filhos. No dia da festividade chamada Olorogún, eram vestidos todos os Orixás do Axé e cada um dos Orixás vinham com um pequena trouxa, contendo a comida preferida de cada um deles. Todos dançavam os seus toques prediletos e no final saiam todos em fila dançando o Adarrum.
Depois dessa festa os Orixás só voltavam no sábado de Aleluia. Depois do Olorogún os atabaques da casas eram recolhidos, onde tomavam ebós, eram lavados com ervas, e tomavam Obori. Essa foi uma forma encontrado para fortalecer os Atabaques que são utilizados em todas as funções litúrgicas. No sábado de Aleluia, era feita uma grande festa em louvor aos Orixás,onde Ogum por ser o pai das guerras, traziam em suas mãos um grande cesto de pão para distribuir no salão. Representando o vencimento da guerra pela paz. A semana santa representa para o Candomblé a criação do mundo.
Por este motivo os candomblecistas devem vestir o branco nessa semana, e principalmente na sexta-feira santa, já que representa o dia que os Orixás desceram do Òrún para conhecerem a grande criação de Olodum, executada por Oduduwa. Por isso os Candomblecistas devem respeitar a semana santa, não pelo que ela representa para a Igreja Católica, mas sim pelo ela representa para todos nós do Candomblé. Usem branco, se não podem usar a semana toda coloque na sexta-feira, ofereçam canjicas, pão, acaçás á Oxalá pedindo paz para o nosso Brasil. Protejam-se, usem o Contra-Egún, pois essa semana os Eguns f**am soltos, pois Iansã está em guerra e não pode prende-los.
Com o término da quaresma todos os espíritas tem por hábito se limpar (fazer ebó) para retirar todas as negatividades existentes, e descarrego para se resguardar das maldades existentes em nosso mundo.
Dentro das casas de Candomblé, hoje em dia existem variações com relação a esse ritual: os antigos zeladores para serem aceitos pela comunidade local, a exemplo do que faziam negros e negras como Chica da Silva, que viveu em no Arraial do Tijuco hoje Diamantina MG, entravam para as irmandades da igreja católica, como Sagrado Coração de Jesus, e seguiam seus rituais e preceitos. Assim sendo, introduziram dentro do Candomblé o ato de se resguardar a quaresma, ou seja, a casa f**a fechada durante os quarenta dias desse rito.
Comumente vemos casas de Angola e mesmo algumas de Jejê ou Kêtu que mantêm suas festividades suspensas, pois acreditam que: “o santo está dormindo”, ou seja, afastado da terra e que somente exú responde e governa para eles durante essa passagem. No sábado de aleluia tocam o adarrum, toque sagrado para invocar os orixás de volta a nosso planeta.
Porém hoje em dia com a atual situação das religiões afro-brasileiras, esse tipo de ritual vem sido abolido em grande maioria das casas de candomblé, pois, conforme dizem seus zeladores: “trata-se de um ritual cristão e não do axé orixá”, assim sendo não veem motivo para que se mantenha na atualidade. Um outro fator que com certeza contribuiu e muito para a introdução desse preceito no candomblé, foi o fato de que os negros eram proibidos por seus “donos” a praticarem a religião de seus antepassados e assim sendo, primaram pelo sincretismo.
Mesmo em meados do século XX, ainda era comum a policia perseguir os templos de Umbanda e Candomblé, ocasião em que prendiam todos que se encontravam naquele local, então, os sacerdotes e sacerdotisas continuaram a manter o culto da quaresma como forma de mostrar uma “submissão” ao cristianismo, afastando assim a ideia de culto demoníaco, que erroneamente se tinha de nossa religião. Mas, com o avanço das leis, muitas casas hoje em dia, aboliram esse ritual, e assim sendo, podemos até mesmo ver saídas de yawô durante os quarenta dias que se seguem após a folia. Se esse ou aquele está errado, não me compete dizer, apenas posso afirmar que, se cultuando ou não a quaresma, o que realmente importa é que sigamos fielmente as leis de nossos Orixás, não nos importando as pedras que encontraremos em nosso caminho. Não nos importa o ritmo de cada casa e de seu sacerdote, o que importa realmente, é que sejamos fiéis à casa que nosso orixá escolheu, pois ele com certeza sabe o que é melhor para seus filhos.
A Quaresma e a Umbanda
A Quaresma é uma doutrina exclusiva do catolicismo e que não influencia a Umbanda de modo algum. Defende-se também que, do ponto de vista espiritual, não há diferença em relação a qualquer outra época do ano, no quesito padrão vibratório. Terreiros com esse pensamento, funcionam normalmente nesse período; porém, por conta de várias pessoas pensarem que, nessa época, podem estar sujeitas a tragédias, acredita-se que surge uma força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas, da qual precisam se defender, isto é, acredita-se que o padrão vibratório diminui, não por conta da Quaresma, mas pelo estado emocional das pessoas, obrigando o terreiro a acatar medidas de segurança, tais como o uso de contra-eguns, banhos específicos, preceitos elaborados etc. Terreiros com esse pensamento, também funcionam normalmente nesse período.
Este posicionamento baseia-se na ideia de que a Quaresma é um período no qual os espíritos obsessores estão mais suscetíveis a receber favores em troca de práticas negativas. Acredita-se que nesse momento muitos rituais são realizados, aproveitando-se da presença desses zombeteiros. Muitos terreiros cobrem as imagens do congá (altar), não realizam trabalhos nesse período e os que realizam, boa parte, só trabalham com a linha da esquerda.
Apesar dos esforços de muitos estudiosos da Umbanda e Candomblé de sistematizarem as nossas práticas ritualísticas por meio de livros e cursos doutrinários, não podemos negar que nossa religião é fundamentada na tradição oral, sendo assim, é natural que haja mesmo divergências. Se você acredita que precisa jejuar na Quaresma, tomar banhos de defesa, trabalhar apenas com a esquerda, usar um contra-egum em cada braço… cabe a você decidir, ou ainda, ao seu terreiro definir e você, acatar as orientações do seu dirigente. Eu, particularmente, uso meu contra-egum e tomo meus banhos de defesa sempre que possível. Na dúvida, melhor não arriscar, não é mesmo?
Curiosidade: Você sabia?
O Carnaval é uma festa que sempre antecede quatro dias a Quaresma. A razão dessa festa acontecer nesse período é o fato de que, para conseguirem cumprir os preceitos da Quaresma, usam e abusam dos prazeres da carne alguns dias antes para não sentirem falta durante o período de reflexão quaresmal. Especula-se que o nome Carnaval signif**a “festa da Carne”, em virtude dos jejuns que se sucederão dias depois

Candomblé,alguns escolhem outros são escolhidos.Os que escolhem:São insatisfeitos com a casa que pertence;Reclamam de tu...
17/02/2021

Candomblé,alguns escolhem outros são escolhidos.

Os que escolhem:
São insatisfeitos com a casa que pertence;
Reclamam de tudo que acontece na vida.
Se preocupa com que o vizinho faz e deixou de fazer;
Procura ir em festas,come,bebe e sempre fala mal,nada está bom;
Fala que fulano não tem santo,Exu ou qualquer incorporação;
Não se preocupa se seu santo está com a quartinha cheia,se está limpo;
Se acha melhor que todo mundo;
Acha um absurdo pagar obrigação,ebó ou mensalidade e até mesmo ajudar em festa;
Vive enfiado em fofoca;

Os que são escolhidos:
Respeitam sua casa e espiritualidade acima de tudo,aconteça o que acontecer são fiéis.
Sabem respeitar as diferenças de cada casa;
Quando vai em uma festa muitas vezes nem come,porque o principal pra ele foi louvar e bater palma para o sagrado;
Respeita cada entidade e sua forma de ser,seja ela moderna ou antiga;
Se preocupa em sempre estar em dia com seu santo,arcando com suas obrigações financeiras,pagando mão,mensalidade ou qualquer dever financeiro,porque entende fazer parte de um grupo que necessita crescimento constante;
Tem fé incondicional e busca sempre aprender sobre a religião dentro dos costumes de sua casa.

Quem escolhe jamais será fiel,dirá que ama mas não carrega amor nem por si próprio.
Quem nasce não abandona sua fé e nem tão pouco fala mal da casa que seu orixá escolheu.

Você escolheu ou foi escolhido?

Texto:Bàbá Wesley

Assentamento, oque é e pra que serve ?O assentamento nada mais é do que uma fonte de energia a qual você consegue evocar...
04/01/2021

Assentamento, oque é e pra que serve ?

O assentamento nada mais é do que uma fonte de energia a qual você consegue evocar(chamar a presença) mais rapidamente para se fazer presente, é o ponto de força a qual você tem um contato direto com aquela divindade.
O assentamento em si é como se fosse um telefone sem fio, você chama ali e consegue falar mais diretamente. Também é aonde você vai alimentar aquela energia que lhe carrega, aquela divindade ancestral a qual lhe carrega, então é definitivamente um altar para aquele deus ou deusa! Composto de itens/apetrechos/fetiches apropriados para cada assentamento, apetrechos esses que vão desde favas, pedras semi preciosas, joias até moedas, pinhais e etc.
Você deve zelar extremamente pelo assentamento desse deus ou deusa, como se fosse um bem que você tem de mais valioso. Eu particularmente falando, se eu pudesse dormiria abraçado com os meus assentamentos.
O culto a suas divindade não é igual muitos falam, que segunda feira vai e acende uma vela, um copo de pinga, um cigarro e tá tudo certo, isso é loucura! O culto a esse assentamento é diário, não trate como um mero assentamento e sim como o altar de um Deus ou Deusa! Você tem que manter uma relação direta com essa divindade e o seu assentamento. Todos os dias vai em frente dele, bata cabeça, converse, procure saber se está tudo bem, sempre que passar por ele comprimente o mesmo, essa relação que é o x da questão! Então deve muito se zelar por esse artefato mágico! E lembrando, honre os deuses como os mais importantes de sua vida, acima de casamento, namoro, família, filhos. Honre para ser honrado!

Mojuba Exu, Laroye!

Texto da página Deus Exu & Deusa Pombogira.
🔱

POR QUÊ SE FAZEM BOLAS EM ALGUNS ELEMENTOS DE EBÓS???A forma esférica, dentro dos cultos e tradições afrodescendentes gu...
19/12/2020

POR QUÊ SE FAZEM BOLAS EM ALGUNS ELEMENTOS DE EBÓS???

A forma esférica, dentro dos cultos e tradições afrodescendentes guarda muitos simbolismos e grandes significâncias conforme as tradições.

A bola remonta ao mundo, não só físico mas também ao mundo espiritual e principalmente ao mundo pessoal de cada um, por isso se fazem bolas: para que de certa maneira haja renovação dentro do âmbito individual da pessoa que passa pelos rituais de ebó e Egborí.

A esfera representa a perfeição, o ciclo infinito e o esforço de auto aperfeiçoamento do ser humano. Tanto que até mesmo na natureza não existem círculos perfeitos. De certa forma as bolas trazem renovações de ciclos e quebra de quadros imobilizantes a quem passa nos rituais.

Bolas também simbolizam mobilidade, fluidez e fecundidade. Remontam ao óvulo e à várias partes do corpo humano e do sistema reprodutor.

Muitos que fazem o trabalho de enrolar bolas sejam de farinha, de canjica ou vários outros elementos culinários do terreiro não imaginam toda a mágica e importância que essas bolinhas trazem consigo.
uptempo
Filho do vento

Endereço

Rua Do Franco, 777
Itanhaém, SP
11740-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00

Telefone

+5513991210623

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Egbé Asé Ketú Araká Deji posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Egbé Asé Ketú Araká Deji:

Compartilhar

Categoria