Fucesp - Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo

Fucesp - Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Fucesp - Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, Organização religiosa, 79 Alameda Yayá, Guarulhos.

07/01/2021
31/12/2020
Como será o seu ano com os Orixás regentes de 2021Novo ano astral terá como seu regente o planeta Vênus, que traz em si ...
02/12/2020

Como será o seu ano com os Orixás regentes de 2021

Novo ano astral terá como seu regente o planeta Vênus, que traz em si o arquétipo do amor e dos relacionamentos. Por volta das 7h10 do dia 20 de março de 2021, começa o novo ano astral, que terá como seu regente, o planeta Vênus, que traz em si, o arquétipo do amor e dos relacionamentos.
Estamos em um ano regido pelo Sol. Já 2021 terá a regência de Vênus, o planeta do amor, da deusa que une romanticamente as pessoas. Pela numerologia, será um ano 5, com muitos altos e baixos, instabilidade, intensa movimentação e grandes mudanças.
Os Orixás regentes de 2021 são Oxum e Oxalá e, com eles, o próximo ano será beneficiado pela proteção, união, aprendizado e paciência. Através desta co-regência, você sentirá as bênçãos divinas das duas entidades em diferentes aspectos da sua vida.
Isso porque os devotos das religiões de matriz africana acreditam que uma entidade sagrada específica não apenas abençoa e protege suas vidas, mas também indica como o ano se desenrolará.

Para entender melhor as influências dos Orixás regentes de 2021, explicamos a força poderosa de Oxum e Oxalá. Assim, você poderá se preparar para o ano que está por vir.
Como o primeiro dia do ano cai em uma sexta-feira, 2021 será regido por Oxalá, conhecido como o “pai dos orixás”. No entanto, ele não estará só neste comando, pois o planeta regente será Vênus, planeta que representa Oxum, chamada de “mãe dos orixás”. Além disso, Oxum é representada pelo Odu (a soma numerológica de 2021) com o número 5.

Logo, os Orixás regentes de 2021 simbolizam o papel de mãe e pai de todos os seres humanos. Ou seja, espera-se a energia da união familiar, da valorização do sagrado feminino, da tranquilidade e da harmonia.

Com Oxalá no comando, você será abençoada pela sua luz e proteção. Com isso, você se sentirá segura o suficiente para se desenvolver pessoal, profissional e espiritualmente, pois o Orixá traz a sabedoria e a paciência como virtudes.

Por outro lado, Oxum indica que o ano será movido a forças da prosperidade, independência e equilíbrio. Dessa maneira, a orixá atuará na autoestima e confiança das pessoas, principalmente, de mulheres.

Tanto Oxalá quanto Oxum como Orixás regentes de 2021 carregam a importância de se manter uma boa relação familiar como princípio. Por isso, não se espante se você ver que, no que vem, suas amigas estão engravidando e criando suas próprias famílias.
Os orixás regentes de 2021 influenciam não apenas os acontecimentos do ano, como também os diferentes aspectos da sua vida. Sendo assim, Oxalá e Oxum trazem a importância de se valorizar tanto o seu lado espiritual quanto o familiar.

Sob o comando desses dois orixás, 2021 será considerado um período de fechamento de ciclos para o início de outro, pois será um ano de crescimento pessoal e material, muito trabalho e recompensas.

12/10/2020

12 de Outubro é dia de comemorar Mamãe Oxum
Padroeira do Brasil

Hoje é comemorado em todo o território nacional o Dia das Crianças. A comemoração foi criada em 1924 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Mas, nem sempre essa data significou feriado, o 12 de Outubro só se tornou dia de “folga” em razão de Nossa Senhora da Aparecida, santa católica que é considerada a Padroeira do Brasil.

Em 1980, João Paulo II consagrou a Basílica da Nossa Senhora da Aparecida (local onde a imagem da santa está guardada) e foi a partir desta celebração que a Lei 6.802 declarou feriado nacional.

Nossa Senhora da Aparecida
A relação de Nossa Senhora da Aparecida com o Brasil, começou em 1717 quando pescadores resgataram do Rio Parnaíba do Sul, dois fragmentos da imagem de Aparecida. Após o acontecido, vários milagres são atribuídos a santa. O título de Padroeira oficial do Brasil foi conferido em 16 de Julho de 1930 pelas mãos do Papa Pio, mas o reconhecimento como feriado nacional só aconteceu 50 anos depois.

Sincretismo
Dentre as comemorações do 12 de Outubro encontramos homenagens à uma Orixá presente na Umbanda e religiões afro-brasileiras. Celebramos hoje a beleza, o amor puro, a jovialidade e a riqueza de Mamãe Oxum. Mas, porque essas datas coincidem?

Desde o período em que os costumes e crenças africanos chegaram ao Brasil, muitos dilemas foram travados. A sociedade escravagista, dizimava e repudiava todo e qualquer tipo de manifestação religiosa proveniente destes povos. Mesmo após tantas lutas, conquistas e direitos garantidos é notado diversos atos de intolerância voltados a essa comunidade.

Hoje, a constituição brasileira protege o direito de praticar e expressar culto religioso e criminaliza quem se opor a isso de forma ofensiva ou violenta. Mas, no contexto Brasil Colônia houve uma grande opressão aos ritos afros, e toda a manifestação desta cultura era expressamente proibida.

No entanto, a resistência desses povos perpetuaram e garantiram a sobrevivência da fé nos orixás. Para que essa fé não fossem extinta encontrou-se uma maneira de dar continuidade as práticas religiosas sem passar pela repressão. É então que surge o sincretismo, que vai associar a figura dos orixás aos santos católicos. Na prática, isso vai significar o que? Reza-se para o orixás “no pé do santo” procurando identificar semelhanças ou expressões das divindades africanas no culto católico.

O resultado disso é também a associação de Oxum a imagem de Nossa Senhora, que em cada região do país vai ganhar uma expressão diferente. Na Bahia Oxum é sincretizada com Nossa Senhora das Candeias, na Paraíba e em parte do litoral paulista geralmente está relacionada a Nossa Senhora da Conceição e em São Paulo à Nossa Senhora da Aparecida.

O arquétipo de Oxum traz o aspecto maternal, a fertilidade, que por sua vez, conecta-o a imagem de Aparecida, mãe de Jesus. A relação com as crianças também vem desse princípio, do poder da gestação que é exaltado nas duas divindades. Quando uma mulher tem problemas para engravidar é a Oxum que se pede auxílio. Nas celebrações à Nossa Senhora também podemos ver pedidos pela maternidade e bênçãos sob as crianças.

Portanto, hoje é comemorado o dia em que Nossa Senhora – imagem que apareceu no rio quando os pescadores não tinham mais esperança de uma pesca próspera – veio a se tornar padroeira do país.

Atualmente a santa católica também é símbolo do Orixá feminino das águas doces, do rio e das cachoeiras, mas anterior à isso, Mamãe Oxum já encontrava espaço para se fazer presente por entre os cultos em solo brasileiro.

fonte: https://umbandaead.blog.br

Endereço

79 Alameda Yayá
Guarulhos, SP
07060-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fucesp - Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Fucesp - Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo:

Compartilhar