Ilê asé zaze Luango obá N'ganjy

Ilê asé zaze Luango obá N'ganjy para mais informações me chama no WhatsApp

O INICIO E A CONTINUIDADE                                 YAOVocê é o início e a continuidade de nossa crença. Sem você ...
28/06/2022

O INICIO E A CONTINUIDADE
YAO

Você é o início e a continuidade de nossa crença. Sem você não poderíamos sentir a presença dos senhores do vento.
Você cede seu corpo para Orixá vibrar em Terra. Passa por preceitos, ritualística, sacrifícios, preconceitos, humilhações e tudo pela divindade.
Orixá é conhecedor de tudo que o homem criou usando teu nome. Tenha certeza que te admira por fazer tanto por ele.
Muitos querem ter essa dádiva de "sentir" o vento, mas você foi escolhido, você é a joia preciosa que se polida terá brilho eterno, pois Orixá é por você e você por ele.
Tu bate cabeça à Orixá, não ao homem.
Abaixa a cabeça pois sabe que Orixá quer teu coração e não posição.
Recebe ordens, e as faz com amor pois tu és tocado pelo vento.
Pisa descalço, para sentir o chão tocado pelo sagrado.
Não tenha vergonha de ser Yao, sinta se privilegiado e não deixe ninguém tirar isso de você.
Carregue seu mokan com orgulho, pois isso não é humilhação, é o símbolo de sua existência.
Orixá não quer vaidade, soberba, arrogância. Ele quer seu coração, sua dedicação por amor e não por obrigação.
Leve teus ensinamentos de Yao para sempre e será um bom Pai ou Mãe para teus filhos.
Não aceite ninguém tirar de você essa fase, tenha orgulho de dizer " Sou Yao" que seje por anos até tomar seus direitos. Orixá sabe a hora certa de te honrar, não deixe o homem passar na frente com seu ego e estragar a joia preciosa que tu és.
É melhor ser Yao e ter Orixá reinando, do que ser afogado pela vaidade.

PAI FOLHA

CONHECIMENTO                                   EXÚ              E O DIREITO A ENCRUZILHADAExu não tinha riqueza, não tin...
21/09/2021

CONHECIMENTO

EXÚ
E O DIREITO A ENCRUZILHADA

Exu não tinha riqueza, não tinha fazenda, não tinha rio, não tinha profissão, nem artes, nem missão. Exu vagabundeava pelo mundo sem paradeiro. Então um dia, Exu passou a ir à casa de Oxalá. Ia à casa de Oxalá todos os dias. Na casa de Oxalá, Exu se distraía, vendo o velho fabricando os seres humanos. Muitos e muitos também vinham visitar Oxalá, mas ali ficavam pouco, quatro dias, oito dias, e nada aprendiam. Traziam oferendas, viam o velho orixá, apreciavam sua obra e partiam. Exu ficou na casa de Oxalá dezesseis anos. Exu prestava muita atenção na modelagem e aprendeu como Oxalá fabricava as mãos, os pés, a boca, os olhos e os genitais. Durante dezesseis anos ali ficou ajudando o velho orixá. Exu não perguntava. Exu observava. Exu prestava atenção. Exu aprendeu tudo. Um dia Oxalá disse a Exu para ir postar-se na encruzilhada por onde passavam os que vinham à sua casa. Para ficar ali e não deixar passar quem não trouxesse uma oferenda a Oxalá. Cada vez mais havia mais humanos para Oxalá fazer. Oxalá não queria perder tempo recolhendo os presentes que todos lhe ofereciam. Oxalá nem tinha tempo para as visitas. Exu tinha aprendido tudo e agora podia ajudar Oxalá. Ele coletava os ebós para Oxalá. Ele recebia as oferendas e as entregava a Oxalá. Exu fazia bem o seu trabalho e Oxalá decidiu recompensá-lo. Assim, quem viesse à casa de Oxalá teria que pagar também alguma coisa a Exu. Quem estivesse voltando da casa de Oxalá também pagaria alguma coisa a Exu. Exu mantinha-se sempre a postos guardando a casa de Oxalá. Armado de um ogó, afastava os indesejáveis e punia quem tentasse burlar sua vigilância. Exu trabalhava demais e fez ali a sua casa, ali na encruzilhada da casa de Oxalá. Ganhou uma rendosa profissão, ganhou seu lugar, ficou rico e poderoso. Ninguém pode mais passar pela encruzilhada sem pagar alguma coisa a Exu.

Sempre tenhamos perseverança e atenção para cumprir com nossas obrigações.

03/09/2021

Odoya 💚

03/09/2021

QUEM FOI DESSA ÉPOCA ?

O CANDOMBLÉ "DE ANTIGAMENTE"

Ficava-se 21 dias recolhido;
3 meses de kelê, depois da queda do kelê, mais 7 dias para Oxalá;
Ficava-se 1 ano sem ir à praia, sem bebidas alcoólicas, sem ir à cemitério, velório, cachoeira, hospital, toque de exu ou qualquer tipo de catiço; sem usar roupas de cor;
Dormia-se antes da meia noite, nem ficava-se meio dia/meia noite na rua, nem parava-se em esquinas, encruzilhadas ou em portas;
Sem contar os ewós das comidas, como: frutas, carne de porco, peixes de couro, caranguejo, siri;
Não tomava-se sol na cabeça, nem chuva; não podia sequer tomar um susto, pois o Orixá se manifestava, enfim, tudo era tabu, tudo era mais sério, mais forte, mais saudável, respeitoso, mágico, sagrado...;
Não aumentava-se a voz com o zelador;
Não comia-se na mesma altura, nem sentava-se à mesma altura; não ousáva-se desrespeitar o zelador ou o axé;
Até tomar-se obrigação de 7 anos independente do Orixá que fosse: sexta-feira é o dia do Orixá Oxalá tendo que usar branco
Não tinha-se relações se***is às sextas-feiras;
Ia-se ao axé tomar a benção nas sextas-feiras e dias do Orixá;
Se uma quartinha ficasse sem água o Orixá se manifestava para nos mostrar nossos erros;
Se tivesse obrigação no Axé e não quiséssemos ir, Orixá se manifestava e nos levava;
Se nos desentendêssemos com um irmão, Orixá se manifestava; na verdade, Orixá se manifestava por quase tudo que fosse importante, claro! Ele era muito presente. Orixá educava seu omo orixá, seu filho, tinha atitude... Não se contrariava as palavras de um "santo".
Não se saía da casa de Axé por bobagens, picuinhas... Enfim, se fosse tirar o igbá, o Orixá chegava e o colocava no lugar, e ficava virado até o filho se "compreender";
Colocávamos a cabeça no chão para quem nos criou (ojubonan), para os egbomis, os cargos do Axé...
Por que hoje está tudo tão diferente?
Alguns dizem que é a evolução...
Eu gosto da evolução sem ofender o sagrado, os costumes e a tradição..!
Filho do vento

Por que ao acordarmos não devemos proferir palavras antes da higienização bucal?As maiorias das Tradições de Candomblé e...
02/09/2021

Por que ao acordarmos não devemos proferir palavras antes da higienização bucal?

As maiorias das Tradições de Candomblé ensinam aos seus iniciados, que não devem proferir nenhuma palavra antes que pelo menos seja feita um simples higiene bucal, e seja quebrado o jejum. Em muitas delas, pedir a benção ou mesmo abençoar alguém de “boca suja” é considerado um tabu.

A ciência explica que a saburra (crosta) lingual ocorre durante o período de sono quando a salivação é diminuída, pois enquanto dormimos acontece, inevitavelmente, uma descamação da mucosa bucal do excesso de células, onde as mesmas se depositam na língua e entram em decomposição. Além de que pode ocorrer disseminação de bactérias para outras partes do corpo, e uma concentração de toxinas por partes de inúmeros micro-organismos.

Em contra partida, os antigos dizem que rogar praga e amaldiçoar alguém ao acordar, ainda com a saburra na língua, é um dos métodos mais eficazes de proferir maldições.

Agora só precisamos saber o que o Candomblé explica sobre a saburra bucal "matinal" ser um tabu!😏

Bàbá Guido Olo Ajagúnà

Endereço

Guaianases, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ilê asé zaze Luango obá N'ganjy posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Ilê asé zaze Luango obá N'ganjy:

Compartilhar