CCAB - Ilê Asè Obaluwaiyê Azansú

CCAB - Ilê Asè Obaluwaiyê Azansú Estamos com as atividades suspensas no momento. Estou recebendo pessoas apenas para jogo de búzios.

É amigo, viver neste munto não está fácil e não foi fácil para você. E as vezes a distância não nos permite ir ao socorr...
04/09/2024

É amigo, viver neste munto não está fácil e não foi fácil para você. E as vezes a distância não nos permite ir ao socorro de quem está gritando por ele.
E você não conseguiu a pressão aqui na Terra, agora o que podemos fazer é pedir a misericórdia de Deus por você no plano espiritual, para que seu julgo seja leve.
Estamos neste mundo com pessoas despreparadas para socorrer, como o polícial que ao chegar na sua casa, sem empatia alguma apenas o esculachou, ele deu pouca importância ao surto que você estava sofrendo no momento. Ou como as UPAS da vida com médicos desgostosos de estarem trabalhando ali, e dão pouca importância à VIDA na Terra ao te responderem apenas que está com depressão, com pânico e que você se cuide (se vire só em casa). Com a falta da sua medicação que te aliviava a dor do corpo em decorrência de uma Espondilite ancilosante + doralgia, obrigação do governo em te entregar, mas estava em falta.
Sei o tanto que não foi fácil, se pudesse colocaria aqui todos os áudios que me mandou, falando do seu sofrimento. E eu pedi para que viesse aqui para casa, eu teria cuidado de tu cara.
Mas agora, o que está ao meu alcance é pedir a Deus para aliviar sua dor no plano espiritual, aonde você terá que enfrentar uma nova batalha.
A morte não é o fim. A vida continua e precisamos prestar contas do que fizemos neste mundo. Saiba que, com dor no meu peito me despeço, mas você sempre estará nas minhas orações.
Abraço amigo.
Kelton Cerqueira

Agosto, mês em que todas as casas de Candomblé e Umbanda festejam o Senhor da Terra. Atôtô! Silêncio! O Rei está na Terr...
02/08/2024

Agosto, mês em que todas as casas de Candomblé e Umbanda festejam o Senhor da Terra.
Atôtô! Silêncio! O Rei está na Terra.
Omolu, Obaluwayiê, Xapanã – Senhor da Terra e também está relacionado com o fogo do interior da terra, com as lavas vulcânicas, como os gases. Está ligado também às doenças, epidemias, as pestes.
Olodumarê, um dia decidiu distribuir seus bens. Disse aos seus filhos que se reunissem e que eles mesmos repartissem entre si as riquezas do mundo. Ogum, Exú, Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás deveriam dividir os poderes e mistérios sobre as coisas na Terra. Num dia em que Xapanã estava ausente, os demais se reuniram e fizeram a partilha, dividindo todos os poderes entre eles, não deixando nada de valor pra Xapanã. Um ficou com o trovão, o outro recebeu as matas, outro quis os metais, outro ganhou o mar. Escolheram o ouro, o raio, o arco-íris; levaram a chuva, os campos cultivados, os rios. Tudo foi distribuído entre eles, cada coisa com seus segredos, cada riqueza com o seu mistério. A única coisa que sobrou sem dono, desprezada, foi a peste.
Ao voltar, nada encontrou Xapanã para si, a não ser a peste, que ninguém quisera. Xapanã guardou a peste para si, mas não se conformou com o golpe dos irmãos. Foi procurar Orunmilá, que lhe ensinou a fazer sacrifícios, para que seu enjeitado poder fosse maior que o do outros. Xapanã fez sacrifícios e aguardou. Um dia, uma doença muito contagiosa começou a espalhar-se pelo mundo. Era a varíola. O povo, desesperado, fazia sacrifícios para os orixás, mas nenhum deles podia ajudar. A varíola não poupava ninguém, era uma mortandade. Cidades, vilas e povoados f**avam vazios, já não havia espaço nos cemitérios para tantos mortos. O povo foi consultar Orunmilá para saber o que fazer.
Ele explicou que a epidemia acontecia porque Xapanã estava revoltado, por ter sido passado para trás pelos irmãos. Orunmilá mandou fazer oferendas para Xapanã. Só Xapanã poderia ajudá-los a conter a varíola, pois só ele tinha o poder sobre as pestes, só ele sabia os segredos das doenças. Tinha sido essa sua única herança. Todos pediram proteção a Xapanã e sacrifícios foram realizados em sua homenagem. A epidemia foi vencida. Xapanã então era respeitado por todos. Seu poder era infinito, o maior de todos os poderes.

Você realmente está pronto para se iniciar para Orisa?Tenho observado ao longo desses anos a imensa quantidade de pessoa...
08/07/2024

Você realmente está pronto para se iniciar para Orisa?
Tenho observado ao longo desses anos a imensa quantidade de pessoas que ingressam no culto a Orìsà através dos atos iniciáticos e logo abandonam seu Axé, seus Igbas, ou migram para outra Casa como se fosse de uma forma simples ou fácil de se resolver!
Quando você se inicia para Orìsà é criado um vínculo entre você, seu Orìsà, seu Sacerdote, o Orìsà do seu Babalorisa/Iyalorisa e todas energias e forças Ancestrais daquela Casa e família de Axe, vínculo este que nunca deixará de existir. Portanto, pense bem se realmente é a religião dos Orìsàs que você escolheu para sua vida, e se é aquela Casa que você deve se iniciar.
No início muitos os filhos juram um amor, fidelidade e respeito que muitas das vezes na primeira bronca do Sacerdote ou na primeira dificuldade seja suficiente para que todo esse suposto amor ao Orìsà e àquela Casa caia por água abaixo.
Vou lhes contar um segredo: não existe Pai- de-Santo perfeito! Existem sim pessoas sérias e comprometidas com o Sacerdócio e existem pessoas desvirtuadas de axé e de caráter, mas perfeitos não existirá nunca. Isso é algo que deixo sempre bem claro aos filhos até minutos antes de sua iniciação, pois para me aceitar como seu Babalorisa tem que estar preparado para me aceitar com minhas virtudes e meus defeitos no mesmo pacote, pois tb é assim que aceito meus filhos quando ingressam meu axé.
Muitas pessoas fazem Orìsà em busca de riqueza ou que Orìsà traga aquele amor tão esperado. Não! Não é esse o objetivo da iniciação. Fazemos Orìsà em busca da nossa paz interior e nosso aperfeiçoamento como ser humano.

08/07/2024
Fui convidado para uma festa de aniversário que, ao que tudo indica, será maravilhosa.Em frente à praia, com meus famili...
22/06/2024

Fui convidado para uma festa de aniversário que, ao que tudo indica, será maravilhosa.
Em frente à praia, com meus familiares e amigos, uma ótima oportunidade para confraternizar.
Na mesma semana tenho também um show para ir, de um cantor que gosto desde a infância.
Meus amigos já até compraram os ingressos e estão numa euforia que só.
Porém, o meu terreiro estará em função.
São em momentos como esse que eu lembro das palavras que minha Mãe de Santo me disse dentro do roncó: “Oxóssi deve ser sempre a sua prioridade”.
Quando um terreiro está em função, todos os filhos da casa devem estar presentes.
Salvo quando há algum impedimento justificável (veja bem, impedimento justificável, e não apenas uma desculpa justif**ada), como trabalho ou problemas de saúde, por exemplo.
Fora isso, a presença não é opcional. É obrigatória.
Função não é somente um monte de afazeres que culminam em um candomblé aberto ao público.
Toda função é uma renovação do axé do terreiro.
Os membros de um egbé precisam se alimentar desse axé para manterem-se unidos sob os mesmos propósitos.
É esse axé que mantém a casa viva.
Além disso, a função de um Orixá é a oportunidade que o egbé tem para concentrar-se nesse Orixá.
É, de fato, a sua grande festa.
Fico imaginando a alegria que o Santo sente ao ver todo o terreiro trabalhando em prol dele.
Não dá para mensurar o axé que ele pode dar aos que se empenham para fazer com que tudo ocorra da forma mais perfeita possível.
A ausência injustificável é uma ofensa a esse Orixá.
E não há meio termo, mesmo que venham os bon-vivants dizendo: “isso é loucura, a gente também precisa viver, e o Santo vai entender”.
Enfim.
Candomblé é muita renúncia. É dedicação ao sagrado em detrimento do que temos vontade de fazer aqui do lado de fora.
E Orixá tudo vê. Ele mesmo saberá nos consolar e trazer a felicidade como recompensa.
Isso é para quem tem fé.
Candomblé é só para quem tem fé. -> Texto: Carlos Wolkartt. ->📷 Éden Barbosa, Flickr. ->.Texto extraído da página do autor no Facebook.

Há fundamentos que são essencias e não há como mudar. Fundamento, como o próprio nome já diz, é fundamento.
07/03/2024

Há fundamentos que são essencias e não há como mudar.
Fundamento, como o próprio nome já diz, é fundamento.

"UMA BELA LIÇÃO DE VIDA E ENSINAMENTO"Uma Pessoa revoltada que vou chamar de MARIA, resolve ter uma conversa aberta com ...
28/08/2023

"UMA BELA LIÇÃO DE VIDA E ENSINAMENTO"

Uma Pessoa revoltada que vou chamar de MARIA, resolve ter uma conversa aberta com seu orixá sobre tudo que tem passado na vida.
Maria é uma mulher feita no santo (já com seus 7 anos pagos), casada, com 3 filhos com idade média de 13 anos.
Mora em uma casa boa (sem luxo), mas com muita dignidade. Afastada do santo há mais de 8 anos e, atualmente não frequenta nenhuma casa. Não tem nenhum dos seus assentos que deixou na última casa de santo.
Sábado, 23 horas, Maria recebe uma ligação dizendo que seu filho mais velho, se acidentou e está em um hospital na emergência.
Maria corre para lá desesperada, mas os médicos depois de uma longa conversa deixa Maria mais confiante na recuperação do filho. Orientada por eles, Maria permanece ao lado do filho.
Após a cirurgia, o menino f**a em observação.
Maria vai até uma área aberta para fumar um cigarro. Ao retornar, percebe uma correria para a sala de observação. Médicos desesperados, pedido equipamentos, enfermeiros sem dar explicações. Ninguém foi autorizado a entrar na sala.
Outros parentes fora da sala preocupavam-se com o que estava acontecendo. Alguma pessoa lá dentro estava muito grave e corria risco.
Maria volta lá para fora e diz:
-“Meu filho não pode morrer”. Meu Pai me ajude, por favor.
Mas o desespero de ver um filho à beira da morte, faz você dizer coisas que não deveriam ser ditas.
E Maria diz:
-Não sei por que entrei para o santo. Em todos os momentos que precisei nunca tive ajuda de vocês. Por isso que saí e não pretendo voltar.
Nesse momento uma voz rouca, mas bem clara responde:
-“Minha filha, estou aqui. Por que a reclamação?”.
Maria congelada não sabia o que dizer. Achava que fosse coisa da cabeça dela por conta do nervosismo da situação. Mesmo assim, não acreditando, Maria diz:
-” Só faltava isso. Meu filho internado e morrendo e eu f**ar maluca”
E a voz diz:
-“ Não minha filha. Você não está f**ando maluca. Sou EU mesmo seu pai que estou respondendo a sua súplica, como sempre respondi”
Maria, mesmo não acreditando de fato, resolve dar assunto àquela voz.
E diz:
-“já que está aqui me respondendo vou dizer tudo que sinto”
E a voz diz:
-“Faça isso minha filha é por isso que estou aqui”.
E a voz continua:
-“ Sempre estive, vou ouvir suas reclamações”
Maria aproveitando a oportunidade e mesmo sem acreditar ainda diz:
-”Então tá já que está pedindo (Ainda sem acreditar)”.
-Fiz o santo sem condição, gastei o que podia e o que não podia. Muitas vezes, não tinha muito que comer. O pai de santo nada fazia para me ajudar. Quando ele resolver sentar para jogar, você (?) diz no jogo que tudo vai melhorar!?!
Isso é reposta? Para quem estava naquela situação.
E voz tenta falar:
-“Mas minha filha”
E Maria interrompe.
-“Espere aí!! Não pediu? Então vai ouvir. Eu estava aqui quieta.
E voz:
-“Esta bem minha filha, vou ouvir você”
Maria então continuando:
-Meu marido ficou desempregado, f**amos sem casa, morando de favor. Nada dava certo.
Saí daquela casa. Fiquei longe um tempo. O pai de santo me cobrava a mensalidade, mas eu não tinha. Tudo atrasado. Aluguel, cartão, escola. Tive que colocar meus filhos em escola do estado. E, sem contar que meu irmão ficou mal de saúde e eu nem tive como ajudar.
Procurei uma casa de santo. Essa mãe de santo jogou e me disse que eu tinha que fazer um ebó para tudo melhorar. Arrumei dinheiro emprestado para comprar as coisas fiz tudo que foi pedido. E nada mudou.
Então para que estou na religião? Para gastar com o santo e nada melhorar?
Não quero mais. Meu filho está aqui. Entre a vida e a morte e eu aqui ouvindo uma voz do além, quem nem sei quem é. Tô fora.
A voz pacientemente diz:
-“minha filha me ouça”.
-Quando você estava para nascer, Iemanjá me perguntou se eu queria uma filha. Na hora disse que sim e não me arrependo dessa decisão.
-Você passou dificuldades na vida por que assim estava escrito. Mas eu não deixei você e seus filhos morrerem de fome. Sempre coloquei alguma coisa na sua mesa.
-Quando você tinha 15 anos, você foi atacada por uma pessoa que tinha nela um egun encostado.
Pedi a Exú que fizesse algo rápido e ele colocou outro rapaz para te defender. Aquele rapaz de bermuda comprida e sem camisa era seu Exú que foi te salvar e logo desapareceu.
Maria, pensativa disse:
- Eu procurei depois para agradecer, mas ele não estava mais lá.
E a voz continuou:
-Quando você fez o santo, o zelador não falou para você, mas ele viu que se não fosse feito hoje você estaria seriamente doente. Mas Omulu depois da feitura resolveu te ajudar e te curar de uma vez. A casa não era boa, mas naquele instante era o que você precisava.
-Sobre o ebó ajudou bastante. Foi por isso que eu disse no seu jogo que tudo ia melhorar. E melhorou.
- Quando faltou dinheiro, não foi culpa minha. Você gastou e comprou muitas coisas sem a necessidade. E muitas vezes, esqueceu-se de mim, do seu Exú, de Omulu que curou você.
-Você foi a várias festas em dias que deveria estar no barracão. Tinha Bori de outros irmãos. Tinha feitura da sua irmã de Oyá. Você disse ao pai de santo que não estava bem. E foi para a Festa.
- O ebó que você fez que pedi no jogo para ser feito, tinha o objetivo de afastar umas coisas ruins que estavam ao seu lado atrasando sua vida. E EU estava levando a culpa por isso.
- No dia que você completava 10 anos de santo feito, você estava de preto no casamento do seu sobrinho e nem lembrou a data. Eu não pedi nada a você, mas pelo menos um branco pelo dia você deveria ter colocado.
- Quantas vezes você andou com o meu fio de conta escondido na sua bolsa? Você tem vergonha de mim? Tem vergonha da sua religião?
- O seu Exú veio me dizer que você estava correndo risco de acidente. Você Lembra?
E Maria responde:
-Lembro sim. Me machuquei muito naquele dia.
-E a voz continua:
-Sim, eu sei disso. Mas o que você não sabe é que pedi a Exú para não deixar nada de muito grave acontecer com você. E ELE fez. A pessoa ao seu lado faleceu. A pessoa que estava na frente, até hoje precisa de médico e vai continuar por um bom tempo. Mas você, logo se recuperou.
-Pedi a Ogum em seu nome que não deixasse o carro cair para o lado do muro que separa a estrada do barranco. E ELE me atendeu. Ali naquele ponto mora um Egun revoltado e antigo, por isso tem acidentes e mortes. O seu primo que dirigia o carro estava bêbado, egun usou ele para atingir vocês.
- Quer que eu fale sobre seu irmão? Você não foi ajudar, mas pediu tanto por ele, chorou tanto, que resolvi pedir a Xangô. Xangô ajudou e ele hoje está muito bem. Até ganhou o processo que se arrastava lá nos homens de toga. Não é verdade?
Maria sem entender o que se passava, com os olhos cheios de lágrimas respondeu que Sim.
E a voz diz:
- Minha filha não acuse seu pai pelos seus erros. Muito ao contrário, enquanto você está errando, Eu estou aqui tentando acertar com você. Seu Exú trabalha muito para te ajudar e nunca ouviu de você uma palavra de agradecimento. Você dá presentes para outros exus que diz que faz por você e não faz. Enquanto o seu nem uma vela teve acessa. Não diga jamais que somos culpados.
- Só falta de dizer uma coisa.
A correria lá dentro não é por seu filho. O motivo é o menino ao lado que vai falecer. O seu está bem nós cuidamos dele e o médico já está vindo te chamar para levar ele para casa.
Que Oxalá te abençoe.

Endereço

QE 28
Guará, DF
71060172

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando CCAB - Ilê Asè Obaluwaiyê Azansú posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para CCAB - Ilê Asè Obaluwaiyê Azansú:

Compartilhar

Categoria