O Bairro da Central começou a sonhar com sua capela no ano de 1998, como a Paróquia tinha terrenos do patrimônio no referido bairro, as irmãs Franciscanas de Dilingen Marli e Ana Arlete, conforme está registrado no livro de tombo da Paróquia, demarcaram o primeiro terreno para a construção da Capela. Erisvaldo Oliveira Lima, celebrou a primeira missa no local e implantou o cruzeiro, onde seria con
struída a capela sob o patrocínio de Nossa Senhora de Fátima. A devoção a Nossa Senhora de Fátima em nossa Comunidade e em Diocese surgiu após a Peregrinação da Imagem em 1953 que passou por Nova Russas, Paróquia esta de que fazíamos parte. Nosso animador mais ilustre e conhecido por todos foi o saudoso Sr. Raimundo Bráz, que celebrava as novenas de maio, cantava nas missas no bairro, liderava a comunidade e foi o primeiro a lutar pela capela. Em 1999 se iniciou as campanhas para a construção, não se sabe ao certo o que ouve que a ideia não deu mais frutos mas a comunidade desejava um local para celebrar, devido ao crescimento da cidade as pessoas mais idosas já tinham dificuldades de se deslocar até a Igreja Matriz. A Paróquia como um todo tinha três projetos a serem executados: A reforma da Igreja Matriz, A construção de um novo Salão Paroquial e a construção da Igreja do Bairro. Devido ao estado da Igreja Matriz, nossos padres acharam por bem priorizar a restauração da Matriz, já que esta já não oferecia condições seguras aos fieis. Concluída a reforma , em 2009 a comunidade iniciou novamente as campanhas: Bingos, leilões e rifas. O administrador na época Pe. José Messias Rangel, primeiramente levou o engenheiro ao novo terreno e este montou a planta da obra. Ainda em 2009 houve várias reuniões coordenadas por Ir. Márcio Claudí Cardoso dos Santos, este ouviu a comunidade, montou se equipes de pesquisa para ouvir os fieis a respeito da padroeira, e na pesquisa realizada o povo novamente escolheu Nossa Senhora de Fátima. As campanhas continuaram a serem realizadas em 2010, e em 2011, Pe. Francisco Genival de Sousa recebeu a confirmação de um projeto enviado por Pe. José Messias a Adveniat, e finalmente a obra poderia ser iniciada. Em agosto de 2011 ouve a benção do terreno e nos mês seguinte se iniciou a construção. Nos primeiros meses de 2012 foram realizadas as campanhas para as telhas e no dia 13 de abril, uma multidão de fieis conduziram a imagem em procissão para a celebração da primeira missa, no mês seguinte de 21 a 26 de maio a comunidade celebrou a 1ª Festa da Padroeira do bairro, durante todo o ano foram colocadas as portas, feito o piso grosso, presbitério e o reboco interno e externo de todas a Igreja. Em 2013, foi realizada a 2ª Festa no período de 21 a 28 de maio, onde envolvidos pelo ano da fé e a santas missões, a comunidade destacou como tema: Bem aventurada aquela que acreditou. No ano de 2014, coma renda da Festa do ano anterior a comunidade em 19 de fevereiro, inicia a construção da Torre do Santuário, inaugurada no Domingo de Páscoa do mesmo ano, bem como a construção da Calçada e dos degraus em torno da Igreja, onde se anunciou a Festa da Padroeira em sua data correta de 3 a 13 de Maio. Em setembro a comunidade se preparou para receber a Imagem de sua padroeira, foi realizado um tríduo em preparação ao dia 13 de setembro, onde a imagem foi acolhida em carreata nas ruas da cidade e foi levada até o Santuário em procissão, cerca de 3 mil pessoas participaram da Missa Solene com a coroação da Imagem. Em 2015 a Festa em seu período normal de 4 a 13 de maio, foi muito bem participada a comunidade se mobilizou e preparou a capela do Santíssimo, a sacristia e o presbitério, bem como fez a pintura de toda parte interna, sendo inaugurados na Santa Missa de Natal, com a benção da Imagem do Cristo Glorioso, que acolhe a todos que adentram o Santuário. Em 2016, após a Festa da Padroeira a Comunidade se Mobilizou para a construção do espaço anexo ao Santuário denominado: Centro Social do Santuário de Fátima, que contará com sala de reuniões banheiros e cozinha.