21/10/2025
UNIÃO MUNICIPAL UMBANDISTA DE GUARULHOS - UMUG.
GUARULHOS, 20 DE OUTRBRO DE 2025 – SEGUNDA-FEIRA
ORIXÁS REGENTES: OBALUAÊ, OMULU, EXU, LINHA DAS ALMAS E PRETOS VELHOS.
COMUNICADO URGENTE DE ADVERTÊNCIA E REPÚDIO.
A União Municipal Umbandista de Guarulhos – UMUG, ADVERTE SEVERAMENTE, REPUDIA E NÃO AUTORIZA, PROIBINDO aos nossos templos afiliados o consumo de bebidas alcoólicas nos seus rituais e oferendas nos sagrados cultos da Umbanda e Cultos Afro-brasileiro, em obediência aos nossos fundamentos e princípios espirituais e jurídicos como consta dentro de nossos estatutos, obedecendo aos nossos juramentos do sacerdócio sagrado, dando total apoio, proteção e segurança a todos do nosso convívio espiritual e físico.
As homenagens e oferenda aos nossos Orixás e Mentores Espirituais, só serão feitas com água junto aos nossos Guardiões e Guardiãs e suas fronteiras de segurança, proteção e axé.
Dando continuidade as nossas orientações, advertimos com relação os rituais de quimbanda, bruxaria, rituais negativos, feitiçaria, descarrego dentro dos campos santos e cemitérios durante a noite e madrugada a dentro. Comportamento este que não condiz com os nossos princípios espirituais, jurídicos e sagrados, correndo risco de vida, podendo adquirir vírus e bactérias prejudiciais a saúde pública.
Respeitem o campo santo sagrado, comandado pelo Orixá Sagrado Sr. Obaluaê e Omulu, o médico dos pobres, do dono da terra comandando os nossos caminhos, nos dando a cura física e espiritual, pois é um espaço sagrado de homenagens e meditação de cura, somente durante o dia, sempre iluminado e abençoado por todas as almas benditas que nos protegem.
Mantendo o espaço sagrado das almas benditas sempre limpo e iluminado com flores que enfeitam o nosso campo santo, dando descanso e paz aos nossos entes queridos, junto ao nosso Pai Oxalá e todos os Orixás. Que os Orixás Obaluaê e Nanã Buruquê nos abençoe.
Portanto, estaremos editando e emitindo juridicamente com as nossas responsabilidades que nos compete, levando ao conhecimento aos nossos órgãos administrativo do nosso Município de Guarulhos, que administra os nossos campos santos e ao nosso digníssimo Prefeito, Sr. Lucas Sanches e vice prefeito, Sr. Tiago Surfista e ao nosso digníssimo vereador Sr. Júnior Caiçara, agradecendo e obedecendo aos órgãos administrativos competentes estadual e federal sob o comando do nosso digníssimo Ministro da Saúde do Brasil, Sr. Alexandre Padilha.
Sem mais, grata por toda a sua gentil e generosa atenção.
Hilda Celina Felipe.
Mãe Hilda D´Yansã – Vice Presidente.
Mil bênçãos de todos os Orixás, AXÉ !
Diretoria Administrativa da UMUG:
Presidente Espiritual e Jurídico – Babalorixá Pai Jamil Rachid.
Vide Presidente e Tesoureira Geral: Hilda Celina Felippe
Orientadores Espirituais e Jurídicos: Dr. Antônio Basílio Filho e Dr. Alexandre Tirone.
Secretária Geral: Yara Aparecida Rachid do Amaral.
2ª Tesoureira contadora: Vera Lúcia de Moraes