Ilé Àṣe Òṣòlúfón-Íwìn

Ilé Àṣe Òṣòlúfón-Íwìn Candomblé Ketu/Nagô A primeira festa dada na Casa foi para o Caboclo Aguará de Pai Milton que, inclusive, é saudado até hoje em nossa festa anual de Caboclo.

Fundada com Àse plantado em dezembro 1987 pelo Babalórisá Milton de Òsòlúfón com a participação de seu irmão carnal e de santo Babalórisá Mauro D’Omolu a Casa de candomblé Kétu/Nàgó, o Ilé Àse Òsòlúfón Íwìn. A primeira obrigação de Orixá da Casa foi em 14 de maio de 1990 o Odún Èje de Paulo Ribeiro de Ológun Édé, tendo Iyalórisá Yára D’Òsún como mãe pequena. O primeiro barco de ìyàwó foi em 20 de

maio de 1990 com a Patrícia A. dos Santos de Òsún tendo com pai pequeno o Babalórisá Nilton de Òsùmàrè e Nelson R. Junior de Òsògìyán tendo como pai pequeno Babá Otún Fernando D’Òsògìyán. A primeira confirmação de Ogá foi em 05 de setembro de 1991 com os Ogás Luis Carlos S. Santos de Ògún e Almir de Oliveira de Odé, ambos confirmados para Òsòlúfón pelo Babalórisá Danda de Òsún. O segundo barco da Casa foi em 18 de outubro de 1992 com Zeniu R. Bragante de Odé, tendo com mãe pequena Iyá Sandra D’Òsún , Rogério S.dos santos de Obalúayé e Roberto B. Junior de Jagun, tendo como Pai pequeno Fernando D’Òsògìyán. Pai Milton nos deixou no dia 22 de maio de 1995, e em 2015 completou 20 anos de seu falecimento. A Continuidade do Àse. Assume a Casa provisoriamente promovendo as obrigações necessárias Fernando D’Òsògìyán, assessorado pelo seu Babalórisá Mauro D’Omolu e a Iyalórisá Maria Helena D’Òsún e Marly D’Òsóòsì, ambos irmãos carnais de Pai Milton. Perfil. Ingressei no candomblé 1979, fui abíyàn por 4 anos e me iniciei em 24 de julho de 1983, nação Ketú/Nàgó, no Ilé Àse Òsùmàrè Rio de Janeiro, casa do Babalorixá Nilton de Òsùmàrè. Meu Babalórisá Mauro D’Omolu então na época era o Babá Kèkèré da casa, com o qual dei todas as minhas obrigações e tomei o posto de Otún, tive a Iyalórisá Yára D’Òsún como minha mãe pequena e a Ajoiè Elza D’Sàngó como Jìbònán. Assumo a Casa definitivamente o Ilé Àse Òsòlúfón-Íwìn em 30 de novembro de 2000, Casa de meu tio de santo Milton de Òsòlúfón, filho de Pai Paulo D’Oyá mais conhecido por Pai Paulo da Pavuna, somos todos descendentes do Ilé Àse Òsùmàrè Araká-BA via mãe Teodora de Yemanjá filha de Ìyá Cotinha de Èwá, a grande matriarca. Esse ano de 2016 completo 21 anos de muita luta, trabalho e perseverança dirigindo a casa de Òsàlá, o Ilé Àse Òsòlúfón Íwìn em Guapimirim-RJ. https://ileaxeoxolufaniwin.wordpress.com

23/05/2026
Ekáàrò!Ótima sexta-feira na paz de Oxalá.Àṣẹ
22/05/2026

Ekáàrò!
Ótima sexta-feira na paz de Oxalá.
Àṣẹ

Ekáàrò!Ótima quarta-feira a todos com a benção de pai Xangô.Ká wòóo, ká biyè sí!Àṣẹ
20/05/2026

Ekáàrò!
Ótima quarta-feira a todos com a benção de pai Xangô.

Ká wòóo, ká biyè sí!
Àṣẹ

“Elégbára Èsù ó sá kéré kéréAkesan Bará Èsù ó sá kéré kéré”.
11/05/2026

“Elégbára Èsù ó sá kéré kéré
Akesan Bará Èsù ó sá
kéré kéré”.

Ekáàrò com as bençãos de pai Òsògìyán!Ótima sexta-feira a todos.Èpà Bàbá!Àṣẹ
08/05/2026

Ekáàrò com as bençãos de pai Òsògìyán!
Ótima sexta-feira a todos.
Èpà Bàbá!
Àṣẹ

Ekáàrò!Cuidar do Ori anualmente é fundamental , é manter o alinhamento espiritual , é promover a consonância com sua anc...
03/05/2026

Ekáàrò!
Cuidar do Ori anualmente é fundamental , é manter o alinhamento espiritual , é promover a consonância com sua ancestralidade e restabelecer a energia necessária para com seu Orixá.
Bom domingo a todos!
Oxalá nos abençoe.
Àṣẹ

Ekáàrò.Mò Júbà as ìyábás.Èpa Òrìsà!Àṣẹ
02/05/2026

Ekáàrò.
Mò Júbà as ìyábás.
Èpa Òrìsà!
Àṣẹ

Ekáàrò!Com as bençãos de pai Oxalá.Àṣẹ
01/05/2026

Ekáàrò!
Com as bençãos de pai Oxalá.
Àṣẹ

Endereço

R. Iêda, 135
Guapimirim, RJ
25949-050

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilé Àṣe Òṣòlúfón-Íwìn posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ilé Àṣe Òṣòlúfón-Íwìn:

Compartilhar