29/03/2020
TEMPO DE ARREPENDIMENTO E SÚPLICAS.
Não se preocupe com nada, mas em tudo pela oração e súplica com ação de graças deixe que seus pedidos sejam conhecidos por Deus. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus. (Fil.4:6-7)
Um sentimento de medo cobre as nações, as manchetes dos jornais em todo mundo são ameaçadoras, a morte está a espreita nas ruas das cidades em quase todo mundo.
Alguns estão terrivelmente intimidados, outros, apresentam uma coragem suicida, dizem não ter medo de encará o mal e até chamam alguns que se escondem de covardes.
Enquanto isso na televisão ou internet, os políticos se revezam debatendo-se em suas falas inconclusivas, realizam coletivas de imprensa ao vivo, quase todo dia com as últimas notícias sobre a infecção, porém não chegam ao denominador comum, mesmo assim, convencem a maioria das pessoas a ficar em casa. Os surtos do vírus continuam ocorrendo, crescente e mortal.
Os cidadãos mais velhos sabem que estão na primeira fileira, a mira do que assola está apontada para eles. E o vírus está causando insuficiência pulmonar em uma população mais jovem do que o esperado anteriormente. Todo mundo está estressado, idosos, jovens, crianças, pais.... Muitos lares têm se transformado em um campo de discursão e discórdia. Os empresários estão sob stress, afinal, seus negócios podem vir a falência! Quem depende do emprego e nesse caso é a maioria de nós, está estressado, pois o futuro parece tão incerto. Os países que fornecem outros, estão estressados, pois não sabem o que acontecerá amanhã com a sua economia. Ninguém tem uma palavra final sobre o assunto.
Poucos de nós saberá se esse vírus nos infectou ou não; porque alguns são assintomáticos. Isso chega a ser irônico, pois já estamos sofrendo os efeitos colaterais de algo que sequer sabemos se passou perto de nós ou não! Mas o impacto desse mal todos nós estamos sentindo em todas as áreas das nossas vidas, no meu ponto de vista, principalmente espiritual, afinal nossa pátria não é aqui.
E nós, povo que se chama pelo nome do Senhor, (2Cr.7:14) qual tem sido nossa reação frente a esse grande mal? Estamos diante de uma realidade passageira, mas que seguramente deixará sua marca em nossas vidas para enfrentarmos o que virá a seguir. Eu entendo que não estamos debaixo de um ataque de satanás, (muito embora, Deus possa permitir) mas de uma ação direta do Senhor nos chamando ao arrependimento e aproximação Dele. Esse é um evento sem precedentes na história da humanidade, onde os governantes quase que unanimes dão a mesma ordem: fiquem em casa! Sabemos que toda autoridade é constituída por Deus, (Rm.13) Não nos parece anormal autoridades governamentais de quase todo mundo com o mesmo pensamento?
A igreja em toda terra tem mudado drasticamente, quanto aos princípios da palavra de Deus. Em nome de estratégias para ganhar almas, tem alargado a porta estreita. Em alguns cultos; o Senhor Jesus já não é mais o centro das atenções. A performance e não mais a unção do Espírito Santo é comentada com entusiasmo. Muitos estão como a antiga igreja de Corinto que exaltava a sabedoria humana em detrimento da sabedoria divina.
É tempo de arrependimento e súplicas!
“Vinde, voltemos ao Senhor, ele feriu-nos, ele nos curará; ele causou a ferida, ele a pensará. Dar-nos-á de novo a vida em dois dias; ao terceiro dia levantar-nos-á, e viveremos em sua presença. Apliquemo-nos a conhecer o Senhor; sua vinda é certa como a da aurora; ele virá a nós como a chuva, como a chuva da primavera que irriga a terra”. (Oséias. 6:1-3) Estamos sendo chamados a repensar nossos conceitos, igreja, família, vida cristã, vida ministerial, e isto com arrependimento e súplicas diante do Eterno.
Os homens, apóstolos de Cristo, limitados, porém transformados, nos deixaram um legado maravilhoso, excepcional! Um conjunto de doutrinas vitais para vida cristã e eu quero destacar aqui; o arrependimento. Uma palavra que quase não se houve mais nos púlpitos das igrejas, pois para falar de arrependimento, tem que falar de pecado e em nossos dias, muitos preferem ser coniventes do que apontar o pecado de outrem.
Em dias do politicamente correto não se pode mencionar pecado, se não o irmão se ofende e pode até processar por danos morais!
Um pastor precisa ir com muita sabedoria e conversar para não perder o membro.
Aonde chegamos?! Uma pessoa arrependida, muda de atitude, muda de ideia, passando a viver diferente, pois é constrangido não apenas pelo seu pecado descoberto, mas pelo amor de Cristo. (2Co.5:14) E assim a igreja vai seguindo sem constrangimento dessa origem. Então, Deus interfere, porque?
Porque ele nos ama e está nos chamando de volta para Ele. Eu acredito que o Senhor da igreja está nos constrangendo nesse momento que estamos atravessando, todos sem exceção! Os que estão escondidos dentro de casa, e os que se arriscam desobedecendo autoridades.
Constranger é: unir, anular espaço, comprimir, tolher a liberdade.... (Dicionário)
Deus diz: “...porque tanta preocupação com a vida que aparece e logo se desvanece? (Tg.4:14) O que irá acontecer amanhã? O que nos espera? Quando passar esse tempo, o que virá depois? A igreja tem dado muito espaço para o mundanismo em seu meio se distanciando das escrituras. Não sou dono da verdade, mas entendo que o Senhor estar comprimindo o seu povo, literalmente reduzindo a massa levedada, com seu rolo compressor! Ele quer expelir o fermento ruim, o fermento do mundo.
Temos a liberdade de culto garantida pela constituição de nosso país, mas vemos essa liberdade reduzida a nossas casas. Os mais afoitos, acham que não abriram mão da liberdade e continuam cultuando, aglomerando pessoas, desobedecendo decretos; pergunto: isto é liberdade?!
Eu disse que estamos diante de uma realidade passageira, algo que é hoje, mas não o será amanhã. Mas essa realidade passageira, aponta para uma realidade eterna:
Deus é real, Jesus Cristo é real, o sangue derramado na cruz é real, o Espírito Santo é real, o céu é real, o pecado é real, o inferno é real, a fé é real e a falta dela também é real, a nossa alma é real e existirá sempre no céu ou no inferno. Essa realidade é universal!
As nossas fundações estão sendo desenterradas pelo medo! Medo que o amanhã não exista mais, medo de ficar doente, medo de perder um ente querido, medo diante da morte eminente. Oh, o que Deus está fazendo? Mostrando o que está nos nossos corações, nos levando a real, realidade. Nos desprendendo do mundo que se desfaz em incertezas e insegurança, e vive uma realidade passageira. Ele não quer que seja assim com a noiva de Cristo. O invisível corona vírus dentre outras coisas, nos faz enxergar a miragem do que tem sido os pilares de alguns que ignoram Deus e Sua palavra. Estás coisas são permitidas para auto perguntarmos: “...aonde está a paz que ultrapassa todo entendimento”? Quando o apostolo Paulo escreveu isto, ele estava em sua última prisão; dali ele sairia para encontrar a morte! No entanto, essa paz de Deus, inundava todo o seu ser.
Os pilares de sustentação da paz de alguns, estão vazios e frágeis e Deus nos dar em meio à turbulência que estamos vivendo a oportunidade para descobrir, enquanto ainda temos tempo, em quem está fundamentada nossa paz.
Então, resta-nos uma pergunta: quem está plenamente garantido, fundamentado, justificado, livre de medo, inabalável, seguro permanentemente?
A resposta vem em um único versículo, estabilizador daqueles que creem nas promessas do Senhor. Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, segundo os seus desígnios. (Rm. 8:28) A que conclusão chegamos? Que nenhum dos chamados por Deus em Cristo Jesus, deixará de alcançar a gloria eterna. (Rm.8:30). Que não há condenação justa imposta por Deus sobre os chamados, pois essa condenação Jesus tomou sobre si. (Rm.8:3). Que a nossa leve e momentânea tribulação, não se compara com a gloria que teremos no porvir. (Rm.8:18)
Fecho essa meditação dizendo: diante da paralisação que pode se estender por meses, e talvez até anos, quanto os seus efeitos; vamos nos levantar sobre os nossos joelhos em arrependimento e súplica, lançando fora os nossos medos mais sombrios e a nossa ansiedade sobre - Aquele que pode nos livrar e acalmar nosso coração.
As pessoas do mundo estão paralisadas, mas nós não estamos.
O mundo precisa da igreja que foi curada por Cristo, da igreja forte e corajosa, da igreja que tem a paz que excede o entendimento humano, da igreja que anda pelo vale da sombra da morte e não teme, a igreja que é conduzida pelo supremo pastor Jesus Cristo.
Pr. Paulo Frassinetti